PEUGEOT LIDERA RALLY DAKAR

0

Peugeot volta ao Rally Dakar, depois da última participação em 1990, e assume liderançca no primeiro dia de prova, na Argentina. 

Carlos Paz, 4 de janeiro de 2015 – O primeiro dia do Dakar 2015 marcou o retorno da equipe Peugeot-Total à acidentada rota do  rally – depois de sua última participação em 1990 – mostrando o sucesso do carro Peugeot 2008 DKR ao completar os 175 quilômetros iniciais de abertura sem dificuldades. Com os três carros tendo chegado em segurança a Villa Caros Paz, segue-se o segundo dia por um trecho  de 519 km, considerado o mais longo dos 17 dias de evento numa mesma estrada. 

A cidade de Villa Carlos Paz, província de Córdoba, na Argentina, é conhecida pelos amantes do esporte por já ter sido escolhida por muitos anos para receber a etapa argentina do Campeonato Mundial de Rally. Algumas das estradas usadas no Dakar fazem parte inclusive da rota do Rally da Argentina, incluindo grande variedade de terrenos, áreas abertas e trechos mais apertados e de maior complexidade técnica.

 

Nesta volta à competição, a tarefa da equipe Peugeot-Total é retornar a Buenos Aires em 17 de janeiro tendo completado os cerca de 9 mil quilômetros da árdua rota que cruza ainda Chile e Bolívia.

Com tecnologia criada especialmente para a voltas às pistas off-road depois de 25 anos, o Peugeot 2008 DKR, equipado com um poderoso motor 3.0 bi-turbo diesel, não enfrentou  problemas mecânicos neste primeiro dia de competição, dando aos três pilotos a motivação necessária para seguir em frente.

 

“Estou feliz, foi um bom começo”, disse o piloto Carlos Sainz, duas vezes campeão mundial de rally, incumbido de liderar o trio Peugeot. “Nosso objetivo é chegar sem problemas, o que fomos capazes de fazer. Conseguimos avaliar nosso ritmo e foi bom, tendo em vista que a etapa de hoje não era especialmente favorável para carros de tração 4×2”.

 

Duas colocações abaixo de Carlos, em 10º, está o onze vezes campeão do Dakar e competidor mais bem-sucedido do evento, Stéphane Peterhansel, que confessou algum nervosismo no início.

“Sim, definitivamente eu estava um pouco nervoso. Para nós foi tudo novo: primeira largada, primeira bateria e nunca tínhamos dirigido nesse exato tipo de superfície antes, mas foi uma boa surpresa. Nosso ritmo foi bom, especialmente em alta velocidade”.

O novato no time é Cyril Despres, que compete de carro no Dakar pela primeira depois de vencer  a etapa de moto por cinco vezes. Ele finalizou a etapa em 33º no quadro geral sem apresentar problemas no carro.

 

“Tenho muito o que aprender, mas tenho os melhores professores!”, disse Despres. “Estou

levando uma coisa de cada vez e dirigindo no meu ritmo”.

Familiarizado com a Argentina depois de trabalhar por sete anos no país, o chefe da equipe Peugeot, Bruno Famin, disse que enfrentarão a competição etapa por etapa e que a primeira foi concluída. “Obviamente está muito cedo para tirar conclusões, especialmente levando em conta que o trecho de hoje não era o melhor para nosso carro. Porém, estamos muito satisfeitos em concluir o primeiro dia com todos os três carros.”

Os fanáticos por rally podem acompanhar em tempo real, as provas por aqui

 

Resultados depois da SS1:

Nasser Al-Attiyah (QAT)/Matthieu Baumel (F) Mini 1hr 12min 50sec

2 Orlando Terranova (ARG)/Ronnie Graue (ARG) Mini 1hr 13min 12sec

3 Robby Gordon (USA)/Johnny Campbell (USA) Hummer 1hr 13min 54sec

4 Giniel de Villiers (RSA)/Dirk von Zitzewitz (D) Toyota 1h4 14min 02sec

5 Krzysztof Holowczyc (PL)/Xavier Panseri (F) Mini 1hr 14min 06sec

6 Emiliano Spataro (ARG)/Benjamin Lozada (ARG) Renault 1hr 14min 08sec

7 Bernhard Ten Brinke (NL)/Tom Colsoul (B) Toyota 1hr 14min 28sec

8 Carlos Sainz (E)/Lucas Cruz (E) Peugeot 2008 DKR 1hr 14min 56sec

9 Erik van Loon (NL)/Wouter Roesegar (NL) Mini 1hr 15min 10sec

10 Stéphane Peterhansel (F)/J-P Cottret (F) Peugeot 2008 DKR 1hr 15min 25sec 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP