A FORÇA DA MÚSICA NA COMPOSIÇÃO DA MARCA

0

Quantas vezes não entramos em uma loja e nos pegamos cantarolando a música que ecoa pelo espaço ou temos uma vontade imensa de sair dançando? Pois saiba que aquele som delicioso não foi selecionado por acaso e tem um peso muito grande na composição e identificação da marca. É o que os estudiosos chamam de Music Branding e que os jovens empreendedores Juli Baldi, 27 anos, e Rafael Achutti, 32 anos, transformaram em negócio. 

O Bananas Music Branding nasceu em 2013, em Porto Alegre, como uma agência especializada em curadoria e estratégia musical para marcas. A empresa é responsável pela oferta de um leque diferenciado de serviços, que vai de trilha para lojas a rádio web, passando por projetos especiais, canais de streaming, conteúdo musical, discotecagem e eventos. Na carteira de clientes, nomes como Youcom, Gang, Warner Music Brasil, Insecta Shoes, ESPM, Philips, Amstel, Nissan, Intimus, Ford, Shopping Iguatemi de Porto Alegre, entre outros. “Somos vitamina para marcas que acreditam que a música importa. Por isso, temos uma receita exclusiva para cada tipo de negócio”, diz Juli, reproduzindo o texto apresentado no site do Bananas.

O nome Bananas, aliás, não foi escolhido à toa. Foi mergulhando na coleção de vinis que a dupla encontrou o LP de lançamento do Velvet Underground, de 1965, cuja capa apresentava uma banana desenhada por Andy Warhol. Era a inspiração que eles precisavam para batizar a startup, que nasceu da observação dos sócios da necessidade de lojas e restaurantes adotarem músicas que combinassem com o ambiente e o perfil do negócio. “Em Porto Alegre, as pessoas se preocupavam com o cardápio, com o atendimento, mas esqueciam da música”, diz Juli. “No sul do país não tinha nenhuma empresa especializada em fazer trilha para estabelecimentos comerciais. Alguns amigos começaram a pedir para eu organizar uma playlist personalizada e enxerguei nesses pedidos uma oportunidade de negócio”.

Juli entendia de música, era comunicadora de rádio e discotecava, enquanto Rafael tinha uma banda e entendia de marketing e publicidade. Da soma das duas habilidades nasceu a startup. “Era algo novo, não tinha ninguém que fizesse um trabalho com music branding, pelo menos que a gente soubesse”, afirma Rafael. “Nós começamos por intuição, testando as propostas no próprio cliente, entendendo quantas horas de música era possível entregar, qual tipo de música combinava com determinado estabelecimento ou evento; em quanto tempo deveríamos atualizar a lista e qual a melhor forma de entregar o produto”.

Foi entre erros e acertos que a Bananas Music criou um software para armazenamento e distribuição do som, capaz de ser atualizado via internet. A ferramenta ajudou a empresa a trabalhar com grandes cadeias e para todo o Brasil, já que via CD ou pendrive seria praticamente impossível. O preço varia de acordo com o tamanho da rede. O teto é R$ 350 mensais para um único ponto de venda, valor que pode cair para R$ 59, para uma rede. Três anos depois, o Bananas oferece serviços que vão além do ponto de venda, atendendo todo o universo da marca. “A Youcom é um bom exemplo do momento atual”, diz Juli. “Somos responsáveis pela playlist da loja, pelo som do site, pelo conteúdo de música apresentado no blog e, ainda, realizamos a curadoria de um festival de rua”.

Outro traço de pioneirismo do Bananas Music Branding foi o da oferta de conteúdo musical para as marcas dentro do Spotfy. “Há dois anos, quando iniciamos as primeiras conversas, as empresas não percebiam o potencial dessa ferramenta como uma conexão entre marca e cliente, e a própria plataforma de streaming não nos via como parceiros”, diz Rafael. “Hoje, o cenário é outro, o próprio Spotify nos indica para o trabalho de curadoria, o custo de entrada é muito menor. Já atendemos grandes nomes como Melitta, O Boticário, Nissan e Microsoft”.

O próximo passo, segundo os sócios, será ampliar o número de clientes com liberdade para realizar a curadoria musical 360 º, conforme costumam dizer, ou seja, trabalhar o braço da trilha sonora em todos os pontos de contato da marca, da loja física às redes sociais. No início de 2017, o Bananas colocará no mercado um novo serviço, um sistema de cruzamento de dados que permitirá às marcas saber qual o impacto real da música nas vendas. “Será possível cruzar a música que toca na loja, com o fluxo de clientes, o tempo de permanência e o volume de compras”, finaliza Rafael.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP