A SUSTENTABILIDADE NAS PÁGINAS DE UM GIBI

0

Na última segunda-feira,12, o Programa de Educação e Conservação Ambiental Mata Viva® realizou a entrega de 7500 gibis e um videoaula que visam engajar professores da rede municipal de ensino fundamental sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para levar este tema à sala de aula a partir do início do ano letivo em 2017. A iniciativa é fruto de uma parceria entre Cooperativa Agrária Agroindustrial, Fundação Espaço ECO® (FEE®), BASF e Prefeitura Municipal de Guarapuava por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Alunos de escolas de Guarapuava e região serão beneficiados pelo videoaula que servirá como ferramenta de capacitação dos professores sobre temas relacionados à sustentabilidade. O gibi “Construindo um Mundo Sustentável” conta a história de quatro jovens que buscam entender os 17 ODS e fazer um trabalho escolar.

“Este material é fundamental para traduzir conceitos de sustentabilidade e temas complexos, como os ODS, de forma a atingir os alunos da rede municipal de ensino e toda a comunidade escolar”, afirma Doraci Senger Luy, secretária de Educação e Cultura de Guarapuava.

 

Para Sara Juarez Sales, gerente de Educação para a Sustentabilidade e Conservação Ambiental da FEE®, a concretização da agenda 2030 acontecerá no âmbito da atuação local, por meio de planos a serem construídos com os diferentes atores comunitários e municipais. “O desafio é enorme, principalmente diante de cenários econômicos, sociais e ambientais tão complexos, mas é engajando as pessoas, levando conhecimento, abrindo espaços de diálogo, articulando diferentes atores como o poder público, empresas e comunidade que os ODS poderão ser alcançados”, afirma.

 

“Além de buscar a sustentabilidade em toda sua cadeia produtiva, a Agrária se preocupa em fomentar esses valores junto à comunidade. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pelas Nações Unidas são um grande exemplo de como é possível transmitir as noções de sustentabilidade em toda sua amplitude – social, ambiental e econômica – à sociedade em geral. Por essa razão, é tão importante a iniciativa de levar esse tema para a sala de aula, e a Agrária não poderia deixar de fazer parte dela”, afirma Jorge Karl, diretor-presidente da Agrária.

 

A BASF, a Agrária e a Fundação Espaço ECO® (FEE®) já realizaram outras iniciativas de educação para a sustentabilidade na rede pública municipal de ensino, como o Atlas Ambiental Mata Viva® de Guarapuava nas versões em português e alemão. Com ele, mais de 1000 professores e 18 mil alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre sua região e como o desenvolvimento sustentável está presente na cidade.

 

“Mais uma vez esta parceria oferece importante contribuição para a sociedade de Guarapuava e região. Esta iniciativa promove relacionamentos, o mesmo que na construção da agenda mundial dos 17 ODS, onde vários países trabalharam em colaboração para compor um compromisso comum. Agrária, Prefeitura de Guarapuava e BASF buscam juntas, fazer com que a comunidade local seja cada vez mais forte e trabalhando para um desenvolvimento mais sustentável”, afirma Saulo Milléo, representante técnico de Vendas da BASF.

Sobre a Cooperativa Agrária Agroindustrial
Somos uma cooperativa agroindustrial com 65 anos de tradição, construída pelas mãos de imigrantes suábios, na região de Guarapuava (PR). Contamos com mais de 600 cooperados e 1.500 colaboradores. Trabalhamos com tecnologia e qualidade em nossos campos experimentais, nas lavouras de nossos cooperados e também em nossas indústrias, sempre em busca da sustentabilidade em cada etapa da cadeia produtiva. Nossos principais produtos são soja, milho, trigo e cevada – os quais nós industrializamos em nossas unidades –, mas nosso cooperado também é excelente em outras culturas e atividades agrícolas. Nossas unidades de negócios são Agrária Malte, Agrária Farinhas, Agrária Nutrição Animal, Agrária Óleo e Farelo, Agrária Grits e Flakes e Agrária Sementes.

Sobre a Fundação Espaço ECO®
Inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO® foi instituída pela BASF – empresa química líder mundial – com o apoio da GIZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo/SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO® é um Centro de Excelência em Sustentabilidade Aplicada com a missão de promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade, transferindo conhecimento e tecnologia, especialmente pela aplicação de soluções em socioecoeficiência e educação para a sustentabilidade, focando os aspectos sociais, ambientais e econômicos. Mais informações sobre a Fundação Espaço ECO® estão disponíveis no endereço www.espacoeco.org.br e emwww.facebook.com/fundacaoespacoeco.

Sobre a BASF
Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. Os 112 mil colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 70 bilhões em 2015. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN).

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.