ISRAEL SE DESPEDE DE SHIMON PERES

0

O corpo do ex-presidente de Israel Shimon Peres, que morreu no último dia 27, aos 93 anos, de acidente vascular cerebral (AVC), está sendo velado hoje no Knesset, o Parlamento israelense, em Jerusalém, e será sepultado amanhã. O Ministério das Relações Exteriores de Israel divulgou vídeo em homenagem ao homem que dividiu o Nobel da Paz de 1994 com Yitzhak Rabin e Yasser Arafat face aos esforços de paz nessa região do Oriente Médio.

Contraditório, Peres exerceu em diferentes momentos e por quase sete décadas cargos políticos importantes em Israel. O jornalista Jayme Brenner, um analista atento do mundo israelense, definiu bem o homem que será sepultado amanhã, 30. Uma análise que dá vida ao vídeo:

 

Contraditório, apegado ao poder (ocupou rigorosamente todos os ministérios além da Presidência, inclusive o da Religião). Em Israel se brincava dizendo que “ele não consegue abrir mão da limusine”. Mas foi-se um grande. Pioneiro do programa nuclear, braço direito de Ben Gurion. Fale-se o que quiser, mas perde muito o já magrinho campo da paz. Z”L chaver. Jayme Brenner

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.