56 MILHÕES COMPRARAM DOS PEQUENOS NO DIA 5

0

56,2 milhões de pessoas compraram de micro e pequenas empresas nessa segunda-feira, 5 de outubro, em todo o  Brasil. Também houve a adesão de mais de 184 mil empresas ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, iniciativa do Sebrae para transformar o Dia da Micro e Pequena Empresa em uma data de mobilização da sociedade para consumir produtos e serviços de pequenos negócios e, assim, movimentar a economia. Os dados apontam também que 88,2 milhões declararam que o Movimento incentiva a compra em pequenos negócios.

“Este foi o primeiro ano do Movimento, mas ele será permanente. Queremos que se transforme em uma data simbólica para o varejo. Em apenas dois meses, desde que lançamos a ação, a adesão foi muito positiva. Os números devem crescer à medida que o Compre do Pequeno seja abraçado pela sociedade”, comemora o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Lançado em 5 de agosto, o Movimento Compre do Pequeno Negócio tem o objetivo de estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por empresas de pequeno porte, aquelas que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. Durante esse período, os consumidores e os empresários foram mobilizados principalmente pela internet. O site desenvolvido especialmente para a iniciativa(www.compredopequeno.com.br) cadastrou mais de 184 mil empresas e cerca de 7 mil apoiadores e parceiros. E continuará no ar, para receber novas adesões.

As redes sociais também tiveram importante participação na mobilização – a fanpage do Movimento somou quase 219 mil seguidores. O hotsite Compre do Pequeno Negócio recebeu mais de 6,4 milhões de visualizações em 60 dias. A página do Facebook do Movimento com publicações diárias alcançou mais de 97 milhões de pessoas.

O Movimento Compre do Pequeno Negócio atuou em duas frentes: de um lado mostrou para o consumidor que, ao comprar de um pequeno negócio, ele ajuda a gerar empregos e a movimentar toda a economia – as mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas brasileiras respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 52% do total de empregos com carteira assinada.

Do outro, mobilizou empresários, para que eles se tornassem mais eficientes e atendessem melhor seus clientes. Dos dias 21 a 26 de setembro, foram realizados cerca de 270 mil atendimentos por meio de palestras, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente que ocorreram em todo o país durante a Semana de Capacitação, cujo objetivo foi preparar os empreendedores para o 5 de outubro.


Hábitos de consumo

Como parte das ações, o Sebrae quis conhecer os hábitos de consumo dos brasileiros e descobriu que, mesmo em época de crise, o preço não é o fator determinante para o consumidor. Pesquisa realizada no site do Movimento Compre do Pequeno Negócio com mais de 33 mil pessoas entre clientes e donos de pequenos comércios e serviços em todo o Brasil apontou que o bom atendimento, a qualidade e a variedade do produto são variáveis mais importantes na hora da compra.

Embora o preço tenha importância na decisão de compra do consumidor, ele não foi a principal resposta. Em primeiro lugar, o consumidor apontou o bom atendimento como fator preponderante na hora de escolher um estabelecimento. E, nesse ponto, o dono do pequeno negócio conhece seus clientes porque, segundo a pesquisa, metade deles é da vizinhança. Assim, 37% dos donos de pequenos negócios declara manter algum tipo de relacionamento com o cliente após a venda, seja pessoalmente ou por e-mail, telefone e redes sociais, e 36% entregam em domicílio.

Logo depois, na preferência do consumidor, está a qualidade no produto ou no serviço que adquire, o que mostra a importância do empresário se preparar, melhorar os processos e oferecer mercadorias e serviços de alto nível. Entre as motivações para a compra, o consumidor aponta como importante “ter o que ele precisa”, o que é mais uma vantagem para o pequeno negócio, já que 45% deles estudam o perfil dos clientes para oferecer produtos e serviços mais adequados. (Da Agência Sebrae de Notícias)

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP