H2OH! e a sustentabilidade

0

H2OH! acaba de completar dois anos no mercado e estréia sua comunicação com foco em sustentabilidade, um dos valores trabalhados pela bebida. Além de uma nova campanha publicitária criada pela AlmapBBDO, a marca materializa o perfil socialmente responsável com iniciativas como as Estações de Reciclagem, que são pontos de entrega para a coleta seletiva do lixo, feitas em parceria com  a rede de hipermercados Extra, pertencente ao Grupo Pão de Açúcar, além de workshops de reciclagem de garrafas pets realizados nos eventos patrocinados por H2OH!.

Com a nova assinatura, “H2OH! Escolha um mundo mais leve”, a campanha publicitária tem como carro-chefe o filme “Pavão”. Embalado pela trilha “Strangers in the night”, o comercial começa com um jovem andando pela calçada observando uma garota bonita parada em frente a um sinal de trânsito. Ele se aproxima discretamente e um clima de romance toma conta do filme e a trilha sonora envolve os jovens. Depois de uma troca de olhares, o rapaz abre inesperadamente um enorme rabo de pavão colorido, como se fosse uma arma de conquista, que deixa a garota surpresa com aquela cena inusitada. Ela sai correndo, assim como as demais pessoas que estão na rua. Nesse momento, surge o questionamento: “já pensou se a natureza escolhesse você para ter um rabo colorido e não o pavão?”. O locutor em off constata: “A natureza foi legal com você. Retribua”. Para finalizar, aparece uma imagem de um jovem bebendo uma garrafa de H2OH!, a câmera abre e percebe-se que ele está em cima de um globo terrestre. O jovem termina de beber e o segundo H do logo de H2OH! se abre e se ‘transforma’ numa lixeira, onde o garrafa é jogada, incentivando a reciclagem. O comercial acaba com a assinatura, “H2OH! Escolha um mundo mais leve”, uma alusão à leveza do produto e também à atitude perante as iniciativas sócio-ambientais.

O comercial foi filmado em Montevidéu, no Uruguai, e apesar de parecer, não há nele nenhum truque de computação. A cauda de pavão estava presa à cintura do rapaz por um cinto sob a camiseta e foi acionada à distância por rádio controle. O filme “Pavão” será veiculado nas redes Globo, Record e SBT, em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, Campinas e Ribeirão Preto. E, nas emissoras a cabo, estará em rede nacional no GNT, Sony, AXN, E!/TNT, Fox e Warner.

Além do filme, a marca elaborou um plano de mídia que inclui anúncios, peças de mídia exterior, on line e uma série de ações diferenciadas para levar o tema da campanha até o consumidor. A partir do dia 2/11, os anúncios estarão nas páginas das revistas semanais de novembro e nas mensais de dezembro. A mídia exterior estará em São Paulo (relógios de rua), Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis em diferentes formatos.

Para Nora Mirazon, diretora de marketing da Pepsi, “a nova campanha de comunicação, somada às iniciativas realizadas juntamente com a Rede Extra e outras ações que aconteceram ao longo dos dois anos de vida da marca, refletem os princípios de H2OH! e a preocupação em apoiar atividades de responsabilidade sócio-ambiental. O grande desafio da nova campanha de comunicação era apresentar os valores de H2OH!, entre eles, ser uma marca socialmente responsável, isso tudo de um jeito leve e diferente, atributos inerentes à personalidade de H2OH!”.


Estações de reciclagem

A nova campanha de comunicação acompanha a mobilização da marca que ganhou força com a implementação da parceria do programa de reciclagem Extra H2OH!, com o Grupo Pão de Açúcar, iniciado em agosto desse ano. Hoje, existem 21 estações de reciclagem em funcionamento nos hipermercados Extra e devem chegar a 35 até o final de 2008.
As duas empresas irão investir, até o final deste ano, R$ 1,2 milhão na implantação do programa nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Piracicaba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Uberlândia e Maceió para recebimento de papel, plástico, metal, vidro, além de óleo de cozinha usado, que deve ser armazenado em garrafa pet e entregue nos postos de coleta.
As novas Estações Extra H2OH! são feitas com materiais totalmente reciclados e recicláveis. Todo material arrecadado é doado a cooperativas de catadores e a renda revertida para seus cooperados. Além do caráter social da ação, com a geração de emprego e renda, as estações de reciclagem têm também como objetivos preservar o meio ambiente e promover a conscientização das pessoas para o devido descarte de materiais recicláveis poupando os mananciais e aterros sanitários de lixos, de difícil decomposição, que prejudicam o meio ambiente.
Para os consumidores entenderem a importância da reciclagem e o funcionamento das estações, H2OH! e Extra já colocam no mercado uma série de anúncios didáticos divulgando a parceria. Os pontos-de-venda estão sendo equipados com totens, folders e material de sinalização das estações, em cada um desses pontos há um atendente responsável pela organização, limpeza e divulgação deste trabalho. São os chamados “fiscais da natureza”, cooperados das associações beneficiadas pelo programa.

O envolvimento de H2OH! com a responsabilidade sócio-ambiental ganha escala com a nova campanha e a parceria com o Grupo Pão de Açúcar, mas já vem sendo praticada desde seu lançamento. Em eventos patrocinados pela marca, a bebida promoveu uma série de workshops sobre reciclagem de garrafas PET e como transformá-las em objetos úteis para o dia-a-dia. Por exemplo, na Casa Cor São Paulo desse ano, 15 jovens da Fundação Gol de Letra foram convidados para participar do workshop “Arte reciclável no seu cotidiano”, que foi coordenado pela renomada dupla de arquitetos Kiko Sobrinho e Alessandro Jordão e tinha como objetivo a criação de objetos de arte feitos a partir dos elementos que compõem as garrafinhas da bebida. Com pets, rótulos e tampinhas dos três sabores de H2OH!, os participantes criaram peças úteis para o seu dia-a-dia.

Além disso, a marca tem patrocinado eventos relacionados ao tema, como o Festival About Us e Casa Arte e Design, e reutilizado as próprias garrafas para a criação de objetos como luminárias, puffs, entre outros, para a ambientação dos seus eventos.     

Brasil e a reciclagem:

Só o Brasil produz cerca de 140 mil toneladas de lixo urbano por dia. 88% deste lixo vai para aterros sanitários ou lixões. O restante, 12%, é reciclado. Nos Estados Unidos e Europa o percentual de lixo reciclado é de 40%. O objetivo é de que, em dois anos, as Estações Extra H2OH estarão disponíveis em todas as lojas da rede.
Atualmente, o programa do Grupo Pão de Açúcar já arrecadou 25 mil toneladas de resíduos, 50% desse total em papel, 10% em plástico, 20% em vidro, e o restante dividido em metal, alumínio e óleo. Mensalmente, são arrecadadas mais de 500 toneladas de resíduos entregues a 21 cooperativas, localizadas em 25 municípios de oito estados.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP