Brasil conquistou 41 leões

0

CARLOS FRANCO

O Brasil encerrou a sua participação na 55ª edição do Festival Internacional de Publicidade de Cannes na noite de sábado, quando todos os vencedores foram anunciados em festa de gala no Palais des Festivals de Cannes, domando 41 leões. Só que agências e publicitários brasileiros trazem apenas um leão de ouro na bagagem, meia dúzia de prata e o restante de bronze.

O rugido da publicidade brasileira no mais famoso balneário francês foi fraco. Em 2007, apenas 31 leões, mas seis deles eram de ouro. Para se ter uma idéia, os Estados Unidos, que lideraram a competição, esão levando para casa cinco Grand Prix (o prêmio máximo de cada categoria em disputa, a exemplo de Press, Outdoor, Film, Direct), 26 leões de ouro, 21 de prata e 36 de bronze. A Alemanha, que ficou em segundo lugar na mais importante competição mundial, conquistou oito leões de ouro, 17 de prata, e 29 de bronze, seguida do Reino Unido (dois Grand Prix, 13 leões de ouro, 17 de prata e 18 de bronze. É que o festival contabiliza para o ranking a quantidade de peças que entram para as short lists, as listas curtas dos concorrentes a leões, e quem tem mais indicação leva vantagem nessa conta.

Por isso mesmo, o Brasil deixou Cannes na quarta posição do ranking mundial, mesmo que seus leões tenham um rugido fraco. A grande surpresa ficou com o ingresso da Índia no clube dos 10 países mais premiados em Cannes.

Já a AlmapBBDO, agência que tem no comando de criação Marcello Serpa, deixou Cannes com o título de segunda agência mais premiada do mundo, perdendo apenas para a BBDO de Nova York, que levou o título de Agência do Ano. Dos 41 leões conquistados pelo Brasil, 11 são da AlmapBBDo, incluindo o único ouro para campanha impressa criada ´para a Cia de Bolso, divisão da Companhia das Letras.

Grand Prixs e o próprio título de Agência do Ano para a BBDO indicam que o futuro passa por estratégias bem elaboradas de marketing, capazes de dar maior visibilidade às marcas e atrair outros anunciantes. É esta agência que assina o case de HBO Voyer, projeto bem sucedido que incluiu a construação de prédio de quatro andares e oito apartamentos de vidros transparentes, onde se desenrolavam histórias de vida. Um tremendo sucesso.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP