5 CONTINENTES, 5 MULHERES GIGANTES DA CIÊNCIA

0

Das cinco mulheres excepcionais que serão homenageadas por suas descobertas inovadoras nas ciências físicas, a astrofísica brasileira Thaisa Storchi representará a América Latina no Ano Internacional da Luz e receberá, em Paris, na Sorbonne, o Prêmio “L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência” no próximo dia 18.

O Ano Internacional da Luz celebra a ciência e o conhecimento em todo o mundo e, por isso, a Fundação L’Oréal e a UNESCO irão entregar, no dia 18 de março, o “Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência” a cinco destacadas mulheres cientistas, além de 15 bolsas a jovens e promissoras pesquisadoras. Cada uma dessas mulheres é um exemplo brilhante de excelência científica. Elas provam, todos os dias, que as mulheres podem contribuir , de forma expressiva, para o progresso científico em um campo ainda largamente dominado pelos homens.

Representando a América Latina, a astrofísica brasileira Thaisa Bergmann, professora da Universidade do Rio Grande do Sul, será homenageada por seu extraordinário trabalho que levou ao entendimento de como buracos negros maciços se formam nos centros das galáxias, como evoluem e as moldam. As descobertas da Professora Storchi Bergmann são complementos essenciais ao nosso conhecimento sobre este fenômeno enigmático que, como muitas pessoas acreditam, poderia conter o segredo de uma das perguntas mais prementes da história da humanidade: “Como o universo se formou?”.

Em pleno terceiro milênio, muito progresso ainda precisa ser feito para se conseguir um equilíbrio de gêneros na ciência. Apenas 30% dos pesquisadores do mundo são do sexo feminino e muitas barreiras e obstáculos desencorajam as mulheres a entrar ou fazer carreira na ciência. Dedicado a homenagear as notáveis mulheres cientistas e dar suporte a jovens pesquisadoras, o programa L’Oréal-UNESCO concede cinco prêmios anuais e acelera a carreira de 15 jovens excepcionais, escolhidas entre mais de 230 bolsas de estudo concedidas a cada ano, em todo o mundo. Desde 1998, o programa “Para Mulheres na Ciência” (For Women in Science) homenageou 2.250 mulheres talentosas, em mais de 110 países.

17a edição do “Prêmio L’Oréal-UNESCO”

Este ano, a cerimônia do “Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência” será realizada na noite de 18 de março, na Sorbonne, em Paris. Na manhã do dia 18, uma entrevista coletiva será realizada no Saint James Albany Hotel, em Paris. As cinco laureadas serão anunciadas e as 15 bolsistas irão apresentar seus projetos de pesquisa em três minutos, no estilo “stand-up”. As laureadas e as bolsistas irão, então, conceder entrevistas separadamente.

Uma exibição única para celebrar as mulheres na ciência

A partir de hoje, milhões de passageiros que passarem pelos terminais dos aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris, poderão ver uma exibição única das cinco laureadas, feita pela renomada fotógrafa Brigitte Lacombe (FOTO QUE ILUSTRA ESSA REPORTAGEM). Ao viajar pelo mundo para se encontrar com cada uma dessas mulheres, Brigitte Lacombe criou uma série de fotografias que capturam seus espíritos e paixões inspiradores. “O grupo Aéroports de Paris assumiu o compromisso de dar suporte às mulheres na ciência em 2005. A cada ano, apoiamos essa causa e oferecemos uma visibilidade excepcional para despertar a consciência pública”, disse o diretor de Comunicação do grupo Aéroports de Paris, Benjamin Perret.

Mulheres cientistas que estão mudando o mundo

Este ano, cinco laureadas do “Prêmio L’Oréal-UNESCO Para Mulheres na Ciência” serão homenageadas por suas descobertas inovadoras em ciências físicas. Ao estudar do infinitamente grande ao infinitamente pequeno, elas expandiram as fronteiras do conhecimento para explicar as questões mais fundamentais do universo e contribuir para resolver algumas das maiores dificuldades atuais. Apaixonadas pela vida e por suas carreiras, elas também se comprometeram a fazer retribuições a suas comunidades e a transmitir seu amor pela ciência.

Elas foram selecionadas em cinco regiões do mundo por um júri independente do Prêmio Internacional, formado por 12 cientistas internacionais proeminentes, que foram pessoalmente escolhidos pelo presidente do Júri e ganhador do Prêmio Nobel de 1999, professor Ahmed Zewail.

AMÉRICA LATINA: professora Thaisa Storchi Bergmann – Física e Astronomia – Professora da Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, Porto Alegre, Brasil

A professora Thaisa Storchi Bergmann está sendo homenageada por seu trabalho que levou ao entendimento de buracos negros supermassivos, um dos fenômenos mais enigmáticos e complexos do universo: ela foi a primeira pesquisadora a descobrir que a matéria pode escapar de buracos negros. Apaixonada e determinada, ela está convencida de que a educação para todos é a chave para um mundo melhor e, através de seu trabalho, ela espera contribuir para a promoção da ciência, como um plano de carreira cativante e divertido.

ÁFRICA E ESTADOS ÁRABES: professora Rajaâ Cherkaoui El Moursli – Física de Altas Energias e Física Nuclear – Professora da Universidade Mohammed V- Agdal, Rabat, MARROCOS

A professora Rajaâ Cherkaoui El Moursli está sendo homenageada por sua contribuição para uma das grandes descobertas em física: a prova de existência da Bóson de Higgs, partícula responsável pela criação de massa no universo. Apelidada de “ativista da pesquisa”, ela dedica muito de seu tempo ao esforço para elevar o nível da pesquisa científica em seu país e tem sido fundamental para melhorar o tratamento de saúde no Marrocos, por criar o primeiro mestrado em física médica.

ÁSIA / PACÍFICO: professora Yi Xie – Química Inorgânica – Professora da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, Hefei, CHINA

A professora Yi Xie está sendo homenageada por suas contribuições significativas à criação de novos nanomateriais, com aplicações promissoras na conversão do calor da luz solar em eletricidade. Seu trabalho irá contribuir grandemente para reduzir a poluição e impulsionar a eficiência energética, abrindo perspectivas promissoras para o futuro. Comprometida com a preservação do planeta, ela dedicou sua vida à busca de soluções novas e inteligentes para enfrentar os problemas ambientais.

EUROPA: professora Dame Carol Robinson — Físico-Química — Espectrometria de Massa – Professora da Universidade de Oxford, REINO UNIDO

A professora Dame Carol Robinson está sendo homenageada por criar um método revolucionário para estudar o funcionamento das proteínas, especialmente as proteínas da membrana, e por estabelecer um campo científico inteiramente novo: biologia estrutural da fase gás. Seu trabalho pioneiro pode exercer um impacto significativo na pesquisa médica. Disposta a correr riscos, a professora Carol Robinson sempre fez as coisas de seu jeito: ela deixou a escola aos 16 anos, fez doutorado em uma escola noturna para adultos e dedicou oito anos apenas à criação de seus filhos.

AMÉRICA DO NORTE: professora Molly S. Shoichet — Química dos Polímeros – Professora de engenharia química e química aplicada, química e biomateriais e engenharia biomédica da Universidade de Toronto, Canadá

A professora Molly S. Shoichet está sendo homenageada pelo desenvolvimento de novos materiais para regenerar tecido nervoso danificado e por um novo método que pode administrar medicamentos diretamente na medula espinhal e no cérebro. Seu trabalho é colocar a química a serviço da medicina, de novas maneiras espetaculares. Uma pessoa popular, ela também participa de eventos especiais de atletismo, em benefício de pessoas com lesões na medula espinhal, se envolve ativamente em questões de direitos humanos e contribuiu para o lançamento de uma campanha na mídia social elaborada para “conectar a pesquisa de hoje à realidade de amanhã”.

SOBRE A FUNDAÇÃO L’ORÉAL

A Fundação L’Oréal está comprometida com duas causas principais, a das Mulheres na Ciência e a da Beleza por uma Vida Melhor. Com base em valores de excelência, generosidade e criatividade, a ciência está no centro dos compromissos da Fundação, mais particularmente com seu compromisso de apoiar as mulheres pesquisadoras através de seu programa “Para Mulheres na Ciência”, uma iniciativa mundial em parceria com a UNESCO. Da mesma forma, arraigada na convicção de que o tratamento da beleza é uma necessidade essencial atendida por profissionais apaixonados, com habilidade para criar relacionamentos humanos, a Fundação lançou diversos programas ancorados por uma visão de beleza como um caminho para uma sociedade mais justa e generosa. A Fundação assumiu o compromisso de dar assistência às pessoas menos favorecidas economicamente e aos que sofrem doenças físicas e mentais, em seus sentimentos de autoestima, através do tratamento de beleza e treinamento nas profissões relacionadas à beleza. http://www.fondationloreal.com

SOBRE A UNESCO

Desde sua criação em 1945, a UNESCO segue sua missão de promover a ciência e colocá-la a serviço do desenvolvimento sustentável e da paz. Ela enfatiza políticas e o reforço de qualificações em ciência, tecnologia e inovação, educação científica, a administração sustentável da água fresca, os recursos dos oceanos e da terra, a proteção à biodiversidade e de enfrentar a questão da mudança climática. A Organização também tem um objetivo dominante de eliminar todas as formas de discriminação e de promover a igualdade entre homens e mulheres, especialmente na pesquisa científica.

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP