LUZ E BOM RETIRO NA PINACOTECA DE SÃO PAULO

0

O Bom Retiro e a Luz, bairros da região central da cidade de São Paulo, na década de 1970, são o tema da exposição do fotógrafo Cristiano Mascaro em cartaz na Pinacoteca de São Paulo. A série de 41 fotos da época foi encomendada pela direção do museu como uma forma de aproximar a instituição da vizinhança.

POR DANIEL MELLO/REPÓRTER DA AGÊNCIA BRASIL

“Até hoje, a gente tem um certo afastamento do nosso entorno. Hoje em dia tem uma cracolândia, outras características. Mas o Bom Retiro em si, foi sempre um bairro meio migrante. Até nas fotos a gente sente que ainda permanecem algumas características que são comuns”, diz o curador da exposição, Pedro Nery, sobre as características do bairro e a relação com a Pinacoteca.

As ruas, que lembram as de cidade do interior, são mostradas por meio de um olhar que mistura o fotojornalismo com tendências mais geométricas e abstratas. “Tem hora que as fotos beiram a abstração total e parece que olhar geométrico se coloca à frente do conteúdo da foto, que saí um pouco do fotojornalismo. E, às vezes, é uma combinação excelente entre geometria e o aspecto do instantâneo, o flagrante que é muito importante para o fotojornalismo”, comenta Nery.

O conjunto, o primeiro da coleção fotográfica da Pinacoteca, tem uma unidade que se relaciona a reportagem, mas com uma conotação subjetiva, que flerta com a crônica. “O fotojornalismo tem um pouco isso, a ideia de uma reportagem fotográfica que é muito importante para essa geração de fotojornalistas que atravessaram as décadas de 1960 e 1970. É uma espécie de crônica não textual, visual”, acrescenta o curador.

A combinação de influências, explica Nery, caracteriza a própria carreira de Mascaro, que, como muitos de sua geração, começou no fotojornalismo e passou a trabalhar em linguagens específicas da fotografia. “Ele é um dos pioneiros da foto artística. E tem esse forte vínculo com a década de 1970 de trazer os aspectos cotidianos”, informa Nery sobre o fotógrafo, que começou a carreira em 1968 na revista Veja.

A interação dos estilos pode ser vista, por exemplo, na foto de uma escultura retratada em um ângulo em que a mulher parece olhar de soslaio. “A escultura parece que ganha movimento. Parece que é uma pessoa olhando meio de lado. Dá uma espécie de humanizada na escultura”, diz o curador, ao lembrar também da luz pictórica da fotografia em que um homem lê o jornal. O flagrante ganha ares de pintura pela divisão diagonal do quadro.

Além das 41 imagens originais, podem ser vistas em uma vitrine no centro da exposição nove fotos que não entraram na primeira seleção do fotógrafo. Elas foram integradas ao acervo do museu depois de uma nova ampliação do ensaio feita em 2002.

A exposição vai até o dia 29 deste mês.

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP