ABA realiza ENA 2007

0

O mundo mudou, o mercado mudou e, com a comunicação, não está sendo diferente. Cada vez mais, as marcas são peças de um jogo cujas regras são ditadas pelos consumidores, prontos para aprovarem ou reprovarem, conectarem-se ou desconectarem-se exclusivamente com o que é de interesse deles. Com essa perspectiva, a ABA realiza de 23 a 25 de agosto, no Royal Palm Plaza, em Campinas, o ENA – Encontro Nacional de Anunciantes, que é o mais importante evento da entidade e é realizado a cada dois anos.

“Nesta edição, o evento abordará um tema essencial para a sobrevivência e expansão das empresas: qual é o novo panorama de comunicação em termos de conteúdo, formatos e mídias”, explica Rafael Sampaio, Vice-Presidente Executivo da ABA. Durante o encontro, serão analisadas e debatidas as transformações em curso e as revoluções possíveis e previsíveis na propriedade dos meios de comunicação, na validade dos formatos tradicionais e no próprio conteúdo das mensagens dos anunciantes.

O ENA vai realizar nove painéis de debates, com a participação de 23 líderes de anunciantes, agências, veículos e fornecedores especializados. Além disso, será feita a entrega do Libertae – Prêmio ABA de Contribuição à Propaganda para quatro dirigentes do setor.

Outro ponto alto do evento será a apresentação da pesquisa “Geração 90”, realizada junto a jovens nascidos em 1990, que já cresceram sob a influência da Internet. “Trata-se de um estudo multidisciplinar inédito, realizado através da combinação de diversas metodologias de pesquisa, com o objetivo de provocar a reflexão sobre como os jovens relacionam-se, através das mídias, com o mundo a seu redor”, salienta Ione de Almeida, que está conduzindo o trabalho junto com Diva de Oliveira, da Recherche.

O ENA 2007 conta com patrocínio de Cemusa, Globosat, tnsInterscience, Rede Globo, Rede Record, SBT e tem entre os patrocinadores institucionais Banco Real, Bosch, Bradesco, Colgate, Correios, Fiat, Johnson & Johnson, MSN,  Petrobrás, Terra, Unilever e Volkswagen.

 

 

Programa

 

Quinta 23

19:00/20:00 Coquetel

 

20:00/21:30

         Entrega do Libertae – Prêmio          ABA de Contribuição à Propaganda

         Entrevista com o futuro.

Com o suporte de uma apresentação multimídia especialmente produzida para esse propósito, pesquisador de ponta do setor de tecnologia irá interagir com um avatar dele mesmo que mora 30 anos no futuro.

Fábio Gandour, New Technologies Manager da IBM.

Host: Orlando Lopes, Presidente do Conselho Superior da ABA e VP de Canais de Comunicação Brasil e América Latina do Grupo Unilever.

 

21:30/23:00 Coquetel/Jantar

 

Sexta 24

08:30/10:00

         Geração 90: como os jovens se relacionam com o mundo.

Apresentação dos resultados de estudo multidisciplinar inédito, realizado através da combinação de diversas metodologias de pesquisa, com o objetivo de provocar reflexão sobre como os jovens relacionam-se, através das mídias, com o mundo a seu redor; sobre o que eles valorizam; quais são seus universos de referência e como eles estabelecem contato entre eles, com as marcas, os meios de comunicação e a sociedade em geral.

Diva Maria de Oliveira, Sócia-titular da Recherche.

Ione de Almeida, Sócia-titular da Almeida Associados.

Moderadora: Lusia Nicolino, Gerente de Marketing do Terra.

 

10:00/10:30 Break

 

 

10:30/11:30

        Equipamentos, sistemas e processos que estão transformando o mundo.

Como os celulares, mp3 players, outros hardwares, sistemas de networks cibernéticos e processos de conexão e interação estão envelhecendo e transformando parte considerável das plataformas de comunicação dominantes.

Silvia Bassi, Presidente e Publisher da IDG Brasil.

João Cox, Presidente da Claro.

 

11:30/12:15

        As novas plataformas de mídia e seus novos controladores.

 

 

 

 

Como o desenvolvimento tecnológico, a desregulamentação e a globalização estão invertendo posições clássicas, abrindo mercados para múltiplos competidores e criando oportunidades para a criação e expansão de novas plataformas de mídia.

Rubens Glasberg, Presidente da Tela Viva.

 

12:15/13:15

Debate sobre suportes, sistemas e plataformas de comunicação e o futuro.

Fábio Gandour, Silvia Bassi e Rubens Glasberg

Moderador: Pedro Silva, Vice-Presidente da ABA, Presidente do IVC e Diretor de Relações Externas da Procter & Gamble.

 

13:15/14:45 Almoço

 

14:45/15:45

         A miríade inesgotável de formatos, linguagens e oportunidades.

As novas alternativas de formatos e linguagem, a combinação de recursos, a falência e revisão das receitas clássicas da comunicação publicitária. Os desafios da originalidade, da pertinência e da eficácia.

Nizan Guanaes, Presidente da África.

Rodrigo Etchenique, Presidente da Synapsys.

 

15:45/16:15 Break

 

16:15/17:15

         Falar para o consumidor, falar com o consumidor ou ouvir o consumidor?

Como deve ser o conteúdo da comunicação das marcas para obter resultados significativos e positivos na nova realidade de relacionamento das pessoas com o mundo, as mídias, as artes e a propaganda.

Alberto Cerqueira Lima, Presidente da Copernicus Marketing Consulting

Eduardo Fischer, Presidente do Conselho do Grupo Total.

 

17:15/18:00 Debate sobre forma e conteúdo da comunicação.

Moderador: João Ciaco, Vice-Presidente da ABA, Diretor de Comunicação e Marketing de Relacionamento da Fiat e Presidente do Comitê de Branding da ABA.

 

 

 

20:00/22:00 Jantar

 

 

Sábado 25

09:00/10:30

         Debate “Ameaças e oportunidades para as mídias tradicionais.”

Dirigentes dos principais veículos de comunicação brasileiros apresentam e debatem os projetos que estão renovado o panorama clássico da oferta de mídia.

Claudio Santos, Diretor de Mercado Anunciante Corporativo de O Estado de S. Paulo.

Walter Zagari, Vice-Presidente e Superintendente Comercial da Rede Record.

Paulo Lima, Publisher da Trip.

Rafael Davini, Diretor Geral da Turner.

Moderador: Ricardo Monteiro, Presidente do Comitê de Gestão e Negócios de Mídia da ABA e Gerente de Mídia Reckitt Benckiser América Latina.

 

10:30/11:00 Break

 

11:00/12:30

       Debate “Como valorar, como cobrar e como pagar nas novas realidades que se conformam”.

Dirigentes de veículo, agência e anunciante debatem sobre os pontos positivos e negativos, os desafios e as oportunidades das novas alternativas de relacionamento comercial entre as partes.

Eduardo Sirotsky, Diretor Geral Mercado Nacional da RBS.

Manoel Mauger, Diretor de Marketing do SBT.

Mauricio Palermo, Vice-Presidente do IAB Brasil e Diretor Comercial do Portal Terra.

Moderador: Ricardo A. Bastos, Presidente da ABA e Diretor de Assuntos Legais e Corporativos da Johnson & Johnson América Latina.

 

13:00/15:00 Almoço de Encerramento

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP