QUANTIDADE NÃO É SINÔNIMO DE QUALIDADE

0

Por Silvio Bianchi*

É impressionante a quantidade de eventos que surgem em tempos de crise. E é de se esperar, pois, se o governo não faz a sua parte, o empresariado tenta fazer.

Para se ter uma ideia, montar um evento focado em business de atuação é uma tarefa árdua e cara. Com temas variados, de grandes corporações de TI a reuniões de C-levels, os chamados “bons eventos” ocorrem em locais sofisticados e de grande procura pelas empresas, em São Paulo, por exemplo. Na grande maioria, estes locais já estão blocados para eventos com um ano de antecedência.

E não é só o local, mas se contrata de tudo. De renomados chefs para assinar o buffet, ao DJ do momento para o happy hour. Claro que ainda tem tradutores, se houver palestrantes de fora do país, seguranças, enfim, uma megaestrutura.

Mas o que chama realmente a atenção não são os acessórios ou o que será servido pelo buffet, mas, sim, o seu conteúdo.

Recentemente, participei de um evento em São Paulo e fiquei surpreso pela quantidade de convidados. Não esperava tantos clientes e prospects reunidos em um encontro sobre uma ferramenta de CRM. Local maravilhoso, serviço excelente de buffet, mas houve um erro imperdoável.

Quando entrei no local das palestras, percebi um imenso átrio cheio de recepcionistas e observei que não havia head-sets para todos os participantes, impossibilitando o acesso ao áudio em português das palestras apresentadas em língua estrangeira.

Tecnologicamente sensacional, pois as pessoas circulavam pelo local no mais absoluto silêncio. Tinha gente no banheiro de headset na cabeça. Entendi que esse comportamento era explicado porque, em caso de devolução, os participantes não conseguiriam outro equipamento.

Então me perguntava: “Raios! Gastaram milhões e não há equipamento de áudio para todos? Como?” Inacreditavelmente, as pessoas se perdem no meio de tanta “ostentação empresarial” e se esquecem do propósito do evento: conteúdo.

De que vale toda a energia gasta, todo investimento financeiro se o principal não foi planejado, ouvir a palestra? Aí você pensa: Ainda bem que não sou cliente da ferramenta, pois, com certeza, eles é que vão pagar essa conta.

No dia seguinte, recebi um e-mail da equipe comercial querendo marcar uma reunião para me vender a ferramenta da qual eu nem sei o que faz. Olhem quanto tempo perdido!

Resumo da ópera: os participantes estiveram em local nobre, estacionaram seus carros em garagens cobertas, estavam sendo cuidados pelos seguranças, comeram e beberam muito bem, mas quem tinha interesse em conhecer o produto pode não ter tido a sorte de conseguir um headset.

Para evitar esses inconvenientes e garantir a promoção de um evento de sucesso, pontuo algumas dicas:

. Foque no conteúdo – desenvolva uma apresentação condizente e objetiva;

. Coloque uma pessoa que realmente entenda do tema para palestrar;

. Selecione o público de relevância para o evento – olhe um a um da lista;

. Procure um local agradável – claro que com um mínimo de conforto e segurança.

Lembre-se: as pessoas atenderam ao seu chamado e foram até o local do seu evento interessadas no que você tem de diferente para oferecer ou dizer. As pessoas não saem de seus escritórios ou casas interessadas no que tem para comer. Se isso ocorrer é por que algo está fora do eixo e, provavelmente, você errou no perfil do público convidado.

*Silvio Bianchi é publicitário e diretor-presidente da Trilha Tecnologia, empresa especializada em negócios B2B.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP