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A VERGONHOSA ESTREIA DE CHRISTIANE PELAJO GERA BUZZ - Revista Publicittà A VERGONHOSA ESTREIA DE CHRISTIANE PELAJO GERA BUZZ - Revista Publicittà

A VERGONHOSA ESTREIA DE CHRISTIANE PELAJO GERA BUZZ

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Por Carlos Franco

A apresentadora Christiane Pelajo estreiou na última segunda-feira, 29, no Globonews. Foi uma estreia, para dizer o mínimo, vergonhosa e que está gerando buzz, o famoso tititi nas redes sociais. Pautada por dados errados e alarmistas em torno de um tema de saúde pública, a microcefalia, a apresentadora deu uma aula de falta de respeito ao telespectador e aos seus entrevistados, sobretudo o ministro da Saúde, Marcelo Castro, ciente de seu papel de informar com correção um problema que a todos os brasileiros afeta. Se estes dados errados e equivocados propagados pela apresentadora partiram da produção ou dela própria, pouco importa, o problema maior foi o de uma arrogante Christiane Pelajo não se dar por vencida e insistir no erro. Nilson Lage, de quem fui aluno, nos anos 1980 na Universidade Federal Fluminense (UFF) e é um dos mais respeitados analistas de mídia do país, postou nas redes sociais apenas duas questões fundamentais que reproduzo com muito orgulho e que deveriam pautar o jornalismo sobretudo quando este é de grande alcance e chega a milhares de lares:

1.Pelo amor de Deus, não façam política com dados de saúde pública. Isso é um crime, não apenas um desvio ético.
2. É triste ver alguém, mesmo apanhado em flagrante, inventar uma desculpa para esconder a própria incompetência. Seria tão mais bonito confessar o erro.

Christiane Pelajo lamentavelmente e durante todo o seu programa de estreia insistiu no erro, coube ao Ministério da Saúde dar uma aula de jornalismo divulgando posteriormente nota oficial. A TV Globo, dona do canal GloboNews e de uma concessão que é pública – portanto deve respeito ao público, não se deu por vencida e o reconhecimento do erro não teve o mesmo destaque nem o mesmo espaço destinado à veiculação de informação importante, sobretudo numa questão de saúde pública, que veiculou o tempo todo de forma equivocada. Uma estreia desastrosa e de uma arrogância comprometedora. Um alerta para marcas e empresas que têm preocupação com imagem e reputação. O programa deixou no ar, como as redes sociais demonstram, uma péssima imagem sem nenhuma reputação.

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