O tio e a Sukita

0

O lançamento de Fanta, pela Coca-Cola, no pós-guerra, pôs nas prateleiras do varejo e nas geladeiras de bares e restaurantes, que os fabricantes chamam de ponto de dose, os refrigerantes de sabor laranja, com forte e mais doces, que faziam a alegria de crianças num tempo em que os gaseificados não enfrentavam restrições da área de saúde, como hoje, especialmente quando a obesidade se tornou um problema em vários países incluindo o Brasil. Ainda assim, o País é o melhor mercado global para Fanta.

E foi a força desse tipo de refrigerante que levou a Brahma a lançar em 1976, a marca Sukita na embalagem retornável de 290ml. O objetivo era o de satisfazer as preferências do público infanto-juvenil, apreciador de bebidas com coloração forte e sabor mais adocicado. Em ritmo de crescimento, em 1988 foi lançada a embalagem descartável de 250ml e, no ano seguinte, a embalagem plástica descartável PET de 1 litro. Sempre pensando em atender às expectativas dos consumidores, em 1996, a lata de Sukita teve seu visual modificado e foi lançada também a embalagem PET 2 litros.

Em 1999, a marca chegou ao mercado nacional de roupa nova, um visual diferenciado e moderno direcionado ao público jovem. O novo layout fazia parte da estratégia global da AmBev no reposicionamento da marca após a fusão com a Antarctica, que era dona do Pop Laranja. Sukita então  voltou à mídia, apostando no bom humor, com a campanha do “Tio” e o slogan “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”.

Neste mesmo ano foi lançada a versão Light do refrigerante com o slogan “O melhor da laranja para quem não engole qualquer light”. A marca ingressou em 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado em 1999 e invadiu as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, uma equipe de promotores, uniformizados com o logotipo da Sukita e em carro personalizado, realizou blitz nos pontos mais badalados da cidade, abordando o público, ao vivo, pelas rádios locais participantes da promoção.

 Em maio, a marca voltou à cena com um novo filme muito divertido, estrelado pelo casal mais popular da publicidade: o “tio” (Roberto Arduim) e sua vizinha adolescente (Michelly Machri). Em setembro, a embalagem da Sukita ganhou novo design e as latas de 350ml chegaram ao mercado mais laranjas do que nunca, com logomarca nas cores verde e branco e uma laranja estilizada. A campanha do “tio Sukita”, criada pela agência de publicidade Carillo, Pastore, fez tanto sucesso que está até hoje na memória de muitos. O refrigerante, que não é o principal da carteira da AmBev, que tem o Guaraná Antarctica e acordo com a Pepsi, ainda, neste ano de 2007, se beneficia da memória que o consumidor tem da bem humorada campanha do tio.

É outro caso de marketing onde uma bem estruturada e divertida campanha publicitária foi capaz de dar vida e mídia a um produto ainda sem posição das mais definidas de mercado.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP