A Fischer América se renova

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 A agência acaba de adotar uma nova identidade visual, muda a assinatura e lança campanha institucional composta por uma série de 06 anúncios que serão veiculados nos principais jornais de São Paulo e revistas especializadas, além de um encarte de 08 páginas já publicado na última edição de Veja.  “Fischer América. Os clientes mais felizes estão aqui.” É com essa nova assinatura, aplicada sobre a fotografia de um skyline de São Paulo no instante de um nascer de sol, que a agência  se apresenta. A imagem retrata um novo estado de espírito e o reconhecimento conquistado junto aos clientes. 

De acordo com estudo realizado pelo espanhol Grupo Consultores, a partir de entrevistas com dirigentes de 278 dos 300 maiores anunciantes no País entre 2006 e 2007, a Fischer América é avaliada por seus próprios clientes com notas acima da média do mercado em uma série de atributos, entre os quais:  “entende do meu negócio”, “é uma agência inovadora”, “é boa no lançamento de novos produtos” e “oferece serviços integrados”.  E tem, ainda no julgamento dos seus clientes, destaque no que diz respeito a “pró-atividade”, “criatividade original e estratégica”, “visão global da comunicação” e “criatividade em mídia”.

“Os resultados dessa pesquisa são consequência de um projeto que começamos a implementar há mais de um ano e que continua em evolução. A mudança da nossa assinatura e a criação de uma nova identidade visual marcam uma etapa desse processo e  refletem a confiança que a gente acredita ter conquistado na relação com os nossos clientes”, diz Antonio Fadiga, CEO da Fischer.

Internamente, os resultados são igualmente positivos. A agência contratou uma empresa especializada (Ateliê de Pesquisa) para uma pesquisa de clima organizacional e ela revelou que a Fischer não é lugar só de clientes, mas também de funcionários felizes.  Em uma escala de 1 (nota mínima) a 5 (nota máxima), o vínculo dos profissionais da agência com o trabalho – item que mede motivação e realização – teve nota 4.0.  No que diz respeito ao vínculo que eles mantêm com a empresa, as afirmações “eu gosto e tenho orgulho de trabalhar nesta agência” tiveram média ainda maior, de 4.6.

Não por acaso, a nova identidade visual da Fischer parte dessa perspectiva. A imagem que mostra o skyline de São Paulo foi captada a partir do olhar que se tem de dentro do ambiente da agência e que agora é mostrada para fora.

O elemento da marca, antes uma esfera que reunia “F”s arredondados, ganhou forma mais plana, bidimensional. Utilizando recursos gráficos que buscam a simplicidade das formas e linhas mais retas, a marca agora passa a ser representada por três “F”s interligados que, na dimensão plana, criam um padrão que pode se reproduzir e expandir indefinidamente.

A nova identidade é assinada pelos diretores de arte Marcelo Fedrizzi e Rubens Kato, com direção de criação de Flávio Casarotti.

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