HOJE É O ESPERADO DIA DO GLOBO DE OURO

0

É hoje, 8, em Los Angeles, Califórnia, USA, a festa de entrega das disputadas estatuetas do Globo de Ouro, o Golden Globe Awards, que chega à 74ª cerimônia com transmissão ao vivo pela rede NBC e, no Brasil, pelo canal de televisão pago TNT, com o início das transmissões às 22 horas, horário de Brasília, hora oficial do país. A premiação também pode ser acompanhada com transmissão ao vivo pelos canais oficiais do evento promovido pela poderosa Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood a partir do  Twitter.

 

Nesta premiação, segundo seus organizadores, as estrelas, os jornalistas e os convidados se misturam livremente, emprestando ao show um ar da informalidade e de elegância ocasional onde qualquer coisa pode acontecer. 

Fundada em outubro de 1943 por 21 jornalistas estrangeiros, a organização foi originalmente chamado de Associação de Correspondentes Estrangeiros de Hollywood. A primeira cerimônia de premiação foi realizada durante um almoço na 20th Century Fox, onde os vencedores  receberam os prêmios em cerimônia na qual A canção de Bernadette ganou prêmio máximo . No ano seguinte, a cerimônia foi realizada no Hotel Beverly Hills, mas os fundos do grupo incipiente foram tão apertados que o jardineiro de Joan Bennett foi aproveitado para fornecer as flores para as mesas. O prêmio Golden Globe ocorreu em 1946, quando a presidente da associação Marina Cisternas veio com a ideia de usar uma estatueta de um “globo dourado” em um pedestal. O resto é história:

Os Globos de Ouro foram sempre distribuídos por jornalistas na associação até 1958, quando Rat Packers Frank Sinatra, Dean Martin e Sammy Davis, Jr. invadiram o palco, com whiskies e cigarros a tiracolo, e assumiram o show, para o deleite do público. Eles repetiram o seu desempenho no ano seguinte (desta vez a pedido do HFPA) e desde então, as estrelas têm reinado supremas nos Globos.
As primeiras transmissões dos Globos foram de 1958-1963, mas só foram exibidas localmente em Los Angeles. As primeiras transmissões nacionais dos prêmios foram durante um segmento especial em The Andy Williams Show em 1964 e 1965.

A maioria dos Globos foi conquistada por um único filme: cinco, partilhadas por cinco vencedores: Doutor Jivago (1966), Love Story (1971), O Poderoso Chefão (1973), Voando sobre um Ninho de Cucos (1976), e A Star is Born (1977) .

Curiosidades segundo os organizadores:

Voando sobre um Ninho de Cucos recebeu seis indicações e ganhou seis globos, Doutor Jivago e A Star is Born todos receberam cinco indicações e ganhou cinco Globos.

Voando sobre um Ninho de Cucos é o único filme a ganhar o Globo em todas as cinco categorias principais (Melhor Filme, Ator, Atriz, Realizador, Roteiro).

Maior número de indicações por um filme: nove para Nashville (1976) – ironicamente o filme só ganhou um Globo, para a Melhor Canção “I’m Easy” por Keith Carradine. Três outros filmes – Cabaret (1973), Bugsy (1992) e Titanic (1998) – empatado em segundo com oito indicações cada. Todos ganharam Melhor Filme em suas respectivas categorias.

Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (1967) e O Poderoso Chefão III (1991), cada um recebeu sete indicações, mas não Globos.

A maioria dos Globos individuais: oito foram para Meryl Streep, seguido por sete para Shirley McLaine, seis para Jack Nicholson, cinco cada um para Francis Ford Coppola, Rosalind Russell e Oliver Stone.
Rosalind Russell ganhou todos os cinco Globos de Ouro pela qual foi nomeada, mas nunca ganhou um Oscar.

A maioria das indicações individuais: Meryl Streep 28, Jack Lemmon 22.

Apenas três vias empate: Jodie Foster (O acusar, Shirley MacLaine (Madame Sousatzka) e Sigourney Weaver (Gorillas in the Mist) de Melhor Atriz em 1989.

Mais jovem vencedor: Ricky Schroeder tinha nove anos de idade, quando ele ganhou o Globo de Melhor Nova Estrela do Ano em 1980 por The Champ.

Vencedores mais antigos: Jessica Tandy com 80 anos ganhou o prêmio de Melhor Atriz por Conduzindo Miss Daisy, em 1990, e Henry Fonda aos 79 anos por Melhor Ator no filme On Golden Pond em 1982.

Os vencedores que se recusaram a receber o Globo de Ouro: Os produtores de Z recusou o Globo de Melhor Filme Estrangeiro em 1970 porque queria que o filme fosse incluído na principal categoria Melhor Filme. Marlon Brando recusou o seu de Melhor Ator por The Godfather em 1973 para protestar contra o “imperialismo e o racismo” nos Estados Unidos. Ele também não aceitou sua estatueta do Oscar.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.