“Jovens sem Cigarro”

0

A NovaS/B desenvolveu para a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma campanha global multimídia que será lançada no próximo sábado, 31 de maio. É a primeira vez que uma agência brasileira é escolhida pela entidade para a campanha global do Dia Mundial sem Tabaco. O tema deste ano é “Jovens sem Cigarro”. 

A campanha mira principalmente os formadores de opinião e os jovens. É um contraponto à estratégia de comunicação da indústria do tabaco, que tem investido pesado para mostrar seus produtos a jovens e adolescentes,  principalmente para o público feminino, com estratégias de marketing voltadas exclusivamente para o universo dessa faixa etária, como patrocínio de eventos culturais e esportivos, presença em games e internet, merchandising em cinema e televisão e displays e ambientações em clubes e bares.

O esforço de comunicação será veiculado em cerca de 200 países, em idiomas como o árabe, o mandarim, o russo, o hindu, além do inglês, francês, espanhol, português e muitas outros. A campanha terá peças impressas e será veiculada também por internet, rádio e TV. Os países integrantes da OMS estão planejando a realização de vários eventos no Dia Mundial sem Tabaco, utilizando as peças publicitárias.

A campanha será liderada no Brasil pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), representação regional da OMS nas Américas, em parceria com o Ministério da Saúde. No país, será veiculado o videoclipe “Break the Net”, produzido pela NovaS/B (duração de 3 minutos e versões de 1 minuto e 30 segundos), que reproduz o ambiente jovem encontrado em qualquer parte do mundo.

“Resolvemos adotar um formato não convencional, que mistura propaganda e entretenimento, o ad-entertainment. O entretenimento é representado pelo  videoclipe, linguagem a que o jovem está acostumado, e a mensagem publicitária é veiculada na letra da música”, diz Valmir Leite, VP de Criação da NovaS/B. Segundo Valmir, esta é a primeira vez que se faz no Brasil um videoclipe como peça publicitária.

No clipe, um casal jovem que se encontra numa balada trava um embate por meio de um rap cantado em inglês. Ele tenta atraí-la com argumentos de sedução representados pelo cigarro e sua fumaça. Ela o rechaça com uma resposta vigorosa que alerta para os riscos de “cair na rede” do marketing do tabaco.

Existem aproximadamente 1 bilhão de jovens entre 14 e 24 anos no mundo, cerca de 18% da população mundial. A preocupação da OMS com esse público vem do fato que é cada vez maior o número de adolescentes que consomem cigarros. Na virada do século, entre 88 mil e 99 mil jovens começavam a fumar diariamente.

“Estudos indicam que os jovens são mais vulneráveis à influência de diferentes formas de marketing e comunicação empregadas pela indústria. Além disso, não é segredo que o fumo na juventude acarreta em sérios problemas de saúde na idade adulta”, afirma Bob Vieira da Costa, um dos sócios da NovaS/B.

O trabalho desenvolvido para a OMS é um dos mais representantivos exemplos da Comunicação de Interesse das Pessoas (CIP), vertente que vem ganhando espaço na publicidade brasileira e da qual a NovaS/B é a precursora no país. A CIP veicula mensagens que mobilizam pessoas em torno de idéias de transformação positiva do ambiente social e que agregam valores diferenciados às marcas e seus produtos.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP