A SAGA DOS REFUGIADOS NO RIO DE JANEIRO

0

Cerca de 4 mil refugiados e 2,6 mil solicitantes de refúgio buscam novos caminhos para suas vidas no estado do Rio de Janeiro. Conheça a história de um atleta olímpico da República Democrática do Congo, de uma família de pintores da Colômbia, de um intérprete de surdo-mudo do Paquistão e de uma estudante e atriz da Gâmbia que deixaram seus países de origem por causa de diferentes riscos às suas vidas.

Atualmente, de acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), o Brasil é o lar de cerca de 9 mil refugiados, uma pequena parcela dos 21,3 milhões de pessoas que estão espalhadas pelo mundo e tiveram de cruzar fronteiras para escapar de lugares afetados por guerras e violações dos direitos humanos.

Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o mundo enfrenta atualmente a pior crise de deslocamento forçado desde a Segunda Guerra Mundial. Além dos mais de 20 milhões de refugiados, cerca de 41 milhões de indivíduos são considerados deslocados internos. São pessoas que tiveram de abandonar seus lares, mas permaneceram dentro do país de origem.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.