Notice: A função add_theme_support( 'html5' ) foi chamada incorretamente. Você precisa passar um array de tipos. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 3.6.1.) in /home/u753479000/domains/revistapublicitta.com.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 5865
ABPITV organiza RioMarket: maior encontro do mercado audiovisual na América Latina - Revista Publicittà ABPITV organiza RioMarket: maior encontro do mercado audiovisual na América Latina - Revista Publicittà

ABPITV organiza RioMarket: maior encontro do mercado audiovisual na América Latina

0

Em uma ação conjunta para o fortalecimento do setor audiovisual brasileiro nos mercados interno e externo, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX-Brasil) e a Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPITV) realizam, em parceria com o Festival do Rio, o Riomarket TV. Trata-se de uma área específica para realização de negócios dentro do Festival do Rio, que acontece de 24 a 26 de setembro de 2007. Participam do Riomarket TV produtores e executivos de países da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. Esta ação consolida os esforços que APEX-Brasil e ABPITV desenvolvem para o fortalecimento de negócios do audiovisual brasileiro nos mercados interno e externo.

O RioMarket é um importante segmento do Festival, pois viabiliza encontros entre realizadores e os principais exibidores e difusores do audiovisual. Durante o evento são articulados compras e vendas de produções para televisão, cinema, Internet, e telefonia celular, entre outros formatos. Para esse ano, estão confirmados 16 profissionais.

Segundo a ABPITV, a realização de um evento de negócios em nosso país permite uma participação maior de produtores brasileiros no circuito internacional já que possibilita o acesso das pequenas, grandes e médias empresas a compradores ou co-produtores de todas as partes do mundo. Quando os potenciais parceiros internacionais participam de eventos de negócios em nosso país, estão focados na produção nacional, ao contrário do que ocorre em eventos internacionais tradicionais, quando o produto brasileiro disputa com produtos do mundo inteiro a atenção dos compradores. “Uma ação como essa permite a realização de várias parcerias, principalmente, porque organizamos rodadas sistemáticas de negócios. Além disso, esse encontro permite conhecer de perto as pessoas que estão ditando tendências no mundo”, diz Eliana Russi, gerente do Projeto Setorial de Exportação da ABPITV. “Trata-se de uma iniciativa fundamental para a internacionalização da produção audiovisual brasileira”, conclui Christiano Braga, gestor do projeto na APEX-Brasil.        

Tema mundial de negócios

O Riomarket TV, a partir deste ano, terá como tema principal Formatos (novas formas de reprodução de conteúdos audiovisuais). A escolha deve-se ao fato de a convergência de mídias se fortalecer como tendência mundial na criação de novos negócios e possibilitar a reprodução de conteúdos audiovisuais para diferentes nacionalidades e em diferentes mídias (cinema, TV, telefonia celular, internet, etc). Em recente pesquisa realizada junto aos especialistas do mercado internacional, verificou-se a demanda para a realização de um evento voltado para esse segmento.

A idéia do evento é criar condições que propiciem a exportação de conteúdos audiovisuais. Por exemplo, telefilmes, realities, programas regulares, games ou mesmo um seriado de dramaturgia, animação ou documental produzido originalmente para TV no Brasil, poderão ser comercializados para versões em outros países. “Esses produtos podem impulsionar diversos negócios. Estamos trazendo os melhores profissionais do mercado internacional. Queremos criar no Brasil um lugar onde os produtores possam encontrar o que tem de melhor em produção audiovisual na América Latina”, complementa Eliana. O Riomarket TV também possibilita estimular o desenvolvimento de novos projetos e a exportação de produtos em sua versão original.
 
Rodada de Negócios

A Rodada de Negócios é um espaço onde serão agendadas reuniões com os mais importantes compradores ou co-produtores do mercado nacional e internacional. Após uma seleção prévia, os projetos serão avaliados por consultores especialistas do mercado internacional para seleção final. A exemplo do que é praticado em eventos internacionais como Cinemart (Festival de Rotterdam) e Berlinale (Festival de Berlim), o Festival do Rio organizará as reuniões de acordo com o interesse manifestado pelos compradores e co-produtores internacionais. Cada comprador internacional convidado pelo Festival deverá realizar pelo menos dez reuniões de negócios com representantes dos projetos selecionados para a Rodada.

Rioscreenings

Este ano o Rioscreenings se transformará numa enorme vitrine de produtos audiovisuais para todos os modelos de distribuição: Cinema, TV, Home Entertainment e Formatos. Também acontece entre 24 de setembro a 3 de outubro. O horário de funcionamento será das 9h às 18h horas e serão disponibilizadas 20 estruturas para exibição de produtos audiovisuais para Cinema, TV e Formatos.  Uma equipe no Rioscreenings trabalhará para facilitar o contato, durante o festival, entre comprador e vendedor, quando manifestado interesse de negócios.

Share.

About Author

Comments are closed.