CANNES LIONS 2015: UMA BREVE HISTÓRIA DO FESTIVAL

0

O Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions nasceu do desejo de exibidores de cinema em ampliar a receita com publicidade, temendo, no início da década de 1950, que um novo e então incipiente meio de comunicação, a televisão, pudesse comprometer o negócio da exibição de filmes. Em 1950, alguns exibidores começaram a se reunir informalmente para trocar experiências e impressões sobre a publicidade nos cinemas, que queriam fomentar. Naquela época, a maior fatia da publicidade nas salas era resultado da exibição de jornais cinematográficos, especialmente os de propaganda de governo – no Brasil, o Cinejornal Canal 100, de Primo Carbonari, ficou famoso. Foi durante a 2.ª Guerra Mundial, no entanto, que os cinejornais ganharam projeção e passaram a ser instrumento importante tanto para as forças aliadas como para o nazi-fascismo de Hitler e Mussolini.

Em 1953, esses exibidores criaram a Sawa (Screen Advertising World Association), uma entidade sem fins lucrativos com a chancela de grandes exibidores, entre os quais o inglês Ernest Pearl, o francês Jean Mineur, o alemão Fritz Rotschild e o argentino Curt Lowe. Pearl, da distribuidora de comerciais em cinema Pearl & Dean, foi o primeiro presidente da entidade que no mesmo ano decidiu pela exibição dos filmes de publicidade no Palais de Cannes, após o festival de cinema. A mostra, sem caráter competitivo, fez grande sucesso. Diretores de cinema, como Federico Fellini, que temia a concorrência que a televisão viesse a fazer ao cinema, aplaudiram a iniciativa, assim como atores e atrizes.

Em 1954, por sugestão do exibidor italiano Massimo Momigliano, da Sipra, uma empresa de comerciais de cinema associada à Sawa, o festival foi transferido para Veneza e passou a ser competitivo, com a premiação dos três melhores comerciais. O troféu passou a ser uma réplica do famoso leão alado de Veneza, símbolo da praça São Marcos e dos duques de Veneza.

Para contemplar outros exibidores, especialmente os que se reuniam para participar do Festival de Cinema de Cannes, a Sawa decidiu então fazer a premiação de forma alternada, nos anos pares em Veneza e nos ímpares em Cannes, com o atrativo da Palme D’’Or para os produtores de filmes publicitários.

De Mônaco para Cannes

No final dos anos 1950, o festival foi realizado, uma única vez, em Monte Carlo, para alegria dos príncipes Rainier e Grace, que sempre quiseram atrair para Mônaco festas com glamour como as do cinema e da publicidade. Em 1984, devido a greves nos serviços públicos italianos, o festival teve sua última edição nesta cidade, passando a ser realizado anualmente apenas em Cannes. Como homenagem à Veneza, foi mantido o leão com troféu e o festival ganhou o nome de Cannes Lions.

Ao completar 50, há 12 anos, o Festival Internacional da Publicidade de Cannes exibiu um panorama de sua evolução e da propaganda. Da ingenuidade dos anos 1950 e rebeldia dos anos 1960 – com as calças jeans e o ronco das motos – ao pop dos anos 1970, passando pela publicidade clean dos anos 1980 e os efeitos especiais dos anos 1990, a projeção chegou até a ousadia deste século.

Os diretores que mais se destacaram, por terem ganho mais de um Grand Prix, receberam uma estatueta especial do famoso leão. Foram eles: Hugh Hudson, Lee Lacy, Joe Pytka, Ridley Scott e o falecido John Perkins. Pytka, hoje com longos e rebeldes cabelos brancos, não escondeu a emoção ao subir ao palco para buscar primeiro o troféu de diretor e depois o de produtor, ambos entregues também a Lee Lacy.
O lado publicitário do cineasta Ridley Scott
Ridley Scott, que de diretor de filmes publicitários também conquistou prestígio no cinema com filmes como Blade Runner e Gladiador, dirigiu em 1984 um lendário comercial da Apple. Mostrava um corredor por onde uma mulher vem correndo com um machado e destrói a tela onde o “Grande Irmão” do livro 1984, de George Orwell, comanda um mundo todo uniforme. Na explosão surge Apple, um mundo novo e colorido na computação. Um prenúncio do ambiente que usaria no filme Blade Runner.

Mas foi o comercial italiano Il Circo, Grand Prix de 1954, para a pasta de dente Chlorodont, que trouxe de volta os velhos tempos e uma publicidade ingênua ao salão principal do Palais. Mais parecido com um curta-metragem, mostrava um apresentador vestido com a caixinha da pasta de dente apresentando as atrações do circo: cavalinhos feitos com as caixinhas do produto que têm como pernas as escovas de dentes, um elefante imenso, mágicos, palhaços, um encantador de serpentes e até um monstro em forma de cárie, que termina preso numa jaula feita com fios da pasta dental. Tudo ritmado pelas tradicionais músicas de circo, de bandinha.

Os anunciantes mais premiados durante em meio século de festival foram GeneralMotors, Pepsi-Cola, Procter & Gamble, Nestlé, Volkswagen e Nike.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP