UM PRÊMIO PARA JOAN ROSE

0

A professora Joan Rose, EUA, foi premiada com o prêmio Stockholm Water por sua incansável contribuição à saúde pública global; ao analisar riscos para a saúde humana na água e criar orientações e ferramentas para formuladores de políticas públicas e comunidades melhorarem o bem-estar global.  A professora Joan Rose detém a cadeira Homer Nowlin em Pesquisa sobre a Água na Universidade Estadual de Michigan. Ela dedicou sua vida profissional à qualidade de água e saúde pública, e é uma das principais autoridades mundiais em microbiologia da água.

Ao receber a notícia, ela disse: “Fico muito honrada por ser parte de uma lista com tantos premiados importantes no passado. O Prêmio chama a atenção para as questões mais importantes ao redor da água no século 21 e, para mim, isso é qualidade da água”.

Em sua premiação, o Comitê do prêmio Stockholm Water disse: “O nexo da microbiologia relacionada com a água, qualidade da água e saúde pública está tomada pela incerteza teórica e prática. Há poucos indivíduos que podem abordar os desafios cada vez maiores e em transformação para limpar a água e a saúde; da ciência mais moderna e pesquisa original, com a disseminação profissional, lobby legislativo eficiente, orientação profissional e o aumento da consciência geral. Joan Rose é o principal exemplo dessa extraordinária mistura de talentos”.

“Sempre fui motivada pelos princípios de saúde pública, como evitar doenças. Uma barreira central, nossa infraestrutura de água, está sendo destruída ou é não existente em muitas partes do mundo. A população global que não tem acesso a esgoto é contada em bilhões”, diz a Professora Rose.

“A Professora Rose quer assegurar a saúde de todos os seres humanos e ecossistemas aquáticos. Ela mostrou continuamente grande liderança na transformação do mundo em um lugar melhor”, diz o Diretor Executivo da SIWI, Torgny Holmgren.

Joan Rose é a principal autoridade do mundo em Cryptosporidium, mostrando sua grande ocorrência no abastecimento de água em 1988. Em 1993, o micro-organismo afetou mais de 400.000 pessoas, matando 60, em Milwaukee, EUA.

S.M. Rei Carl XVI Gustaf da Suécia, Patrono do Prêmio Stockholm Water, vai entregá-lo a Joan Rose em uma Cerimônia Real em 31 de agosto, durante a Semana Mundial da Água 2016 em Estocolmo.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.