O GANHA PÃO DE VANESSA

0

A Mídia Pane, franquia de publicidade em sacos de pão, é uma empresa jovem que já acumula 165 unidades pelo país. A empresa imprime anúncios em sacos de pão e os distribui gratuitamente às padarias. O espaço, antes inexplorado, torna-se uma ponte estratégica entre marcas e consumidores, que têm contato com as propagandas em um momento agradável, garantindo quase que 100% de visualização

Para ter mais tempo para a filha, a jornalista Vanessa Oliveira, abandonou a profissão anterior e investiu em seu próprio negócio. A ideia veio durante um encontro em uma padaria com mais duas amigas. Durante o percurso elas receberam dezenas de panfletos e ao chegar à padaria perceberam a quantidade de pães que foram vendidos em pouco tempo. Depois de mais de uma hora de conversa, elas decidiram se unir para montar um negócio. Assim, em 2010, criaram a Mídia Pane, empresa voltada para a publicidade em embalagens de pão. A sociedade não durou muito tempo, já que as amigas desistiram do negócio.

“Lembro-me até hoje quando fui entregar os cartões de visita e elas falaram que não iam continuar por não acreditarem que a ideia poderia dar certo. Naquela hora fiquei sem chão. Não conseguia administrar tudo sozinha por causa da minha filha”, lembra. Foi quando o irmão de Vanessa, Henrique André de Oliveira, que já auxiliava na elaboração dos layouts, material gráfico e comunicação da empresa, decidiu interromper suas atividades em uma empresa de consultoria em marketing educacional e apostar no novo projeto.

O início do trabalho foi centralizado na região em que moravam, no Vale do Paraíba. Devido à qualidade do serviço, a empresa começou a ter procura de anunciantes de outros estados. Com a grande demanda, já não era mais possível atender a todos os pedidos, então veio a decisão de franquear a marca. “Inicialmente a ideia não era tornar a marca uma franquia, isso parecia muito distante de nós. Mas quando o número de pedidos começou a aumentar, percebemos que o anúncio em embalagens de pão era uma novidade no mercado e decidimos apostar no franchising”, conta Vanessa. Em 2010, lançaram a franquia e, no carnaval de 2012, anunciaram uma proposta buscando empreendedores na internet que gerou mais de 150 interessados.

O mercado
A franquia situa-se entre dois setores promissores. De um lado, o mercado de padarias, que atinge 97% dos brasileiros segundo a Associação Brasileira da Panificação (Abip). E, do outro, o mercado publicitário, que cresceu 6,8% no último ano e gerou uma receita de R$ 47,9 bilhões, segundo o Projeto Inter-Meios, relatório produzido pelo Meio&Mensagem e PreciwaterhouseCoopers.

Diante deste cenário, os irmãos Oliveira construíram um negócio milionário. Hoje a MídiaPane tem 165 unidades, distribuídas em 20 estados e imprime cerca de 2 milhões de sacos por mês.

Como funciona
Ao adquirir uma unidade Mídia Pane, o franqueado passa por um treinamento presencial, quando incorpora toda a expertise do negócio e recebe orientações para gerenciar a unidade em sua região. Após esta fase, ele passa a cadastrar padarias, para futura distribuição de embalagens, e prospectar empresas, para vender os espaços publicitários. A franqueadora é responsável pelo desenvolvimento dos anúncios e produção dos sacos de pão coloridos. Assim, o franqueado recebe as embalagens prontas para entrega nas padarias.

Para conquistar os primeiros clientes anunciantes, o franqueado disponibiliza opções com versatilidade, sendo que é possível comprar um pequeno espaço na embalagem ou ainda estampar a propaganda em todo o saco de pão. Além disso, o que também chama atenção para quem anuncia é a possibilidade de atingir com precisão um público qualificado, através das informações disponibilizadas pela Mídia Pane, com perfil detalhado das padarias conveniadas.

Atualmente, a Mídia Pane conta com uma rede de mais de três mil estabelecimentos cadastrados em todo o Brasil. “As empresas nos contratam porque temos informações relevantes sobre os pontos de distribuição. Sabemos, por exemplo, o quanto as pessoas gastam nas padarias, qual o perfil do consumidor em cada uma delas, entre outros itens relevantes para o sucesso de uma campanha publicitária,” afirma Henrique. A garantia de entrega de toda a tiragem é também um diferencial importante. Sempre que a Mídia Pane faz uma distribuição, o franqueado faz um check-in fotográfico no ato de entrega a cada estabelecimento e encaminha o relatório para o cliente.

Investimento
O negócio, que pode ser montado em casa, exige um investimento inicial de R$ 16.500, que inclui taxa de franquia, capital de giro e taxa de royalties. O lucro médio mensal é de R$ 7.600, mas há franqueados que fecham o mês com um faturamento bem maior. Abaixo segue a ficha de investimento completa.

Ficha de Investimento
Segmento de atuação: publicidade
Fundação: 2010
Início do franchising: 2011
Número de unidades: 165
Investimento inicial: R$ 16.500
Taxa de franquia: R$ 8 mil
Capital de giro: R$ 8.500
Royalties: R$ 350
Taxa de publicidade mensal: não há
Faturamento médio mensal: R$ 12.600
Lucro líquido médio mensal: a partir de R$ 7.600
Prazo de retorno: de 3 a 6 meses
Prazo de contrato: 48 meses

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP