África Works

0

“África Works” é o slogan da campanha mundial que será lançada hoje no Senegal, feita em conjunto com a cooperativa de crédito Birima, do cantor senegalês Youssou N´Dour.

A Benetton direciona todas as atenções para a África empreendedora. Sua campanha mundial de comunicação para 2008 promove o programa de micro-crédito Birima, no Senegal, uma cooperativa de crédito fundada pelo cantor senegalês Youssou N’Dour. O programa irá receber também suporte financeiro do Grupo Benetton.

África Works, slogan da campanha desenvolvida pela Fabrica de comunicação da Benetton, irá aparecer em outdoors e mídia impressa em todo o mundo, a partir de Fevereiro de 2008. A campanha destacará trabalhadores senegaleses que usaram o micro-crédito para financiar pequenos, mas produtivos negócios. O fotógrafo James Mollison retratou-os com as ferramentas de suas empresas em frente a um fundo neutro. Dentre os trabalhadores estão um pescador, um decorador, um músico, um joalheiro, um fazendeiro, um alfaiate, dois vendedores têxteis e um boxeador, entre outros. Essas pessoas comuns se tornam símbolos reais de uma África que usa a dignidade do trabalho para combater a pobreza, promover desenvolvimento equilibrado, maximizar seus recursos e ter a responsabilidade de criar o futuro.

Youssou N’Dour, um dos cantores africanos mais conhecidos e um homem comprometido com projetos humanitários, comenta: “Minha experiência pessoal me ensinou a perceber que quando um empréstimo, mesmo que pequeno, é usado para desenvolver uma idéia ou realizar um projeto, é um caminho efetivo para o combate da pobreza. Por isso todo mundo deveria entender o valor do micro-crédito. A África não quer caridade, ela quer subsídios financeiros”.

Alessandro Benetton, vice-presidente executivo do Grupo Benetton, fala da convicção com a qual a empresa apoiou o projet “Nós escolhemos apoiar e promover este importante projeto porque, diferente dos tradicionais atos de solidariedade, ele oferece apoio tangível para pequenos produtores regionais através do uso efetivo do micro-crédito. Mais precisamente porque ele é baseado em talento empresarial, trabalho duro, otimismo e interesse no futuro, esse projeto efetivamente promove a nova face da África”.

A Birima, cooperativa de crédito de N’Dour, oferece serviços financeiros para pequenas e médias empresas, artesãos, profissionais e artistas para os ajudarem a iniciar, de forma independente, o desenvolvimento de seus próprios negócios. Além de ser o título de uma música que é sucesso internacional de Youssou, Birima é o nome de um lendário rei do Senegal que, falando com seu povo apenas uma vez por ano, se tornou o símbolo do valor de uma palavra, do código moral refletido no princípio chave da sociedade de crédit aqueles que pedem por um empréstimo precisam oferecer não mais que a sua palavra como garantia e o bom nome de sua família.

Fortemente baseado nos princípios tradicionais e rígidos africanos de honra e dignidade, a Birima olha para o futuro do continente e responde a sua crescente necessidade de fundos. Se comparada ao micro-crédito normal, a Birima concede altos financiamentos por um longo período de tempo, tem um efeito positivo na comunidade e pode garantir lucro e desenvolvimento. Do Senegal, o estilo da Birima, de crédito avançado, será gradualmente exportado para outras nações africanas. O Senegal foi escolhido para ser o piloto do projeto por que é uma das mais estáveis nações africanas, apesar de ainda existirem grandes diferenças na distribuição de renda entre a população.

Os conceitos principais da comunicação da Benetton são reiterados nesta nova campanha. Apoiando e promovendo o fundo para financiar o trabalho no Senegal, a Benetton destaca a importância da cooperação com as organizações dedicadas à solidariedade. Ao mesmo tempo, a campanha enfatiza como o compromisso de uma única pessoa pode mover a engrenagem da sociedade com um todo. Estas idéias foram destacadas no “Volunteers in Colors”, campanha de 2001, produzida com os voluntários das Nações Unidas para o Ano Internacional dos Voluntários; em 2003, na campanha “Food for Life”, com o World Food Programme; e novamente em 2004, na campanha de proteção aos grandes primatas, “James & Other Apes”.

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP