A TECNOLOGIA POR TRÁS DO FILME DE NATAL DA SAINSBURY’S

0

O anúncio televisivo da britânica Sainsbury’s para o Natal 2016 foi produzido inteiramente em quadros de animação, com as faces dos personagens 3D impressos em uma impressora 3D Stratasys J750 pelo 3D Print Bureau e pela Tri-Tech 3D.

A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, acaba de anunciar que sua impressora 3D multimateriais e full color, Stratasys J750, desempenhou um papel fundamental no anúncio de TV da Sainsbury, gigante de supermercados do Reino Unido,  para o Natal de 2016.

Filmado inteiramente em animação de quadros sequenciais, o anúncio de TV, um musical alegre intitulado “The Greatest Gift”, apresenta uma série de personagens diferentes, cujos rostos foram todos produzidos na Impressora 3D Stratasys J750 pelo 3D Print Bureau e Tri-Tech 3D.

Para Richard Pickersgill, supervisor da Oficina de Produção de Personagens, da Mackinnon & Saunders, a impressora 3D Stratasys J750 garantiu sua importância na produção por várias razões que a tornaram uma escolha vencedora acima do método alternativo de moldagem tradicional de figuras.

“Um total de mais de 1400 rostos foram impressos em 3D para esta produção, incluindo 800 modelos separados, que representam diferentes expressões para o personagem principal sozinho”, explica Pickersgill.

Segundo ele, a Mackinnon & Saunders precisava de uma solução que garantisse uma repetibilidade precisa, com detalhes de cores extremamente realistas, e simultaneamente economias de custos e de tempo. “Nós pudemos verificar que sem o uso dos recursos da impressora 3D Stratasys J750, simplesmente não poderíamos ter concluído a compilação no tempo”, detalha o executivo da Mackinnon & Saunders.

Dirigido por Sam Fell e cantado por James Corden, o minifilme de três minutos e meio gira em torno de um pai da família, Dave, que descobre uma maneira de passar mais tempo com sua família no Natal. O enredo elaborado, de acordo com Pickersgill, exigia que a produção contasse com uma tecnologia capaz de fornecer detalhes finos e cores de alta qualidade e resolução, mas dentro de um prazo rigoroso. “Os atributos da Impressora 3D Stratasys J750 nos ofereceram a melhor e mais completa solução, pois concluímos que outras tecnologias simplesmente não oferecem tudo o que queremos”, reforça Pickersgill.

A ideia era ter um conjunto claro e detalhado dos critérios para criar as faces dos personagens dentro do padrão desejado, para que pudessem ser impressos rapidamente em cores realistas, tivessem consistência, retendo ao mesmo tempo detalhes da escultura digital. O executivo acrescentou também que os materiais de impressão 3D usados precisavam ser robustos o suficiente para permitir manuseio, proporcionando uma flexibilidade mínima.

Outro aspecto ressaltado foi que a grande quantidade de faces necessárias para este projeto, exigia uma tecnologia capaz de contribuir para limitar a quantidade de trabalho de pós-processamento, eliminando assim a necessidade de remover e limpar a estrutura física de suporte e pintura.

Gary Miller, do 3D Print Bureau, empresa que executou os serviços de bureau de impressão das diferentes faces, salienta que a complexidade e grandeza do projeto para manufatura das mais de 1400 peças, demandou que o Tri-Tech 3D, revendedor da Stratasys, também se engajasse para apoiar o esforço de impressão 3D. “Nós imprimimos quase sem parar por várias semanas, mas conseguimos concluir o projeto dentro do prazo. Os resultados foram espetaculares e sublinham as capacidades únicas deste sistema de impressão 3D em particular”, destaca Miller.

Atualmente, o anúncio “The Greatest Gift”, da rede Sainsbury, está sendo transmitido na TV britânica, e sua a produção exigiu estreita colaboração de várias empresas, incluindo: a Passion Pictures, estúdio de animação; a Mackinnon & Saunders, oficina de fabricantes de personagens; a Glen Southern/Southerngfx, modeladora técnica de CG; a 3D Print Bureau, bureau de serviços de impressão; e a Tri-Tech 3D, revendedora britânica da Stratasys.

Paras assistir o anúncio musical e festivo completo e explorar o potencial da impressão 3D em quadros sequenciais de animação, veja o vídeo aqui.

 

Share.

About Author

Comments are closed.