NOS EUA, DIVERTIDA CAMPANHA ESTIMULA RECICLAGEM

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Desde 2010, 63% da população nos Estados Unidos teve acesso ao meios para tornar o lixo reciclável; mas as taxas de reciclagem naquele ano foram surpreendentemente baixas. Na verdade, apenas 34,5% das 251 milhões de toneladas de lixo gerado pelos norte-americanos  foi reciclado ou compostado. Tanto pior que uma pesquisa do Ad Council revelou que 62% deles admitiram que não estavam interessados em reciclar. Para melhorar essas taxas, Ad Council e Keep America Beautiful, organização fundada em 1953 e que reúne centenas de outras que atuam para a melhoria de qualidade de vida nos Estados Unidos, se uniram em parceria com a agência de publicidade sediada em São Francisco, a Pereira & O’Dell, da qual o brasileiro Nizan Guanaes é sócio, para o lançamento do I Want To Be em 2013, uma campanha em defesa da reciclagem que deu resultados.

 

O sucesso da campanha esteve focado na personificação de objetos e o seus sonhos de serem reciclados e terem vida nova, permitindo que garrafas de plástico, latas de aço e muito mais pudessem compartilhar seus sonhos de uma vida diferente. Por exemplo, em um dos PSA da campanha, uma garrafa plástica sonhava ver o oceano para, apenas mais tarde, se tornar um banco de plástico na água. Em um anúncio ao ar livre, um aço confessa que quer ser uma bicicleta. Um jogo interativo, Super Sorter, no site da campanha permitia que itens reciclados ‘para se tornarem algo novo relatassem os seus desejos. Essa interatividade tornou-se um instrumento poderoso na divulgação da reciclagem entre os norte-americanos.

Neste ano de 2015, as taxas de reciclagem aumentaram significativamente e a campanha ganhou no mês passado um aliado de peso, a Unilever, uma das gigantes globais na produção de artigos de beleza, higiene e limpeza, além de alimentos (Kibon, por exemplo) que pretende estimular os norte-americanos a reciclarem itens usados no banheiro, como embalagens de shampoos, sabonetes, loções, muitas das quais produzidas pela empresa. Veja aqui a primeira ação da Unilever.

Não deixa de ser um avanço a mudança de atitude e a natureza agradece em nome das novas gerações que estão chegando ao mundo.

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