ELAS COMANDAM OS PRÓPRIOS NEGÓCIOS

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As mulheres são a maioria da população brasileira e ocupam cada vez mais espaço no mundo dos negócios. Na próxima terça-feira, 8, elas são reconhecidas em todo o mundo pelo Dia Internacional da Mulher. Para homenagear todas as mulheres batalhadoras e criadoras de seu próprio futuro, contamos aqui a história de oito empreendedoras multitasking, modernas e workaholic.

– Carolina Cavalcante, 26 anos – sócia fundadora da BUW – Business Woman

Carolina sempre acreditou que o negócio que abrisse deveria estar alinhado a um propósito forte que direcionasse minha vida. Fiel defensora da meritocracia e, dentro deste contexto, dos direitos igualitários sem distinção de gênero, ela resolveu apostar uma empresa que fosse um canal divulgador e fortalecedor do conceito do empoderamento feminino. Assim surgiu a BUW – Business Woman, em 2012.

Com mais dois sócios, a marca foi criada com o objetivo de oferecer looks completos de qualidade e com preços acessíveis para mulheres executivas, elegantes e modernas. Com algumas dificuldades iniciais, como os altos custos dos impostos, Carol afirma que questões importantes para dar o início a uma startup, como conseguir capital, estruturação de business dentro de um certo budget e criação de uma cultura forte, são aprendidas apenas no dia a dia da empresa.

Como pontos positivos de uma mulher empreendedora, ela afirma que sempre se nivelou de igual para igual com homens. “Acredito que a capacidade de cada um, independente do gênero, é construída a partir de cultura, educação e oportunidades. Claro que, como mulher, sofro com preconceitos e tenho que me provar capaz muito mais do que se fosse homem, mas coloca isso na cesta de desafios a serem superados para que mais mulheres, como eu, toquem seus negócios e profissões com maestria”, completa.

Carol ainda dá dicas para quem quer seguir o caminho do empreendedorismo: “Empreender já é uma aventura, não podemos criar mais uma barreira com o fato de sermos mulheres, pois essa barreira não existe. Julgamentos e preconceitos todos sofrem por diferentes motivos, mas devemos nos conhecer, saber o que temos de melhor, explorar essas qualidades e torná-las em negócios rentáveis”.

– Juliana Lucki, 34 anos – sócia fundadora do Troca de Luxo

Trabalhando na área de design gráfico liado à fotografia, Juliana decidiu que queria apostar em algo novo para sua vida. Com a tradição da família de origem francesa, ela adorava a ideia de ter um sapato de luxo para usar em apenas uma ocasião. “Me questionei se isso daria certo no Brasil e resolvi arriscar”, afirma.

Assim surgiu o portal Troca de Luxo, um brechó online de peças de luxo. Uma das pioneiras neste mercado, Juliana lutou para firmar seu modelo de negócio. “A ideia é sempre renovar e reciclar o que as pessoas possuem em seus closets. Desta forma, outras pessoas também podem usufruir de peças em perfeito estado”.

Como pontos negativos, a empresária diz que o trabalho requer uma rotina muito intensa, mas que faz tudo com muito amor.

– Luciana Ribeiro, 42 anos – sócia fundadora da Zetha

Desde os 15 anos, Luciana sabia bem o que queria: trabalhar com moda. Percebendo um mercado em ascensão, ela criou a Zetha em 2015. Apesar da crise que o país enfrentava na época, Luciana reparou que as pessoas ainda procuravam uma roupa mais legal para jantares, festas e casamentos.

A mão de obra capacitada e pessoas comprometidas com a causa foram as principais dificuldades que a empresária encontrou para abrir seu negócio. Em compensação, após a criação da marca, ela se vê mais humana, com mais foco e determinação.

Com visão apurada e experiência de 20 anos no mercado, Lu Ribeiro acompanha a criação e desenvolvimento de cada peça de sua marca, todas bordadas à mão. A marca privilegia a feminilidade, que é destacada pela sensualidade e beleza de cada peça.

– Alanka Nasser, 40 anos – Consultora de Imagem e Estilo

Alanka Nasser começou sua carreira profissional em mercado exterior e café, onde trabalhou por 20 anos até migrar para o ramo da moda. Com forte atuação no Rio de Janeiro, cidade onde vive, formou-se em consultoria de imagem pela FIT NY e Dress Code Int e, em breve, se especializa em Consultoria Corporativa com Ilana Berenholc. Hoje a carioca dá Consultoria de Imagem e Estilo para pessoa física e marcas, além de ministrar cursos na ESPM-RJ, Studio 512 e no Instituto Rio Moda.

A Consultora decidiu começar seu próprio negócio após se tornar mãe. Ela conta que dessa forma consegue conciliar de forma muito produtiva e saudável a vida profissional com a rotina dentro de casa, um ponto positivo desta decisão. Mas, antes de trabalhar por conta própria, Alanka precisou de muita de muita estrutura e certeza de sua decisão. “É preciso muito força de vontade e automotivação para se trabalhar por conta própria. Estar sempre estudando a respeito do seu mercado e investindo no seu negócio é muito importante”, conta.

– Cau Saad, 36 anos – Personal Trainer

A personal trainer paulistana Cau Saad é responsável por criar o badalado circuito funcional, que leva seu nome e consiste em diferentes estações que trabalham os músculos de maneira integrada e global. Formada em educação física, a profissional é também pós-graduada em metodologia do treinamento e especializada em nutrição esportiva, além de ter em seu currículo dois estudos científicos sobre atividade física para gestantes e imagem corporal.

Para desenvolver o seu próprio programa, que elimina até 1200 calorias por aula, Cau se especializou em outros países e participou de treinamentos como Boot Camp, que se assemelha ao treinamento aplicado pelo exército, e o Insanity Workout, conjunto de exercícios funcionais e técnicas de musculação avançada. Além disso, a profissional aplicou treinamentos específicos para pilotos automobilísticos, durante a Fórmula BMW.

O Circuito Cau Saad tem como objetivo trabalhar todas as capacidades físicas do indivíduo como força, equilíbrio, concentração, superação, flexibilidade, agilidade, performance, coordenação motora, consciência corporal e prevenção de lesões. Segundo Cau, esse é um método antigo que hoje conquista seu espaço e passa a ser um modelo de treinamento estudado e aperfeiçoado por educadores físicos e fisioterapeutas. “A grande vantagem do treinamento funcional é que, na maioria das vezes, ele possibilita trabalhar toda musculatura ao mesmo tempo, em um único exercício”, enfatiza a personal trainer.

– Mafalda Bayam – diretora e estilista da Buboo

A marca Buboo nasceu em 2014 com a ideia de criar roupas para a criançada que fossem, acima de tudo, confortáveis, muito descoladas e divertidas. A diretora e estilista, Mafalda Bayam, tem como principal objetivo que os modelos levem a essência da criança.

“Sempre que estou criando, vem na minha cabeça aquelas brincadeiras de antigamente, pular amarelinha, pular corda, brincar com bambolê, menina doce, alegre, sapeca e charmosa”, conta Mafalda.

Para 2016 a Buboo quer aumentar sua venda no atacado em todo o Brasil e fora também, em lojas multimarcas que tenham sinergia com a marca. “Queremos também valorizar as vendas online, deixando o acesso prático para todos os clientes. Nosso objetivo é crescer sempre, mantendo nossa essencia e qualidade”, finaliza Mafalda.

– Bruna e Renata Paraíso – criadoras do NYC Tips

As irmãs paulistanas Bruna e Renata Paraíso criaram o site NYC Tips, que une todas as possibilidades de Nova Iorque em um só lugar. De bons restaurantes, shows, bares até tours gastronômicos e de moda.
A paixão em comum pela cidade começou em 2010, quando Renata foi estudar fashion design na Universidade Parsons e, em 2013, foi a vez de Bruna arrumar as malas e mudar para a Big Apple, onde vive até hoje. Sempre antenadas às novidades da cidade, passaram a ser consultadas pelos amigos sobre todos os tipos de dicas e conselhos de onde ir e de como aproveitar da melhor forma a cidade. “Resolvemos, por meio do site, ajudar não somente as pessoas que conhecemos, mas todas aquelas que estão na cidade e buscam novidades. Além disso, todas as dicas que damos são de fato coisas que fizemos ou presenciamos”, contam.

O NYC Tips reúne diversos serviços como roteiros e tours gastronômicos de moda e turístico e tours. Assim como serviços aéreos e hospedagem, consultoria de noivas, enxoval de bebê, recebimento de mercadorias e roteiro personalizado. “Nosso objetivo é crescer cada vez mais e de fato nos tornarmos a plataforma mais conhecida da Big Apple. Queremos atingir não só o público brasileiro mas, também, pessoas do mundo inteiro. Por isso estamos em busca de criar mais parcerias com marcas conceituadas”, completam.

– Joice Sens – sócia fundadora da Live!

A catarinense, de 33 anos, estilista, empresária e fundadora da LIVE!, marca com 12 lojas em operação no Brasil e também nos EUA, começou bem cedo sua trajetória na moda ao lado da mãe costureira, tendo contato direto com a prática da criação e modelagem. Cursou Técnico em Estilismo no SENAI, fez alguns estágios em confecções. Hoje, com mais de doze anos de experiência na pesquisa, criação e comércio de moda esportiva, atua também com as linhas BEachwear e Casual.

– Mara Mac, Estilista – Rio de Janeiro

Mara Mac Dowell construiu sua marca, hoje referência de grife brasileira, na década de 1960. Apesar de jornalista por formação, Mara sempre esteve por dentro do mercado da moda por frequentar uma grande magazine brasileira. Com a primeira loja em Ipanema, no Rio de Janeiro, hoje a Mara Mac está presente em outras capitais do país, como São Paulo, Minas Gerais, Curitiba e Salvador. O público alvo da marca são mulheres atraídas pelo estilo luxuoso e de frescor que a grife tem.

Para Mara, conciliar a vida profissional com a vida pessoal é um processo muito tranquilo. “Amo o que faço e isso completa minha vida como um todo”, explica a estilista.

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