Hard Rock Cafe, o templo da música

0

No dia 7 de dezembro de 2006, a tribo dos índios seminoles, da Flórida (EUA), ganhou destaque no noticiário econômico mundial por comprar, por US$ 965 milhões, a rede de restaurantes e cassinos Hard Rock do grupo britânico Rank. Os índios ficaram com as 124 lojas Hard Rock Cafe, quatro hotéis, dois hotéis-cassino, duas casas de shows e participações em mais três outros hotéis. A Rank, porém, ficou com o Hard Rock Casino de Londres, que muda de nome para Rank Gaming.


A tribo dos seminoles já operava um hotel e um cassino da rede Hard Rock nas cidades de Tampa e Hollywood (Flórida). A venda não incluiu o hotel da rede em Las Vegas (vendido em maio para o grupo Morgans Hotel, de Nova York, por US$ 770 milhões nem as lojas Hard Rock Cafe controlada pelo co-fundador da rede, Peter Morton.

O negócio selou uma bem sucedida estratégia de marketing que deu grande visibilidade ao Hard Rock. O que mostra que bares e restaurantes temáticos, ancorados em boas estratégias de comunicação têm tudo para dar grandes resultados aos seus controladores.

O primeiro Hard Rock Cafe abriu as portas no dia 4 de junho de 1971, em Londres, na Inglaterra. Surgiu de uma idéia dos amigos Isaac Tigrett e Peter Morton, dois empreendedores americanos e amantes da música, que decidiram abrir um espaço onde pudessem guardar relíquias do rock, um hobby que os aproximou. e ao mesmo tempo ganhar com a venda de bebida e comida, especialmente o fast-food. O projeto traçado era oferecer bebidas e comida, especialmente hamburgueres e batatas fritas a preços acessíveis, que atraíssem gente jovem e bonita. Foi um sucesso. Os jovens londrinos naquele ano dispunham de pouco dinheiro e enfrentavam uma transição nas relações de trabalho, enquanto os mais velhos temiam as demissões por conta da maior competividade do mercado global. Só que ninguém deixa de sair de casa ou se divirtir, principalmente quando se é jovem, por temer a falta de empregou ou pelo dinheiro curto no bolso, só procura gastar menos e tirar de cada situação o máximo de proveito. Tigrett e Morton que enfrentavam problemas em grandes viagens atrás de relíquias do rock, sabiam disso e como funcionava essa lógica aparentemene simples, mas que muitos não a percebem.

Mais que um restaurante, onde as relíquias do rock ocupavam as paredes, o Hard Rock acabou por se transformar num estilo. Os jovens vestiram a camisa do Hard Rock Cafe, que foi uma das primeiras armas de marketing de quem dispunha de poucos recursos para a compra de mídia. Essas camisetas viraram febre, todos queriam tê-las e a rede começou posteriormente a vendê-las assim como os pins, aqueles bottons que são outra mania entre viajantes jovens. Daí para casacos e uma infinidade de outros produtos, foi um pulo.

No início, o Hard Rock exibia apenas produtos do rock americano, mas rapidamente incorporou na decoração pertences do rock mundial na medida em que foi crescendo e seu fundadores passaram a receber ofertas de pertences de lendas do rock inglês e de outras partes do mundo.

Em 1982, quando o projeto ganhou solidez, Tigrett e Morton decidiram aceitar ofertas de novos sócios ao redor do mundo e iniciaram a expansão da rede, que faria da marca, uma marca global. Morton abriu casas em Los Angeles, San Francisco, Chicago e Houston. Tigrett em New York, Dallas, Boston, Washington, Orlando, Paris e Berlim. Em 1990, o Rank Group adquiriu o Hard Rock Cafe e acelerou ainda mais sua expansão global. Também levou a marca e o estilo do Hard Rock para outros negócios abrindo a rede Hard Rock Hotel & Casino em várias localidades exóticas do mundo como em Bali, Las Vegas, Pattaya, Orlando, Hollywood, Chicago e Tampa.

A tribo índigena que investe pesado para garantir o futuro das próximas gerações já deu sinal verde para a continuidade dessa expansão global. Para manter o clima de peças originais em todos os restaurantes, o que é um atrativo também para turistas, a rede conta com o suportde de um verdadeiro caçador de relíquias. Don Bernstine é o homem que vista astros do rock do passado e vai ao camarim dos atuais fazendo oferta por tudo aquilo que possa dar vida e emprestar à rede o glamour do rock.

O gerente de aquisições do Hard Rock e seus controladores sabem que é essa aura em torno dos ídolos do rock que mantém viva a rede espalhada por 43 países. Tanto que Bernstine é figurinha conhecida nos leilões de casas tradicionais como a Christies. E já chegou a pagar US$ 24 mil por um casaco que Jimi Hendrix usou no palco e até US$ 13 mil por letra de música datilografada por Bob Dylan. São essas relíquias, além do preço sempre em conta de bebida e comida, que transformaram a marca Hard Rock também numa lenda do rock e de um estilo de viver.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP