O TRISTE E MISERÁVEL ALFABETO DO ANALFABETISMO

0

A FCB Inferno assina a campanha “The Alphabet Of Illiteracy” (Alfabeto do Analfabetismo) para a Pearson – maior empresa de educação do mundo com sede em Londres – como parte do movimento Project Literacy, que luta contra o analfabetismo que afeta 1 em cada 10 pessoas no mundo.

A Pearson, em nome do Project Literacy, buscava uma campanha de sensibilização para a dimensão, gravidade e consequências do analfabetismo. Além de querer posicioná-lo como um problema global urgente. Dessa forma, o objetivo da campanha é que o analfabetismo seja colocado no topo da agenda política e, em última análise, na pauta das Nações Unidas fazendo do tema um alvo do 4º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que até 2030 nenhuma criança que nasça corra o risco de ser analfabeto.

Usando as letras do alfabeto, a FCB Inferno criou o The Alphabet Of Illiteracy: de A a Z são expostos os principais problemas globais que poderiam ser em parte superados se as pessoas fossem alfabetizadas. Por exemplo, A de AIDS, porque se uma pessoa não pode ler ou escrever ela está mais propensa a não entender como se contrae o HIV.

Produzido pela 1stAveMachine London e publicado no YouTube, o filme traz em 90” a conhecida música de 1948 ‘A you’re Adorable’ (The Alphabet Song). As letras do alfabeto são acompanhas por esculturas criadas por Wilfred Wood, que tem seu trabalho conhecido no satírico Spitting Image. Elas foram animadas pela agência Red Knuckles.

A estratégia de mídia social vai explorar as histórias por traz de cada letra, sobre os projetos de alfabetização e as experiências das pessoas afetadas por esse problema. Além disso, cada letra tem um perfil no Instagram com conteúdos dedicados ao tema. No site também é possível encontrar conteúdos sobre os temas e uma petição que pede que a ONU inclua a alfabetização no centro dos Objetivos Globais de Desenvolvimento Sustentável. Ao assinar a petição os usuários podem criar um GIF com a letra de seu nome e compartilhar nas redes sociais.

“O analfabetismo está na raiz dos maiores problemas do mundo. O Project Literacy foi criado para colocar este problema no topo da agenda social mundial. Esta é uma campanha provocativa projetada para criar uma forte reação. Nós estamos orgulhosos e apoiamos a Pearson nesta grande iniciativa”, diz Frazer Gibney, CEO da FCB Inferno.

Owen Lee, Chief Creative Officer da FCB Inferno complementa: “O Project Literacy é a chance de usarmos nossas habilidades de marketing e comunicação para fazer o bem no mundo. O analfabetismo global é um problema extremamente complexo e profundamente ligado com as questões políticas, econômicas e culturais. A ideia da campanha é mostrar vinte e seis letras que podem ajudar a resolver alguns desses problemas.”

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.