Óculos com atitude

0

A rede de óculos Chilli Beans provocou uma revolução nesse mercado ao adotar um estilo totalmente novo de vender óculos escuros. Nada de óculos de grau, ou espaços amplos e absolutamente “cleans” (limpos) e sofisticados, os óculos estão alcance das mãos, bem diante dos olhos e podem ser pegos e testados na hora.

Nada de estoques escondidos ou balcões, que guardam uma ou outra lente ou armação especial. O segredo do sucesso é justamente esse: tudo à vista, em sistema de self-service. São óculos voltados para o público jovem ou para aqueles que querem se manter na moda. No lugar de produtos de marcas diversas, apenas uma marca própria. Em vez de duas ou três coleções por ano, pequenas tiragens e óculos novos na prateleira a cada dez dias.

Hoje, essa rede já conta com cerca de 200 lojas e quiosques espalhados pelo País, próprios ou de franqueados, modelo escolhido para a expansão dos negócios. E a Chilli Beans não pára de crescer, montada numa boa estratégia de marketing, que tem no universo do público jovem e fashionista os seus principais divulgadores. Os vendedores seguem o estilo de vida dos compradores. E tudo parece falar a mesma linguagem.

A idéia dessa revolução no mundo dos óculos partiu de Caito Maia, com 37 anos neste ano de 2007, e surgiu quando ele fazia uma viagem, nos anos 80, a Califórnia, precisamente no balneário de
Venice Beach. O lugar, de muita badalação, atraía nos anos 80 diversas manifestações jovens e movimentos de música, do soul ao funk, do techno ao jazz, e também hippies modernos, punks e até “mauricinhos” e “patricinhas” (como ficaram definidos aqueles que lembram o par romântico formado por Barbie e Ken). E também, como em qualquer praia freqüentada por jovens, vendedores ambulantes. Muitos vendedores ambulantes.

Foram os de óculos, que ofertavam a preço baixo modelos para os diferentes estilos de público que atraíram a atenção de Caito Maia. Ele viu ali um filão a ser explorado no Brasil. Não teve dúvidas em compras dezenas de óculos coloridos, aproveitando a diferença de estações entre os dois hemisférios e ganhar, com a venda a amigos, alguns trocados na volta ao Brasil.

Dessa venda, surgiu a idéia de montar uma barraca no Mundo Mix, uma feira que tomava corpo e reunia, tanto em São Paulo como no Rio de Janeiro, gente moderna, querendo novidades a preço baixo. Uma moda, digamos, rebelde, que acabou também por revelar novos nomes como o dos hoje badalados Alexandre Herchcovitch e Mário Queiroz.

Dessa barraca, montada em 1996,  Caito Maia partiu para um pequeno espaço na Galeria Ouro Fino em 1997, para romper a dificuldade de vender apenas nos fins de semana e ficar sem dinheiro nos demais dias da semana. Era o início da Chilli Beans e seu modelo de loja. O estilo despojado, com óculos todos a mão e com diferentes coleções a cada dez dias, fez a alegria desse público jovem e ousado. A partir daí, iniciou-se um acelerado processo de expansão, e em menos de um ano, mais de 20 novos pontos-de-venda foram abertos.

 O primeiro quiosque foi inaugurado no Shopping Villa Lobos em 2000, já que Caito Maia não disponha, naquele ano, de dinheiro suficiente para o aluguel de uma loja. As vendas explodiram. No ano seguinte surgiram mais três pontos: nos Shoppings Eldorado, Iguatemi e Morumbi. Em 2002, ele montou uma loja no Shopping Ibriapuera, mas decidiu manter o estilo dos quiosques, que faziam sucesso.

O mix de produtos da Chilli Beans é o seu principal segredo. São cerca de 80 modelos, todos modernos e que podem ser experimentados, quem não compra no ato corre o risco de não encontrsar mais aquele modelo uma semana depois. E é esse o segredo, além do preço mais acessível que os produtos de grife.  As linhas são divididas em Kids, Clássico, Metal e Esporte, todas com proteção UV 400 em lentes feitas de acrílico, policarbonato e polarizadas. Para complementar a linha de óculos escuros, a Chilli Beans oferece spray limpa-lentes, estojo rígido, flanela, sicurezza (cordão) e presilha porta-óculos para carro.

Outro importante passo para a empresa foi o lançamento da nova linha de relógios que após dois anos de pesquisa, entrou no mercado com cerca de 140 tipos diferentes. Os modelos são exclusivos e combinam design moderno com tecnologia. No cenário internacional, a Chilli Beans está presente em Lisboa (Portugal), com uma loja inaugurada em 2005, ponta de lança da entrada no mercado americano em 2006. Os planos de novas lojas no exterior estão na cabeça de Caito Maia, que agora, depois do aprendizado, se volta aos mercados onde pode também testar novos modelos e não perder o gás de sempre inovar, que é a razão do sucesso dessa rede.

No começo, porém, Caito Maia teve que conviver com alguns fracassos. Ao começar a vender no atacado, teve como principal cliente a Fórum, mas logo percebeu que precisaria de muito dinheiro para atender clientes deste porte e, foi então, que montou sua barraca no Mundo Mix, o que seria o modelo dos quiosques, que exigem pouco investimento e acabam ficando mais próximos do consumidor, especialmente aquele que não se sente bem em lojas sofisticadas, que assustam. E o público jovem nunca vai dispensar o desejo de quebrar regras, de ser diferente. A Chilli Beans entendeu esse recado. E a razão do seu sucesso é esse casamento feliz entre produto e público, estilo, imagem e atitude.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP