ARETHA FRANKLIN EMBALA A MARATONA DE NIKE

0

A norte-americana Nike, grife que homenageia a deusa grega Νίκη que personificava a vitória, força e velocidade, representada por uma mulher alada, tem o espírito olímpico nos pés. E sabe que a vitória, Niké, nem sempre é ser o primeiro a cruzar a linha de chegada, mas sobretudo cumprir o trajeto, a missão a que se propôs. Por isso mesmo, desde a antiguidade as palmas que recebem os últimos a chegar num estádio, no final de uma maratona, têm a mesma força e intensidade com que os últimos são recebidos, pelo esforço que representam: a vitória sobre o corpo que parece entregar os pontos. É isso que aproxima esses corredores do lendário soldado Filípedes que correu os 40 quilômetros que separavam a cidade de Marathóna de Atenas para comunicar aos atenienses que haviam vencido a guerra. Falou “vencemos”e morreu, o filme Last, de Nike, relembra e realça essa informação pontuando que ele morreu, ainda que tenha cumprido a sua missão entrando para história como um vencedor. Pouco importa se durante dois dias percorreu correndo mais de 240 quilômetros como no texto romanceado de Heródoto, levando ajuda de outras cidades ao campo de batalha e só depois disso correndo célere à Atenas para anunciar a vitória. O importante é que Filípedes cumpriu seu objetivo.

Por Yume Ikeda, de Tokyo

É a partir da história do lendário soldado grego que deu origem à prova com percurso oficial de 42,195 km em ruas e estradas,que Nike vai de encontro no filme “Last”, assinado pela Wieden+Kennedy com produção da Park Pictures que, embalado pela canção “Every Little Bit Hurts”, na voz inconfundível de Aretha Franklin, costura uma cena marcada por suor, esforço e vontade de vencer, uma mulher que está por último, mas não desiste. Vai vencer a meta a que se propõe ao se inscrever numa maratona, que é concluí-la ainda que fique para trás, bem para trás. “Você não é um corredor. Você não é, especialmente, um corredor de maratona. Mas no final disto, você será”, diz o texto. Nike busca assim mostrar que todos são importantes e de fato são numa maratona, nesse espírito que une os corredores em várias cidades do mundo.

Trata-se, também, de uma mudança de discurso que tem marcado este ano as grandes grifes como adidas, Puma, Under Armour e Olimpikus, focando mais no consumidor comum e ressaltando que as estrelas do esporte se esforçam, treinam muito, se dedicam diariamente para chegar ao pódio, à perfeição como o filme de adidas estrelado por Arthur Zanetti ou o de Under Armour que mostra a repetição dos exercícios tanto por Misty Copeland, a primeira bailarina do American Ballet Theatre e a primeira negra a ocupar tal posto, como por Tom Brady, o astro dos Patriots e de Super Bowl, casado com a top model brasileira Gisele Bündchen. Nike mostra que você pode também chegar lá, concluir uma maratona, claro que, respeitando seus limites, mas fazendo uso, e é isso que interessa tanto à Nike como às demais grifes, de produtos que ofereçam conforto e que ajudem nesse trajeto até a vitória, o encontro com a deusa Niké.

O uso de astros do esporte na propaganda tem por meta despertar esse desejo aspiracional nos consumidores, uma fórmula garantida de sucesso que é a de mostrar o que os ídolos usam despertando o desejo. Esse discurso, porém, por vezes se desgasta face à repetição no uso, então é preciso, como Nike, voltar ao pelotão que está atrás, onde está a fatia maior de consumidores e reinjetar neles uma dose de esperança de que também fazem parte, que também são vencedores, o que fato são. É esse o trunfo do comercial Last e onde reside sua inegável beleza e também a sua dose mais forte de emoção, apesar de sua extrema simplicidade.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP