Nas asas da FedEx Express

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Guilherme Gatti, diretor de marketing da FedEx para a América Latina revela, nesta entrevista exclusiva à Revista Publicittà, os planos da empresa para o mercado latino, em especial o brasileiro, e a forma como a empresa pretende se posicionar na área de comunicação para atrair novos negócios. Leia os principais trechos da entrevista.

 


 A FedEx Express reforça sua imagem no mercado brasileiro com campanha global da BBDO. Qual a importância da América Latina e, em particular do Brasil, para a corporação com faturamento global de US$ 36 bilhões?

A estratégia global da FedEx é facilitar o acesso das empresas a todos os mercado globais. Nesse contexto, a América Latina tem uma importância fundamental. Países como Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e outros têm um grande potencial de crescimento se encontram em um momento bastante favorável do ponto de vista macro-econômico. É certo que existe volatilidade política, mas economicamente os países estão melhor posicionados em busca do desenvolvimento sustentável, o que insere cada vez mais a região da América Latina como participantes importantes no comércio internacional.

Os serviços de entrega, num mundo globalizado, ganham mais força e abrem novas oportunidades de negócios. Qual o perfil dos usuários? Grandes, médias ou pequenas empresas?

A FedEx Express possui serviços para todos os perfis de clientes – do pequeno produtor  à multinacional, passando também pela pessoa física que quer enviar pacotes ou documentos a outros países. 
Existe hoje na América Latina uma grande tendência de setores públicos para dar apoio aos pequenos e médios empreendedores, como uma alavanca de geração de recursos externos e crescimento econômico. A FedEx Express vem trabalhando junto a esses setores e instituições, criando programas especiais que atendem especialmente às necessidades dos pequenos exportadores, levando a eles informação, tecnologia e acesso a oportunidades no comércio internacional. Foi assim que criamos o FedEx PyMEx Membership na América Latina, um programa de apoio a pequenos e médios, que contempla seminários gratuitos, consultorias online e oncall, alianças estratégicas para cursos de MBA em comércio exterior, assinaturas de revistas e outros benefícios.
Já para atender às grandes empresas e multinacionais, a FedEx Express busca sempre expandir seu portfólio de serviços, atendendo às necessidades de transporte e soluções logísticas que essas companhias demandam. Por exemplo, lançamos no Brasil o Transportation Solutions, um conjunto de serviços que permite às empresas enviar remessas simples ou com múltiplos destinos para os Estados Unidos em quatro ou seis dias úteis, um complemento ao FedEx International Priority, que garante entrega de 24 a 48 horas em todo o mundo.
Já o Transborder Distribution, por exemplo, é uma solução de distribuição internacional, que permite aos clientes exportarem do México para múltiplos destinos dos Estados Unidos utilizando-se de múltiplos modais (aéreo, terrestre, fluvial etc.), contando com desembaraço alfandegário. 
Para dar suporte a essa filosofia de atender a clientes e empresas dos mais diversos tamanhos, a FedEx Express possui uma estratégia de comunicação e promoção dirigida a cada um dos segmentos, a fim de promover os diferenciais competitivos oferecidos a cada um deles. 

Esse é um mercado que demanda muita eficiência, uma característica da FedEx Express. E os preços são competitivos? Tão competitivos quanto os dos Correios?

A FedEx Express tem uma frota própria internacional capaz de conectar o Brasil a mais de 220 países e territórios com garantia de entrega e tempo definido. Essa infra-estrutura, aliada a altos investimentos em Tecnologia da Informação, colocam a FedEx Express em uma posição totalmente diferenciada da dos Correios, que não possui estrutura própria fora do país.

O que leva a empresa a usar uma campanha global em vez de nacionalizar a publicidade, para chegar mais perto a mercados locais? A AlmapBBDo é parceira na veiculação  no Brasil?
A campanha publicitária “Behind the Scenes” ilustra com criatividade três temas chave: Acesso, Sucesso e Crescimento, que demonstram como as organizações acessam o mercado global atualmente e o papel que a FedEx Express desempenha em auxiliar os clientes a tornarem realidade as oportunidades potenciais – sejam elas em suas comunidades locais ou em remotas partes do mundo.
A idéia dessa nova campanha publicitária é expandir, em âmbito global, o poderoso legado da marca FedEx Express, reiterando nosso compromisso de oferecer uma excelente experiência a nossos clientes de forma consistente no mundo inteiro. Como estamos tratando de um tema ligado à globalização, nada mais natural que usar uma linguagem globalizada, embora se adaptando e respeitando as culturas locais.
O conceito da campanha “Behind de Scenes” (“Nos Bastidores”) reforça a maneira como a FedEx Express auxilia seus clientes (de todos os tamanhos) a ter acesso às oportunidades de mercado globais e locais no mundo inteiro. Além de anúncios, os empresários podem encontrar informações pertinentes sobre mercados globais de todos os continentes através do site  http://experience.fedex.com/. Lá, encontram-se informações importantes sobre as principais economias, como PIB, população, produtos mais comuns e outras, em diversos idiomas, inclusive o português e o espanhol. Apostamos ali na informação como um diferencial no concorrido mercado do transporte expresso, principalmente devido à rapidez com que as transações comerciais vêm sendo feitas com as novas tecnologias.


Quais os planos da FedEx para o mercado brasileiro de 2008 para frente, já que 2007 é página virada, embora a greve dos Correios, tenha contribuído para a expansão dos negócios privados?

Continuaremos acreditando no mercado brasileiro. No ano passado, expandimos nossa atuação no sul do país, por meio da abertura de um novo centro de operações em Blumenau, Santa Catarina, que atende a mais de 40 cidades do leste do Estado. Também aumentamos nossa capacidade de carga na rota entre São Paulo e os Estados Unidos (Memphis), por meio da utilização do MD-11, avião com maior capacidade, nas cinco freqüências semanais que temos. Desenvolvemos novas alianças estratégicas do PyMEx no Brasil. No ano que vem, continuaremos esse movimento de aposta no mercado brasileiro com novas soluções que darão força ainda maior ao comércio exterior brasileiro.

Guilherme, fale um pouco de você de sua trajetória profissional e desde quando cuida da imagem da FedEx no País.

Comecei na FedEx há cerca de 15 anos como estagiário. Desde o começo acreditei que essa seria uma empresa na qual poderia desenvolver todo o meu potencial e crescer profissionalmente. Realmente acertei. A FedEx Express dá grandes oportunidades a seus profissionais. Sempre atuando na área de marketing, após um tempo passei a Diretor para o Brasil e, mais recentemente para toda a América Latina. É um desafio, mas também um prazer constante. Por ser uma empresa global, a FedEx Express nos dá uma oportunidade de ter uma visão mais completa sobre desenvolvimento e posicionamento de marca no âmbito global.  Inclusive com programas de reputação corporativa, como responsabilidade social e ambiental.

A imagem da FedEx Express é forte em grandes mercados globais. A idéia é que se popularize também no Brasil?

A FedEx Express quer ser conhecida pela eficiência, qualidade e rapidez de seus serviços nos mais de 220 países em que atua. Os esforços que a companhia tem dedicado à imagem e à reputação corporativa vêm sendo consistentes e significativos em todo o mundo, de forma cada vez mais globalizada. Não se trata exatamente de uma marca popular, mas sim de uma marca que busca ser cada vez mais reconhecida entre decisores de comércio internacional e formadores de opinião.

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