ALEXANDRE GAMA

0

CARLOS FRANCO


O publicitário Alexandre Gama, que comanda a agência NeogamaBBH, está feliz da vida. Acaba de conquistar a conta institucional da TIM, se consolidou no topo da maior fatia da conta do Bradesco, banco para o qual criou o mote “completo” e o lúdico e sugestivo 2000inove, e não pára de criar para clientes como Renault, Levi’s, iG, Puma, Jockey Club de São Paulo, iBest e Playboy. Contas que têm garantido à agência prêmios ao longo dos anos desde 1999, quando Gama deixou a AlmapBBDO para abrir o seu próprio negócio. Já em 2000, a NeogamaBBH conquistou um leão de prata do Festival Internacional de Publicidade de Cannes com um anúncio para a marca Umbro. Hoje, tem Puma.
Conhecido por não fugir do assunto, tanto em conversas formais como informais, Gama é mestre na arte de polemizar. Em entrevista ao Diário do Comércio disse que as empresas que continuarem a confundir comunicação com despesa em vez de investimento estão fadadas a mergulharem de cabeça na crise. “Esse é um momento em que empresas sérias, preocupadas com suas marcas têm que estimular o consumidor a gastar sob risco de verem o negócio ir por água abaixo”. Cautela até cabe, diz ele, mas não pode ser justificativa para o imobilismo daninho.
Gama diz que a perda de uma fatia qualquer de market share (como publicitários tratam o mercado) sai sempre mais cara do que a publicidade capaz de manter consumidores fiéis à marcas. O custo da infidelidade, brinca, é sempre alto e imprevisível.
Gama, que também já foi jurado em Cannes, sempre apostou no festival – o mais importante da publicidade mundial – para dar visibilidade ao negócio, tanto que acabou conquistando por lá como sócio a inglesa BBH, que tem como símbolo uma ovelha negra que faz zag, quando o mundo faz zig e vice e versa. Mas, neste ano, ele está convencido de que o festival não será bom negócio: “Sinceramente, acho que este não é um ano de inscrever peças em Cannes. Além do custo de passagem, hospedagem e inscrição, tem o glamour que não condiz com a atual realidade. Seria o mesmo que seguir o exemplo da GM, cujos executivos alugam jatos particulares para discutir promissórias e dívidas que podem levar a montadora à falência”.
Isso, pondera o publicitário, não quer dizer que ninguém deva ir a Cannes, mas é preciso adequar o festival deste ano à realidade das agências e dos países, exatamente como ocorreu com a entrega do Oscar 2009. Tudo muito modesto para os padrões da turma que adora o borbulhar dos espumantes e o farfalhar da fogueira de vaidades.
Gama, que nunca abandonou a criação e por isso mesmo contratou Roberto Crissiuma Mesquita para a gestão administrativa da agência, diz que “não é hora de glamour, brilho e colheita, mas sim de plantar para colher no futuro”.
O publicitário usa como lema que em tempos de crise ser criativo é apresentar resultados. Então, por mais que sua agência tenha criado peças de alto impacto durante o ano, terá, se tiver, participação modesta em Cannes. “Qualquer um tem que saber quando é hora de plantar e quando é hora de colher, festejar e brilhar. Essa é uma hora de trabalhar duro para superar a crise e estimular empresários a investir para não matar seus negócios inclusive a comunicação”. Tem quem discorde. Gama acha graça. E vê a turma da festa como que embarcando no Titanic rumo à francesa Côte D’Azur. Não faltará música, nem espumante, mas o navio…

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP