APP E OS PRESIDENTES CRIATIVOS

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A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entidade que fomenta e estimula o desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria da comunicação e que congrega publicitários de todo o País, promoveu na última quinta-feira, 25, na ESPM, o 32º Fórum de Debates. Com o tema “Presidente Criativo”, a entidade convidou os presidentes de agências Alexandre Gama (Neogama), Hugo Rodrigues (Publicis) e Mário D’Andrea (Dentsu) para a mesa de discussões, que contou com a mediação de Renato Pereira, vice-presidente da APP e diretor executivo de relações com o Mercado da TV Globo.
A importância de um presidente criativo despertou a observação dos convidados. Cada um partindo de um assunto diferente abordado destacou fatores relevantes para conduzir a liderança das agências. Alexandre Gama, presidente da Neogama, defendeu o uso e a proteção da chamada “Equação de Valores”, que se solidifica ao manter a relação custo/benefício. Ele abordou as mudanças nas negociações entre clientes e agências e ressaltou a importância de manter a qualidade nos serviços sem que a criatividade seja comprometida. Gama exemplificou o seu pensamento com trabalhos de sucesso desenvolvidos para várias marcas: “As pessoas ou agências precisam entender que o valor gerado é maior que o custo”.
“Louvor do líder incompleto”, artigo publicado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi a base escolhida por Hugo Rodrigues, presidente da Publicis, para comandar sua apresentação. Ele fez uma análise do que as pessoas esperam de um líder colocando diversos pontos que, segundo o texto, é impossível que sejam feitos simultaneamente. Colocando os presentes a refletirem a visão errada de um líder, Rodrigues defendeu a propagação do líder incompleto em que possa existir corporações menos hierárquicas e mais colaborativas. O profissional também citou alguns exemplos de sucesso em que defende que “o importante não é a criatividade, o importante é onde a criatividade vai te levar”.
“Ser presidente de uma agência tem a ver com como eu encaro o mundo que está em minha volta e como eu provoco a reação das pessoas”, revelou Mario D’Andrea, sobre a presidência da Dentsu. Intitulando-se um “cara especializado em pessoas”, ele reconhece que os consumidores mudaram, mas as pessoas não. Diante dessa linha, o profissional destacou o trabalho de entender as pessoas e seus valores, assim como as marcas e os seus valores, além da necessidade de se fazer uma conexão entre os dois. “Ponte é lugar de passagem, é uma ligação direta, meu trabalho é a ponte, eu não posso aparecer mais do que o destino que se quer chegar”, destacou.
Após as apresentações, deu-se inicio à rodada de perguntas do público presente. Pela primeira vez, a APP realizou 13 transmissões simultâneas contando com o apoio dos capítulos espalhados pelo país. São eles: APP Brasília com a Universidade Católica, Universidade Estácio e Universidade IESB; APP Campinas com Metrocamp em Campinas, Faculdades Anhanguera em Jundiaí, Unimep em Piracicaba e Unisal em Americana; APP Londrina, realizou a transmissão através do Auditório Frezarn Edifício Eurocenter; e APP Uberaba com Agência Zoom e APP Uberlândia no Auditório da I9 Inovação e Tecnologia. No Rio de Janeiro, a ABP (Associação Brasileira de Propaganda) realizou a transmissão na ESPM/RJ; na capital paulista, a Universidade Metodista e a Faculdade Cásper Líbero juntaram salas para transmitir o debate. O 32º Fórum de Debates da APP contou com o patrocínio da TV Globo e da Adstream.
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