Anador em nova embalagem

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O tradicional analgésico, que está presente há 51 anos no Brasil, moderniza sua identidade visual, com mudança de cores e de logomarca e a introdução de um ícone que remete à indicação do produto: o combate a diversos tipos de dores

Modernização na logomarca (o tradicional “sol”), a cor laranja ainda mais viva e a introdução de um novo matiz (o amarelo) e de um ícone, a silhueta dos contornos de um corpo humano envolvido numa espiral. Essas mudanças marcam a evolução pela qual a embalagem de Anador® acaba de passar. À base de dipirona sódica, o medicamento é um dos analgésicos mais tradicionais, conhecidos e consumidos no Brasil.

A mudança surgiu da necessidade de a Boehringer Ingelheim, proprietária de Anador®, transmitir os conceitos de eficácia do medicamento no combate a dores em geral (e não só a dor de cabeça), manter-se mais atual, além de aumentar a exposição do produto no ponto de venda (PDV). “Até chegarmos à nova embalagem, tivemos que analisar se a linha gráfica anterior atendia as necessidades de comunicação. Após pesquisa qualitativa, realizada com consumidores de São Paulo e Salvador em meados de 2006, concluímos que era preciso renovar a linha gráfica, preservando, porém, ícones apontados como partes integrantes da marca Anador®”, revela o gerente de marcas locais, Benni Boruchowski.

Coube à Interbrand, empresa americana de consultoria de marcas, a implementação do processo de mudança. Segundo o diretor de criação da companhia, Beto Guimarães, a logomarca de Anador®, conforme detectado na pesquisa, é um dos elementos mais fortes na identificação visual do produto. “É por essa razão, que se optou em mantê-la na atual configuração, mas com uma concepção e apresentação contemporâneas. Como exemplo, a figura do ‘sol’ passou a contar com um dégradé, o que mostra movimento – no caso a ação do medicamento”, diz o especialista.

Outra alteração deu-se nas cores. Guimarães explica que foram mantidos o preto, o laranja e o branco, mas introduziu-se uma nova cor, o amarelo. Ele diz que esta cor deriva do laranja e, no caso, transmite a passagem do escuro para o claro – uma analogia do que acontece quando estamos com dor. “Buscamos, por exemplo, refúgio num quarto escuro e fazemos o oposto quando ela se vai”, compara. A cor laranja, aliás, é outra marca registrada de Anador®. Ela foi realçada, tornando-se mais viva para que o produto seja melhor identificado no PDV. Outra modificação foi a inclusão de uma imagem: o ícone que representa a silhueta do corpo humano envolvido em um espiral amarela. A figura foi agregada porque iconograficamente indica em que parte do corpo o medicamento vai atuar – o que faz parte de uma política da Boehringer Ingelheim: a preocupação em orientar e educar o consumidor final. No caso de Anador®, a figura representa a eficácia no combate a dores em todo o corpo.

Desde que foi lançado no Brasil, em 1956, Anador® já passou por algumas mudanças de embalagem. A última foi na década de 90. Na época, foram lançados novos frascos da versão gotas do produto, mais rígidos, com lacre de segurança e gotejador automático. A versão em comprimidos também foi modificada, dando lugar aos modernos blisters de PVC.

Boehringer Ingelheim Consumer Healthcare (CHC)
O Grupo Boehringer Ingelheim é uma das 20 principais companhias farmacêuticas do mundo. Com matriz em Ingelheim, Alemanha, opera globalmente com 137 afiliadas em 47 países e 38.500 funcionários. Desde sua fundação, em 1885, a empresa familiar é comprometida com a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização de produtos de alto valor terapêutico para medicina humana e veterinária.

Em 2006, a Boehringer Ingelheim registrou vendas líquidas de ? 10,6 bilhões, dos quais investiu aproximadamente um quinto das vendas líquidas de seu maior segmento de negócios de medicamentos sob prescrição médica em Pesquisa e Desenvolvimento.

O segmento de Consumer Health Care (medicamentos isentos de prescrição médica) é uma das principais áreas de atuação da Boehringer Ingelheim e empenha-se para oferecer aos consumidores ao redor do mundo produtos farmacêuticos de alta qualidade e que são largamente conhecidos, como: Anador®, Bisolvon®, Buscopan®, Dulcolax®, Mucosolvan® e Pharmaton®.

A área de Consumer Healthcare da Boehringer Ingelheim encontra-se no 8º lugar do ranking das maiores fornecedoras de medicamentos de venda livre.

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