BAITA MORTADELA

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O produto é premium, integrando uma linha nobre da marca. E a embalagem teria que seguir esse conceito de top de linha, transmitindo ao consumidor a idéia de um produto diferenciado. Foi a partir desse briefing que o Baíta Studio – www.baitastudio.com.br– , estúdio de design gráfico especializado em soluções na área de comunicação visual, com foco em identidade visual e no desenvolvimento de embalagens, criou a nova embalagem da mortadela tipo bologna premium do Frisa – Frigorífico Rio Doce S/A -, com sede em Colatina, no Espirito Santo.
    Há 40 anos no mercado, o Frisa atende tanto ao mercado interno como ao externo, exportando para países como os da União Européia e do Oriente Médio. Com a mortadela premium, a empresa está focando os mercados dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
    “Desenvolvo projetos para o Frisa há mais de oito anos e, com essa nova mortadela, eles estão dando um salto a mais de qualidade, tanto em relação ao produto como em relação à qualidade de impressão da embalagem, que agora utiliza filme branco, substituindo o padrão vermelho utilizado normalmente para este tipo de produto. O filme branco e a maior qualidade na impressão foram pensados para melhor reproduzir a foto do produto, que agora vem estampada na embalagem, como sugestão de uso, trabalhando o apetite appeal no ponto de venda. Um produto premium com uma embalagem premium. Foi a partir daí que partimos para a criação. É uma embalagem tubular, para ser fatiada em supermercados, padarias e delicatessens, locais mais diferenciados, que venham de encontro ao conceito do produto”, destaca Baíta Sicupira, diretora do Baíta Studio.
    A embalagem desenvolvida pelo Baíta Studio para a mortadela bologna premium Frisa conta com detalhes dourados, remetendo para o conceito de produto top de linha. Com a nova embalagem, a empresa projeta um crescimento de 30% nas vendas de mortadela, enquanto que o volume de produção da mortadela Bologna tem como meta chegar a 20 toneladas/mês. Para atingir esses objetivos, o Frisa vai distribuir a mortadela tipo bologna premium em supermercados de bairros nobres, delicatessens e padarias mais sofisticadas, instaladas em bairros de alto poder aquisitivo.
 
A importância da embalagem
 
    Baíta faz questão de destacar a importância da embalagem para o sucesso de um produto. Sua concepção e sua sintonia com o produto que acondiciona fazem dela uma eficiente ferramenta de marketing e de vendas junto ao consumidor final, principalmente no ponto-de-venda.
    “A comunicação visual de uma embalagem ajuda a formar o ambiente da marca, traduz a essência da marca, reforçando, assim, os valores do produto”, explica Baíta, ressaltando que ela atinge diretamente o consumidor, pois atrai a atenção, desperta o interesse e o desejo de mostrar a qualidade do produto.
     Formada em Desenho Industrial pela ESDI, do Rio de Janeiro, com mestrado em Artes Gráficas na Leicester Polytechnic, na Inglaterra, Baíta ressalta que a embalagem não só proporciona a venda do produto, mas também aprimora e consolida a imagem institucional da empresa que comercializa o produto nela acondicionado. “Por isso que, antes de desenvolvermos um projeto de uma embalagem, procuramos conhecer o perfil da empresa como um todo, sua história, seus objetivos, sua expectativa com relação ao produto que será lançado no mercado, a fim de que a embalagem e consequentemente o produto passem ao consumidor confiança e credibilidade, fatores fundamentais para levá-lo à decisão da compra”, explica Baíta.

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