Artes visuais em foco

0

De 2 a 6 de outubro, o Itaú Cultural sedia o 1º Fórum Latino-Americano de Fotografia de São Paulo – Paralelos e Meridianos da Latinidade. Espaço de reflexão e difusão para a fotografia produzida na atualidade na América do Sul e Central, o evento é organizado pelo núcleo de Artes Visuais do Itaú Cultural, com coordenação do fotógrafo, curador e produtor cultural Iatã Cannabrava e um conselho curatorial formado pelo espanhol Alejandro Castellote, curador de fotografia; o catalão Claudi Carreras, docente universitário e pesquisador de fotografia latino-americana, o argentino Marcelo Brodsky, fotógrafo, e a brasileira Simonetta Persichetti, jornalista, crítica de fotografia e docente universitária. A mostra Sutil Violento, com 50 obras de 16 artistas da Argentina, Chile, Cuba, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela, além do Brasil, complementa o encontro e prossegue até o dia 21 do mesmo mês.

Com o objetivo de criar um espaço permanente para a discussão da produção fotográfica contemporânea nos países que compõem a região, a programação do Fórum traz uma série de workshops (estes estão com as inscrições esgotadas), leitura de portfólios e, ainda, quatro mesas para discutir fotografia. Também integram o evento um seminário de políticas públicas; relatos de experiências com fotógrafos como a peruana Milagros de la Torre e o mexicano Pedro Meyer entre outros; e uma série de entrevistas com os fotógrafos Marcos López, de Buenos Aires, Susan Meiselas, de Nova York, Martin Parr, de Londres e Miguel Rio Branco, do Rio de Janeiro – os dois últimos, membros da tradicional agência fotográfica francesa Magnun.

“Se, por um lado temos uma mudança de visão em relação às fronteiras de nossa cultura, por outro, a revolução reservada à fotografia neste momento é uma das mais surpreendentes já vistas por um sistema de expressão artística”, observa Cannabrava. “É nesta hora que se consolidam caminhos para a cultura, caminhos estes que deixam legados por muito tempo.” Veja a programação abaixo e outras informações em www.itaucultural.org.br/forumfotografia.

As quatro mesas do encontro foram desenhadas para discutir a fotografia documental e a que está diretamente conectada ao mercado da arte contemporânea. Com mediação de Cannabrava, a primeira mesa, Fronteiras da Fotografia Documental, no dia 3, às 20h, tem Claudi Carreras ao lado do curador espanhol Horácio Fernandez, da pesquisadora, curadora e professora carioca Nadja Peregrino e do curador e professor de arte da USP, Tadeu Chiarelli.

Ronaldo Entler, professor da Fundação Armando Álvares Penteado, media a mesa do dia 4. Chama-se Paradigmas: Mercado de Arte, Mercado de Fotografia, e junta o espanhol curador da Fundación Torreal Aléxis Fabry; o brasileiro editor e curador da Galeria Vermelho Eduardo Brandão; a crítica e curadora da galeria brasileira Fortes Vilaça Márcia Fortes; e o galerista mexicano Ramón Lopez Quiroga.

Fotografia Uma Arte Contemporânea é o tema da mesa do dia 5, com o curador e crítico independente espanhol Alejandro Castellote; a crítica e curadora independente carioca Luiza Interlenghi, a crítica, professora e curadora independente colombiana Maria Iovino e o pesquisador e crítico brasileiro Rubens Fernandes. A mediação é do professor e pesquisador da Unicamp Fernando Tacca.

A última mesa, no dia 6, culmina com o debate sobre o sentido do próprio fórum: Circuitos na Fotografia Latino-Americana. Participam dela, o fotógrafo e historiador brasileiro Boris Kossoy; o pesquisador e curador independente venezuelano José Antonio Navarrete; o fotógrafo argentino Marcelo Brodsky; o fotógrafo, antropólogo e pesquisador, também brasileiro, Milton Guran; e o fotógrafo e editor mexicano Pablo Ortiz Monastério. Iatã Cannabrava media o debate.

Workshops (inscrições esgotadas)
Com duração de um dia, os workhops se desdobram em duas partes: na primeira, o coordenador apresenta o seu trabalho, visões sobre o tema e, eventualmente, obras de outros autores; em seguida os participantes mostram os seus trabalhos e instala-se o debate. Começam no dia 2, sempre das 9h30 às 17h, com Fotografia e Autoconhecimento, sob a coordenação do fotógrafo carioca Pedro Karp Vasquez. Ele parte do princípio de que somente aquele que domina a si mesmo é capaz de encontrar sentido e rumo na vida e propõe uma discussão sobre imagem e autoconhecimento.

No mesmo dia, a mexicana Maya Goded fala sobre Fotodocumentarismo Social – um Instrumento de Transformação. Autora de dura e delicada fotografia-documento, ela leva a este workshop uma reflexão sobre a nova fotografia documental latino-americana. No dia 3, o argentino Eduardo Gil trata de Fotografia Contemporânea: Desconstruíndo Certezas, com base nas transformações ocorridas em sua percepção e nos usos e circulação da foto da segunda metade do século XX até a atualidade.

Ainda no dia 3, o peruano Roberto Huarcaya apresenta Os Projetos como Espelho (Reconhecimentos Autobiográficos). Ele apresenta e analisa alguns projetos pessoais e convida os participantes a fazer o mesmo para discutir a respeito deles, dos processos de criação, da metodologia usada e suas motivações.

Na quinta-feira, dia 4, o brasileiro de Belém Miguel Chikaoka orienta a construção de conhecimentos sobre o “fazer fotográfico” por meio de atividades pautadas nas relações entre a natureza física da luz e seu universo simbólico, no workshop Brincando com a Luz: O Fazer Fotográfico. O inglês Martin Parr encerra a série neste dia com Olhar Oblíquo, Reflexões Sobre uma Irreverente e Inovadora Fotografia Documental. Famoso pela sua crítica social profunda por meio da imagem, ele promove uma discussão a respeito da fotografia documental com base em sua inovadora forma de ver o mundo contemporâneo.

Seminário
Ciente das transformações ocorridas na arte fotográfica nos últimos anos, a Fundação Nacional da Arte (Funarte), em parceria com o Itaú Cultural, promove o seminário Políticas Públicas para a Fotografia, na busca por parâmetros de reorientação das ações públicas nesse cenário. No dia 4, às 10h, Leandro Melo, professor do bacharelado e da pós-graduação no Centro Universitário Senac; Millard Schisler, representante brasileiro no instituto americano Rochester Institute of Technology; Patricia de Filippi, coordenadora do laboratório de restauro da Cinemateca Brasileira; e Sandra Baruki, coordenadora do Centro de Conservação e Preservação da Funarte, debatem Preservação da Produção Contemporânea – Responsabilidade Compartilhada, com mediação de Iatã Cannabrava.

Na sexta-feira, 5, também às 10h, o mexicano Alejandro Castellanos, diretor do Centro da Imagem; Celso Frateschi, presidente da Funarte, o uruguaio Daniel Sosa, diretor do Centro Municipal da Fotografia; Eduardo Saron, superintendente de atividades culturais do Itaú Cultural; e Pedro Karp Vasquez, ex-diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte, falam sobre Ações para o Fomento da Produção: Editais, Prêmios, Espaços, com medição de Cannabrava.

Relatos, entrevistas, lançamentos
Três fotógrafos estrangeiros participam do Relatos de Experiência para contar como adquiriram o seu conhecimento na profissão, entre projeções e um bate-papo com o público. Abre na quinta-feira, dia 4, das 16h às 18h, com o relato da americana Branda Kenneally, cuja obra gira em torno das comunidades latino-americanas que vivem em Nova York. No dia seguinte, das 15h às 16h30, é a vez da peruana Milagros de la Torre. No sábado, também das 15h às 16h30, fala o mexicano Pedro Meyer.

Durante todos os dias do Fórum, a crítica de fotografia Simonetta Persichetti e o pesquisador Ricardo Mendes entrevistam outros fotógrafos internacionais com a participação do público, como se fosse um talk show. Na quarta-feira, 3, das 18h às 19h, os entrevistado é Marcos López, um dos expoentes da fotografia argentina da atualidade. A nova-iorquina Susan Meiselas, que teve obras expostas no controverso MoSex (Museum of Sex) é a entrevistada do dia seguinte, quinta-feira, 4, sempre no mesmo horário. O já citado Martin Parr responde às perguntas na sexta-feira e o brasileiro Miguel Rio Branco no sábado.

Na sexta-feira, 5, e no sábado, 6, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h, são os dias da leitura de portfólios previamente enviados por fotógrafos de todo o país e pré-selecionados. As obras passam pelo crivo de 35 profissionais renomados do setor, brasileiros e estrangeiros (veja relação dos nomes abaixo). Os dez melhores trabalhos eleitos serão expostos virtualmente no site do Itaú Cultural.

Momento descontraído do Fórum, a seção-fotográfica-instalação-performática do artista mexicano Juan Jose Diaz Infante, chamada Cartas a Fax acontece nos dias 4 e 5 de outubro, sexta e sábado das 16h às 18h no espaço Arena. Na ocasião os candidatos a “modelo” serão fotografados com armas de brinquedo na mão num protesto contra a crescente violência que toma conta dos quarto cantos do mundo. Os interessados deverão confirmar presença com Beatriz pelo telefone 3473-5410 ou pelo email beatriz@estudiomadalena.com.br.

Finalmente, no sábado, 6, das 16h às 18h, haverá o lançamento e tarde de autógrafos dos seguintes livros: Mapas Abiertos, Fotografía Latinoamericana, de Alejandro Castellote (Madri, Espanha); História da Fotografia no Brasil: Um Olhar das Origens ao Contemporâneo, de Angela Magalhães e Nadja Peregrino (Rio de Janeiro) e História da Fotografia na Bahia: 1839-2006, de Aristides Alves (Salvador).

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

1º FÓRUM LATINO-AMERICANO DE FOTOGRAFIA DE SÃO PAULO
PARALELOS E MERIDIANOS DA LATINIDADE
2 a 6 outubro
20h às 22h, sala Itaú Cultural
Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Quarta-feira, 3/10
Fronteiras da Fotografia Documental
Claudi Carrerras (ESP), fotógrafo, pesquisador e professor
Horácio Fernandez (ESP), curador
Nadja Peregrino (RJ), pesquisadora, curadora e professora
Tadeu Chiarelli (SP), curador e professor da Universidade de São Paulo
Mediação: Iatã Cannabrava

Quinta-feira, 4/10
Paradigmas: Mercado de Arte, Mercado de Fotografia
Aléxis Fabry (ESP), curador da Fundación Torreal
Eduardo Brandão (SP), editor e curador da Galeria Vermelho
Márcia Fortes (SP), crítica e curadora da Galeria Fortes Vilaça
Ramón Lopez Quiroga (MX), galerista
Mediação: Ronaldo Entler (SP), professor da Fundação Armando Álvares Penteado

Sexta-feira, 5/10
Fotografia, uma Arte Contemporânea
Alejandro Castellote (ESP), curador e crítico independente
Fernando Tacca (SP), professor e pesquisador da Unicamp
Luiza Interlenghi (RJ), pesquisadora, crítica e curadora independente
Maria Iovino (COL), crítica, professora e curadora independente
Rubens Fernandes (SP), pesquisador e crítico
Mediação: Fernando Tacca

Sábado, 6/10
Circuitos na Fotografia Latino-Americana
José Antonio Navarrete (VENEZ), pesquisador e curador independente
Marcelo Brodsky (ARG), fotógrafo
Milton Guran (RJ), fotógrafo, antropólogo e pesquisador
Pablo Ortiz Monastério (MX), fotógrafo e editor
Boris Kossoy (SP), fotógrafo e historiador
Mediação: Iatã Cannabrava

WORKSHOPS (inscrições esgotadas)
2 a 6 de outubro
9h30 às 17h

Terça-feira, 2/10
Fotografia e Autoconhecimento
Coordenador: Pedro Karp Vasquez (RJ)
Partindo do princípio de que somente aquele que dominar a si mesmo será capaz de encontrar sentido e rumo na vida, Pedro Vasquez propõe uma discussão sobre imagem e autoconhecimento.

Fotodocumentarismo Social – Um Instrumento de Transformação
Coordenadora: Maya Goded (MX)
A dura e delicada fotografia-documento de Maya Goded leva este workshop a uma reflexão sobre a nova fotografia documental latino-americana.

Quarta-feira, 3/10
Fotografia Contemporânea: Desconstruindo Certezas
Coordenador: Eduardo Gil (ARG)
Ancoragens e deslizamentos da fotografia dentro do panorama da arte contemporânea, com base nas transformações ocorridas em sua percepção, usos e circulação da segunda metade do século XX até hoje.

Os Projetos como Espelho (Reconhecimentos Autobiográficos)
Coordenador: Roberto Huarcaya (Peru)
O autor apresentará e analisará alguns projetos pessoais e convidará os participantes a fazer o mesmo para, a partir daí, gerar uma discussão não só a respeito dos projetos fotográficos em si, dos processos e da metodologia, mas também de suas motivações e possíveis origens inconscientes.

Quinta-feira, 4/10
Brincando com a Luz: O Fazer Fotográfico
Coordenador: Miguel Chikaoka (BR)
O fotógrafo e educador orienta a construção de conhecimentos sobre o “fazer fotográfico”, por meio de atividades pautadas nas relações entre a natureza física da luz e seu universo simbólico.

Olhar Oblíquo, Reflexões sobre uma Irreverente e Inovadora Fotografia Documental
Coordenador: Martin Parr (GB)
O inglês promoverá uma discussão sobre a fotografia documental com base em sua inovadora forma de ver o mundo contemporâneo.

SEMINÁRIO PÓLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FOTOGRAFIA
4 e 5 de outubro
10h às 12h, Sala Itaú Cultural
Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Quinta-feira, 4/10
Preservação da Produção Contemporânea – Responsabilidade Compartilhada
Millard Schisler, representante brasileiro no Rochester Institute of Technology (EUA)
Patricia de Filippi (SP), coordenadora do laboratório de restauro da Cinemateca Brasileira
Sandra Baruki (RJ), coordenadora do Centro de Conservação e Preservação da Funarte
Leandro  Melo (SP), professor do Bacharelado e da Pós-Graduação em Fotografia do Centro Universitário Senac
Mediação: Iatã Cannabrava

Sexta-feira, 5/10
Ações para o Fomento da Produção: Editais, Prêmios, Espaços
Alejandro Castellanos (MX), diretor do Centro de La Imagen
Celso Frateschi (RJ), presidente da Funarte
Daniel Sosa (URUG), diretor do Centro Municipal de La Fotografia
Eduardo Saron (SP), superintendente do Itaú Cultural
Pedro Karp Vasquez (RJ), ex-diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte
Mediação: Iatã Cannabrava

LEITURA DE PORTFÓLIOS
Sexta, 5, e sábado, 6
Das 9h30 às 12h30 e 14h30 às 17h
Salas multiuso – 2º andar
Organizadores de eventos, editores, curadores e outros agitadores da fotografia, do Brasil e do exterior, atenderão um universo de 35 participantes, que serão previamente escolhidos por um programa de seleção. Os dez melhores portfólios eleitos pelos revisores convidados serão expostos virtualmente no site Itaú Cultural.

Leitores
– Alejandro Castellanos (Cidade do México, México), diretor do Centro da Imagem
– Alejandro Montes de Oca (Buenos Aires, Argentina), fotógrafo e organizador dos Encontros Abertos de Fotografia
– Aristides Alves (Salvador, Brasil), fotógrafo e curador independente
– Carlos Carvalho (Porto Alegre, Brasil), fotógrafo, curador e organizador do FestFoto
– Claudi Carrerras (Barcelona, Espanha), fotógrafo, pesquisador e professor
– Clemência Poveda Motta (Bogotá, Colômbia), organizadora do Fotología de Bogotá
– Daniel Sosa (Montevidéu, Uruguai), coordenador do Centro Municipal de Fotografia
– Diógenes Moura (São Paulo, Brasil), curador da Pinacoteca do Estado
– Fausto Chermont (São Paulo, Brasil), fotógrafo, curador e organizador do Nafoto
– Horacio Fernandez (Madri, Espanha), curador independente
– Joana Mazza (Rio de Janeiro, Brasil), curadora e organizadora de exposições do FotoRio
– João Wainer (São Paulo, Brasil), fotógrafo e editor da revista FotoSite
– Karla Osorio Netto (Brasília, Brasil), diretora do Foto Arte Brasília
– Luis Weinstein (Santiago, Chile), representante da Fotoamérica
– Marcelo Reis (Salvador, Brasil), diretor da Casa da Photographia e organizador do Agosto na Fotografia
– Miguel Chikaoka (Belém, Brasil), fotógrafo, professor e diretor da FotoAtiva
– Nelson Ramires de Arellano (Havana, Cuba), fotógrafo e curador da Fototeca de Cuba
– Orlando Azevedo (Curitiba, Brasil), fotógrafo e curador independente
– Patricia Gouvêa (Rio de Janeiro, Brasil), diretora do Ateliê da Imagem
– Pedro Meyer (Cidade do México, México), fotógrafo e diretor do site Zone Zero
– Roberto Huarcaya (Lima, Peru), fotógrafo e diretor do Festival Mirafoto
– Rosely Nakagawa (São Paulo, Brasil), curadora independente
– Rubens Fernandes Júnior (São Paulo, Brasil), crítico, professor, pesquisador e curador da Coleção Masp Pirelli
– Tiago Santana (Fortaleza, Brasil), fotógrafo e presidente do IFoto

RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Fotógrafos ocupam esse espaço para relatar ao público suas experiências de vida, num formato descontraído: projeção e bate-papo.
4 a 6 de outubro
15h às 16h30 Sala Vermelha
Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Quinta-feira, dia 4/10
Branda Kenneally (EUA)

Sexta-feira, dia 5/10
Milagros de la Torre (Lima, Peru)

Sábado, dia 6/10
Pedro Meyer (Cidade do México, México)

ENTREVISTAS
De maneira ágil e dinâmica, como em um talk show, fotógrafos consagrados apresentam seus trabalhos. A jornalista Simonetta Persichetti e o pesquisador Ricardo Mendes são os entrevistadores.
3 a 6 de outubro
18h às 19h30 Sala Itaú Cultural
Ingressos distribuídos com meia hora de antecedência

Quarta-feira, 3/10
Marcos López (Buenos Aires, Argentina)

Quinta-feira, 4/10
Susan Meiselas (Nova York, Estados Unidos)

Sexta-feira, 5/10
Martin Parr (Londres, Inglaterra)

Sábado, 6/10
Miguel Rio Branco (Rio de Janeiro, Brasil)

INTERVENÇÃO
Cartas a Vicente Fax
De José Luis Boyes (MX), com Juan José Dias Infante

Quinta-feira, 4/10
Sexta-feira, 5/10
16h às 18h Arena
Aberto ao público, não é necessária retirada de ingresso

Sinopse: Juan José executará uma intervenção que leva à reflexão sobre nossos instintos violentos e a violência social. Numa complexa referência satírica a um acontecimento político – a paralisação das obras do aeroporto do México por homens armados com facões, ocorrida em 2006 -, os participantes escolherão uma arma de brinquedo, de preferência um dos facões presentes no estúdio, e farão pose para ser fotografados.

LANÇAMENTOS E AUTÓGRAFOS
Sábado, 6/10
16h às 18h
Mapas Abiertos da América Latina
Alejandro Castellote (Madri, Espanha)

História da Fotografia no Brasil: Um Olhar das Origens ao Contemporâneo
Ângela Magalhães e Nadja Peregrino (Rio de Janeiro, Brasil)

História da Fotografia na Bahia: 1839-2006
Aristides Alves (Salvador, Brasil)

Os Tempos da Fotografia – O Efêmero e o Perpétuo
Boris Kossoy (São Paulo, Brasil)

Presenca-Presence
Juan Esteves (São Paulo, Brasil)


www.itaucultural.org.br

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP