GUILHERME VALVERDE NAS ESCADARIAS DE BERLIM

0

O diretor de arte Guilherme Valverde, que até o ano passado integrava a criação da WMcCann, acaba de realizar sua primeira incursão no universo da arte fotográfica, inspirado pela beleza escondida das escadas de Berlim. Com curadoria de Joshen Schmidt, que entre outros artistas á trabalhou com o legendário artista multimídia Joseph Beyeus, o projeto Stairs of Berlim (www.stairsberlim.com).

O criativo está num ano sabático com a família morando na capital alemã, e teve sua epifania artística ao entrar naquele que viria a ser o prédio de sua residência. “Tudo começou quando entrei no meu prédio em Berlim. Fiquei encantado pela escada. Fiquei muito curioso. Então comecei a observar as escadas dos prédios dos amigos. A cada escada que encontrava ficava mais encantado. A eureca foi quando pensei em tirar as escadas do interior e levar para o exterior. Comecei a pesquisar sobre as escadas de Berlim e acabei encontrando muitas histórias, tristes e alegres”, explica Valverde.

Entre as histórias tristes que chamaram a atenção de Valverde está a que crueldade dos soldados russos após a ocupação da cidade. Os russos faziam tocaias nas escadas para capturar as mulheres. Eles descobriram que a escada era o único lugar da cidade onde as mulheres se sentiam seguras o bastante para ter o mínimo de convivência social fora do ambiente familiar.

O criativo começou a fotografar e colar as fotos, como lambe-lambe, na frente dos prédios, em caixas de luz que ficam literalmente na entrada dos edifícios.

“Existem algumas dificuldades em conseguir entrar nos prédios; as pessoas não gostam.Então as escadas que eu entro ou são escadas de conhecidos ou dos amigos dos conhecidos”, explica.

Além da mostra fotográfica, Valverde recorreu à música como forma de democratizar o acesso às escadas, se beneficiando da boa acústica desses espaços para gravar pessoas tocando instrumentos e cantando. “É muito incrível porque a acústica, além de ser especial, é muito diferente de escada para escada. Todos os músicos que acabo conhecendo em Berlim eu convido para participar do projeto.  O mais legal que todos aceitam o convite e adoram o som e a acústica das escadas”, diz.

A exposição no Espaço Vitrine apresenta uma série de fotos acompanhada dos vídeos com a performance musical realizada nas escadas.

 

Serviço:

Exposição: Stairs of Berlim

Onde: Galeria Vitrine

Endereço: Rua Caiubi 492, Perdizes

Horário: Terça a sexta-feira das 11hs às 18hs Sábados das 11hs às 16hs

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.