A ousadia da Nissan

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O mercado automotivo de sedãs médios de luxo está sendo sacudido pela chegada de uma agitada banda de rock, egressa diretamente dos anos 70. “The Uncles” são os protagonistas da campanha da TBWA\ – A Agência do Disruption – para o lançamento do modelo sedan NISSAN SENTRA.

Segundo grande lançamento da montadora japonesa no segmento de passeio no Brasil – o primeiro foi o MURANO, com a campanha “Crazy” – o NISSAN SENTRA reúne um conjunto de inovações de design e tecnologia que, no espírito da nova campanha, faz dos outros modelos do segmento “carros de tiozão”.

Para lançar esse conceito publicitário bem humorado e criativo, a TBWA\ criou uma banda de rock no espírito dos anos 70, “The Uncles”. A banda gravou um hit “Será que é pra mim?” (alusivo ao inovador modelo da NISSAN), que numa primeira fase “teaser”, foi colocado nas rádios, acompanhado de presença na Internet, no You Tube (http://www.youtube.com/watch?v=uB-Gc5Jywus) e no site oficial (www.theuncles.com.br), com links para o blog, comunidade no Orkut e espaço no MySpace. Há ainda um CD single exclusivamente produzido para divulgar o NISSAN SENTRA. Na fase inicial, a banda não foi identificada à campanha e, divulgada como um grupo dos anos 70 que voltava a cena artística, em pouco tempo passou a ser comentada junto aos consumidores do target e fora dele.

Luis Grottera, sócio e CEO da TBWA\, comenta: “Tive a felicidade de resumir o que percebemos em nosso processo de Disruption e que se transformou no insight da campanha, que é a impressão de uma parcela dos consumidores… eu odeio sedãs, mas amei o Sentra”.


Campanha quebra conservadorismo na categoria


Grottera segue acrescentando: “Esse segmento de sedãs tem apresentado campanhas muito comportadas. Em nosso processo de Disruption, que identifica oportunidades que rompam com o convencional, ficou claro que só criatividade, ousadia e bom humor funcionariam para comunicar um carro que está acima do padrão da categoria”, analisa Luis Grottera, sócio e CEO da TBWA\.


Cibar Ruiz, sócio e VP de Criação da TBWA\ revela detalhes dos bastidores da criação: “É de uso popular essa expressão… “carro de tiozão”. Ela quer dizer ultrapassado, velho, fora de moda. O NISSAN SENTRA é o oposto disso. Pesquisamos ícones de outras décadas e chegamos às bandas de rock dos anos70, modernas há trinta anos atrás, mas hoje bandas de tiozões. O passo seguinte foi criar uma banda de verdade. “The Uncles” são os nossos protagonistas, que vivem no passado, frustrados com o fato do NISSAN SENTRA não ser pra eles”.

Na segunda fase, que entra no ar esta semana, a identidade da banda foi revelada e peças de revista (com destaque para um multipage de 6 páginas na Revista Veja), além de uma forte campanha de TV (lançamento no Fantástico), está sendo colocada no ar.


Pesquisas mostram que o comprador tradicional de sedã é predominantemente do sexo masculino, casado, usa o carro na cidade e tem idade média de 48 anos. O Novo Nissan Sentra mudará esse perfil. “Durante a apresentação no último Salão do Automóvel de São Paulo, constatamos que o Sentra fascinou o público entre 35 e 50 anos”, revela Nélio Bilate, diretor de Vendas, Marketing e Planejamento de Produto da Nissan Mercosul. “A grande maioria dos entrevistados aprovou o desenho, o acabamento e também a oferta de itens de série das versões”.


Entre as inovações do NISSAN SENTRA se destacam seu design arrojado, o amplo espaço interno, o desempenho acima da média e o XTRONIC® CVT, sistema de transmissão que suaviza a troca de marcha, fazendo com que o motorista não sinta as mudanças. O CVT é atributo único na categoria no Brasil. Além disso, terá grande oferta de equipamentos e acessórios de personalização. “O comprador poderá montar seu novo Sentra conforme lhe convier”, explica Nélio Bilate, Diretor de Vendas, Marketing e Planejamento de Produto da Nissan Mercosul. (mais detalhes técnicos do novo modelo e dos objetivos de mercado da NISSAN no Brasil em www.nissan.com.br/sala).
Disruption leva à ruptura e resultados

Método

O método Disruption, da TBWA\, é mundialmente responsável por cases históricos de impacto e resultados, como é o caso das campanhas de Apple, Sony Playstation, Absolut, algumas das mais recentes campanhas do McDonald´s, entre outros, que transformaram a agência numa das mais respeitadas pelo seu sucesso em garantir resultados, além de figurar também entre as mais premiadas do mundo.


“Enquanto alguns buscam a diferenciação com idéias que caem do céu, a TBWA\ tem um método altamente produtivo, que promove permanentemente a ruptura, inovação e resultados”, analisa Luis Grottera.


Um dos cases de sucesso desse processo no Brasil é exatamente a campanha “Crazy”, criada pela TBWA\ para o lançamento do modelo Murano, da Nissan. Lançada em 21/01/07, os acessos ao site da Nissan e ao hotsite do Murano aumentaram em mais de 50%. Além disso, foram atingidas mais de um milhão de impressões da mídia on-line, o vídeo do CVT foi assistido 24.098 vezes até 28/02 e o vídeo do comercial teve 2.650 downloads.


“Usamos toda a potencialidade do mundo digital para transformar o Murano e um de seus principais atributos, o câmbio com sistema CVT, em um campeão de audiência na Internet”, conclui o CEO da TBWA\ Luis Grottera.


 

 

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