A morte do vendedor de calçados

0

Um estudo realizado pela TNS InterScience com o consumidor carioca traz informações que justificam o investimento de grandes marcas em lojas conceito onde mostram a possibilidade que deve ser aberta aos consumidores de experimentar as marcas. Mais: de receberem um atendimento não invasivo, como ods vendedores de lojas de calçados, que impedem que o consumidor veja os produtos ou os experimente sem o compromisso da compra.

A pesquisa revelou por exemplo que o peso da propaganda é de 43%, enquanto o do atendimento é de 67%. Ou seja, nada adianta investir pesado na propaganda, se na ponta do varejo, o atendimento deixa a desejar.

Essa situação é ainda mais grave diante da acirrada concorrência, que leva as empresas a conhecer mais as preferências, necessidades e desejos dos consumidores para não perder espaço no mercado. E, para ser reconhecida como uma organização que respeita o consumidor.

A pesquisa da TNS InterScience realizada para a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, também nos mostra que os cariocas estão dispostos a pagar mais se tiverem um bom atendimento. Ou seja, o preço está deixando de ser o fator fundamental e decisivo para a compra. 

Tanto que na cidade do Rio de Janeiro, o quesito qualidade dos produtos e/ou serviços aumentou consideravelmente de 53%, em 2006, para 71%, em 2007. O item atendimento também cresceu e registrou 67%, em 2007, ante os 49% em 2006. 

Já os atributos satisfação dos clientes por meio de pesquisas e responsabilidade social registraram queda. O primeiro caiu de 40%, em 2006, para 37%, em 2007. O segundo registrou 39%, em 2006, e 34%, em 2007. Isso mostra que esses dois itens são importantes, mas não decisivos para os cariocas.

O que a pesquisa indica, de forma clara, é aquilo que marcas já têm procurado fazer ao redor do mundo. A toda horas, grandes corporações, que nuncam se preocuparam em ofertar seus produtos diretamente ao consumidor, a exemplo da Samsung, da Nike e da Adidas, agora o fazem para treinar vendedores do varejo multimarcas. É como se um consumidor entrasse na Casas Bahia para comprar um celular e de outro lado do balcão encontrasse um vendedor que não sabe mexer no aparelho. Então, mais importante do que o preço nesse caso, será o atendimento que esse consumidor deverá oferecer.

Outro fator decisivo é a experiência do consumidor com o produto desejado. Nas lojas conceito, a exemplo da Nike, o consumidor é livre para ter uma experiência real com qualquer produto da loja, sem o compromentimento quase obrigatório das redes de varejo que compre alguma coisa. Além disso, as informações do produto estão sempre claras e o vendedor preparado para responder e respeitar as dúvidas e escolhas do consumidor, sem ter de recorrer a manuais ou dizer para esse cliente ligar para o SAC.

É a morte do vendedor de calçados tradicional. E o surgimento de equipes de vendas mais bem treinadas e com conhecimento de marca.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP