Lugar de artista é no palco. E para que um espetáculo se sustente, precisa do apoio de executivos, especialistas e a força de um grupo que aposte e acredite na arte. Com esse pensamento, foi criada a Companhia Teatral BR 116, dos atores Bete Coelho e Ricardo Bittencourt, e da advogada especializada em leis de incentivo à cultura, Cris Olivieiri (autora, entre outros, do Guia Brasileiro de Produção Cultural, que concorre ao Prêmio Jabuti). A iniciativa tem o apoio da Agência TUDO. Trata-se da primeira companhia de teatro que conta com uma equipe multidisciplinar em busca de uma gestão sustentável, a exemplo do que já acontece hoje com outras artes, como o cinema, por exemplo.
Para Maurício Magalhães, presidente da Agência Tudo e conselheiro da BR116, a criação da Companhia possibilita ampliar os sonhos por meio do teatro. “Lugar de ator é no palco, e não na sala dos diretores de empresas , pedindo patrocínio”, diz; ”precisamos fazer com que o teatro, uma arte milenar, deixe de ser uma indústria de pedintes”, defende.
A companhia vem atuando como uma rede social presencial, em que cada integrante é convidado a levar outros amantes das artes cênicas, formando assim um conceito de voluntariado cultural, mobilizado em prol do teatro. Fazem parte do conselho da BR116 nomes como os de Danilo Miranda, diretor regional do Sesc, Raí de Oliveira, ex-jogador de futebol, Contardo Calligaris, psicanalista, Maurício Magalhães, presidente da Agência Tudo, e Cris Olivieri, além de vários artistas, como Luciana Vendramini, Giulia Gam e Cristina Mutarelli, por exemplo.
A companhia já montou três espetáculos, percorreu 4 estados e 18 cidades. Juntas, “O Homem da Tarja Preta”, “Terceiro Sinal” e "Cartas de Amor para Stalin" conseguiram captar valores para sua montagem e apresentação provenientes de patrocínio, da venda de espetáculo e bilheteria. Esses recursos, somados a outras doações de pessoas físicas, permitiram à Companhia continuar produzindo. Ambas as peças foram sucesso de crítica e público, mas dependem de patrocínio para continuar na estrada, levando cultura e entretenimento a todas as regiões, como o próprio nome da Companhia sugere: BR116 é também o nome da maior e mais importante estrada do Brasil, pois liga o Ceará ao Rio Grande do Sul, divisa com o Uruguai.
Para manter-se em movimento, o grupo já construiu seu planejamento estratégico para os próximos três anos. São quatro peças, que percorrerão estado de São Paulo e o Nordeste, em 2011/2012. Até 2013, mais quatro montagens, que também circularão pela periferia do Rio de Janeiro. Em 2014, outras duas estreias e a continuação da temporada por outras regiões do Brasil.
Os espetáculos já contam com aprovação da Lei Rouanet, Proac e Lei Mendonça. A manutenção inicial será feita com patrocínios incentivados. Contudo, com o decorrer do tempo e com a consagração do repertório da Companhia, será possível agregar recursos de bilheteria, marketing, convênios, subprodutos, merchandising etc. A meta é construir uma Companhia que possa compor seu fluxo financeiro de fontes diversificadas.
A BR116 não quer apenas ser sustentável e ter visão estratégica, de planejamento e marketing. A companhia também prima pela qualidade artística e estética; a diversidade, valorizando as diferenças, a multiplicidade de opções e escolhas; e inclusão, desde a formação de profissionais até a construção de públicos. “A criação da BR116 é o primeiro passo para a realização do sonho de ver o teatro erguer-se como uma verdadeira indústria, assim como outras linguagens da cultura já o fizeram, a exemplo da música, do cinema, da literatura, e da arte contemporânea”, comemora Bete Coelho.
POSICIONAMENTO BR116
“A BR116 é uma Companhia de Teatro comprometida com a desbanalização dos sentidos e da palavra. Nossa atuação inovadora alia diversidade artística, parceiros multidisciplinares e gestão estratégica. Produzimos arte e entretenimento de qualidade. Contribuímos para a formação de plateias e profissionais. Estimulamos a visão ampliada de mundo, a elaboração crítica sobre realidade e o acesso à cultura para todos os públicos”.
Planejamento Artístico
2011/2012
Cartas de Amor para Stalin: Continuação da temporada em São Paulo
Seminário Cartas de Amor para Stalin: Autor do texto: Juan Majorca e debatedores (a definir)
Terceiro Sinal – Circulação no estado de São Paulo
Tarja Preta – Periferia de São Paulo
Circulação Nordeste: Terceiro Sinal, Tarja Preta e Cartas de Amor para Stalin
2012/2013
Cartas de Amor para Stalin: Rio de Janeiro
Projeto Acesso: São Paulo Periferia – gratuito
Projeto Acesso: Rio de Janeiro Periferia – gratuito
Estreia: Adeus Doutor (texto de Betty Milan)
Circulação Sudeste: Terceiro Sinal, Tarja Preta e Cartas de Amor para Stalin
Estreia (espetáculo a definir): direção e adaptação de texto: Luiz Felipe Pondé
Estreia Stand up
2013/2014
Estreia (espetáculo a definir): comédia
Estreia (espetáculo a definir): direção: Monique Gardenberg
Festival BR116: 4 fins de semana com 5 espetáculos (repertório BR116)
Circulação Norte: Terceiro Sinal, Tarja Preta, Adeus Doutor e Cartas de Amor para Stalin
Estreia Ricardo III – Julgamento: tradução e direção: Jô Soares
Participação em Festivais Internacionais
Estrutura
Presidente pro-bono: Cris Olivieri
Vice-presidente: Gabriel Fernandes
Conselho Artístico
Bete Coelho
Ricardo Bittencourt
Conselho de Comunicação
Agência TUDO
Maurício Magalhães
Roberto Cipolla
Cleber Paradela
Adriana César
Renato Manzano
Malu Molter
Francisco Papaterra Limongi
Pedrinho Fonseca
Virna Miranda
Lucimara Letelier
Conselho Fiscal
Isaac Edington
Renato Manzano
João Alberto Santos
Conselho Consultivo
Danilo Miranda
Betty Milan
Cristiana Mutarelli
Raí Oliveira
Flavia Soares
Contardo Calligaris
Francisco Papaterra Limongi
Muriel Matalon
Giulia Gam
Regina Braga
Agência de comunicação: TUDO
Assessoria jurídica: Olivieri Associados
Assesssoria de branding: Manzano&Associados
Assessoria em sustentabilidade: ECO D
Visite o site da BR116: www.br116.org.br