O MARKETING DIGITAL SEGUNDO DEL FIOL

0

Com o peso cada vez maior do digital nos investimentos e receita das empresas, fica impossível ignorar a necessidade de se investir em divulgação na web. Mas muitos empreendedores ainda não encontraram a maneira ideal de fazer isso. Para Robson Del Fiol, CEO da ESV Digital – empresa especializada em marketing digital -, a internet permite usar o Big Data para traçar campanhas inteligentes. Em entrevista, Del Fiol comenta as tendências do segmento para os pequenos e médios empresários.

Qual a principal mudança no marketing com a internet?
Robson Del Fiol: A escala somada à personalização. Antes você planejava uma campanha para atingir um grupo de pessoas. Agora, aborda um público ainda maior e, ainda assim, é possível tratar os indivíduos de forma única. O futuro do marketing digital é essa customização em massa. Isso permite ser assertivo na comunicação e atender melhor necessidades específicas, usando os canais certos para atingir as pessoas certas de acordo com o serviço ou produto oferecido.
Qual a importância da atribuição de valores para esses canais?
RDF: Para ter um plano de mídias digitais eficiente, é preciso ter uma coleta de dados eficiente. Atribuição significa entender e valorizar corretamente a importância de cada canal (e-mail marketing, SEO, displays, adwords, redes sociais, etc.) no processo de venda de um produto ou serviço. Conforme você consegue avaliar isso de uma maneira precisa, fica mais fácil programar seus investimentos.
Quais canais oferecem o melhor ROI?
RDF: O SEO e o próprio domínio. O SEO é um investimento barato perto do resultado que oferece e, se bem feito, garante uma boa qualificação entre os buscadores, o que é ótimo para a performance. Mas até para receber o tráfego gerado com isso, criar um bom website também é essencial e tem um custo relativamente baixo. Não adianta usar um endereço difícil: ele deve ser fácil de ser lembrado. Um bom exemplo é a Procter & Gamble, que simplificou a sua marca e domínio para PG.
Há canais que trabalham mais com a reputação do que com resultados de vendas?
RDF: Sim, é o caso das redes sociais. É onde ocorre a interação entre as pessoas no ambiente virtual, ou seja, onde se comenta e dissemina uma boa – ou má – reputação. Apesar de não resultar em lucro direto, é a partir da reputação nas mídias sociais que muitos usuários buscam esta ou aquela marca, mesmo que façam isso por meio de outros canais, como buscadores, displays ou links diretos. Mais uma prova da importância de analisar toda a jornada dos usuários nos canais digitais, e não só a última etapa, a da compra.
Há canais ultrapassados hoje em dia?
RDF: É difícil dizer isso se esse meio ainda gera tráfego. É possível afirmar, sim, que há uma forma ultrapassada de investir nesses canais: a inserção direta sem planejamento. Presumir que um público de determinado canal ou site em que você invista vai ter interesse no seu produto sem segmentar a campanha é sinônimo de pouco conhecimento das novas técnicas e maiores chances de insucesso.
Por fim, qual deve ser a preocupação principal de um empreendedor iniciante?
RDF: Estabelecer sua presença online. Ainda mais hoje, quando lidamos com gerações que já nasceram conectadas, é essencial aparecer na internet. Pode parecer ameaçador para quem está começando, mas as possibilidades são imensas, basta comparar quantas pessoas passam na frente de uma loja por mês e quantas podem acessar o site da mesma loja em um único dia.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP