BusTV no Recife

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Humberto Costa, secretário das cidades de Pernambuco, e Dilson Peixoto, presidente da EMTU, empresa gestora  do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife, órgão vinculado à Secretaria das Cidades, acabam
de anunciar o início do funcionamento dos monitores da BusTV / Casablanca nos ônibus que trafegam em sete das principais linhas da cidade. Realizado terça-feira (19/8), o evento foi realizado na sede da Secretaria das Cidades de Pernambuco (Palácio do Campo das Princesas – Praça da República, s/n – Recife) e contou também com a presença de João Coragem, executivo que trouxe a BusTV para o Brasil.

“A chegada da BusTV no Recife é uma das iniciativas do Governo do Estado para melhorar o atendimento prestado aos passageiros”, disse Dilson Peixoto, presidente da EMTU, durante o evento realizado ontem. O secretário das Cidades, Humberto Peixoto, frisou inclusive a intenção do Governo de utilizar o sistema da BusTV / Casablanca para disseminar informações capazes de facilitar o trânsito dos passageiros. “A BusTV / Casablanca terá
um papel muito importante, por exemplo, quando existir alguma mudança de itinerário. Os usuários poderão ser informados e orientados de uma forma muito mais eficiente”, ressaltou ele.

O novo serviço está disponível a partir de hoje em 55 coletivos das
empresas  Borborema  e  Transcol,  levando  diariamente informação e entretenimento aos usuários das linhas 520 – Macaxeira/ Parnamirim, 50 – PE-15/ Boa Viagem, 531 – Casa Amarela (Rosa e Silva), 31 – Shopping Center (Ter. Res. Voa Viagem), 40 CDU/ Boa Viagem/ Caxangá, 71 – Candeias e 522 –
Dois Irmãos (Rui Barbosa). “A expectativa é atingir cerca de 3,8 milhões de passageiros ao mês”, estima João Coragem, diretor de comunicação da BusTV  /  Casablanca,  empresa  pioneira  na  produção de conteúdo, comercialização e instalação de monitores em ônibus urbanos. A meta é expandir o serviço para 110 ônibus até o fim desse ano e para 250 coletivos em 2009, o que corresponderá a uma cobertura de aproximadamente 10% da frota da cidade.

Administrado localmente pela BusTV Pernambuco, o serviço funciona como uma emissora de TV urbana. Com 19 polegadas, as duas telas de LCD instaladas em cada coletivo (um monitor fica atrás do motorista e o outro logo atrás do cobrador) transmitem um conteúdo nacional e diário voltado para entretenimento, utilidade pública, reportagens especiais sobre meio
ambiente, ações sociais, cidadania, entre outros assuntos, em intervalos de 1h, período médio dos itinerários. “O passageiro terá uma viagem mais confortável, que vai passar mais rápido durante os congestionamentos. Além disso, a população terá a chance de se informar com uma programação de qualidade”, frisa João Coragem.

Produzida pela BusTV / Casablanca, a programação contará com o
suporte da Cabra Quente, uma das maiores produtoras da região Nordeste, para assegurar também a qualidade da programação local. “Temos um forte componente regional no âmbito do lazer, entretenimento, informação e cultura típicas da região”, frisa João Coragem. Algumas das seções da grade de programação, incluem: Agenda Cultural, Em Cartaz (Cinema), BusTV Esporte, BusTV Saúde, Culinária, Moda, entre outros. O executivo lembra ainda que todos os programas da BusTV exibem legendas e oferecem também a
opção do som, estando em conformidade com a Portaria 466 do Ministério das Comunicações, que entrou em vigor no último dia 31 de julho.

Trata-se de uma exigência legal de audiodescrição, que prevê o
cumprimento ao princípio constitucional da igualdade, garantindo o acesso de portadores de deficiências visual, auditiva e analfabetos ao serviço. “Nosso objetivo é melhorar o serviço público de transporte. Temos, portanto, o comprometimento de incluir toda a população, envolvendo inclusive as pessoas no processo de construção da nossa programação, por meio de sugestões e críticas monitoradas diariamente pelo nosso site”, explica o diretor de comunicação da BusTV / Casablanca.

 Oportunidade de negócios
   A programação – que proíbe a publicidade de cigarros e bebidas – tem cerca de 18 a 20 minutos dedicados à propaganda. “Combinamos informações de interesse público com oportunidades de negócios pertinentes para marcas locais e nacionais dos mais variados segmentos da economia”, comenta João Coragem. O sucesso da mídia junto ao mercado publicitário já atraiu as
marcas Nestlé, Tim, Unilever, Casas Bahia, Pernambucanas, McDonald´s e UniNove, em São Paulo, cidade que marcou a chegada da BusTV no Brasil. Lançada em março de 2007, com um investimento inicial da ordem de R$ 20 milhões, a BusTV / Casablanca já impactou mais de 64,8 milhões de
passageiros na capital paulista.

De São Paulo, a BusTV / Casablanca seguiu para o Rio de Janeiro.
Chegou à capital fluminense no último mês de março e deve impactar mais de 60 milhões de passageiros por lá, ainda em 2008. A empresa já opera também em Brasília e Salvador, ambas inauguradas há dois meses, e já prepara sua
expansão para Curitiba e Porto Alegre, também neste ano. “A mídia em ônibus é um poderoso instrumento de marketing para as marcas que querem atingir seus consumidores com taxas mínimas de dispersão. A aceitação dos clientes
e das agências têm sido excelente”, confirma João Coragem, que acrescente: “Hoje já temos mais de 2 mil monitores instalados ou em fase de instalação”.  A aprovação ganha coro também junto aos usuários do transporte público. De acordo com pesquisa realizada no ano passado pelo Instituto Datafolha, aproximadamente 96% dos paulistanos elogiaram a iniciativa pela oportunidade de ter entretenimento e informação enquanto aguardam a chegada do seu destino final. Patenteado em 2003 em Portugal, o empreendimento reproduz no Brasil a qualidade e a eficiência que já
transformaram a mídia digital out-of-home numa estratégia consagrada na Europa e Estados Unidos.


O investimento (100% privado) para implementação do sistema no Recife foi feito pela BusTV Pernambuco, totalizando cerca de R$ 3 milhões na primeira fase do projeto. A participação do Governo do estado de Permambuco abrange todo o estudo de viabilidade do serviço e benefícios para os passageiros, uma análise que resultou na conquista da aprovação, apoio e a homologação do sistema pela EMTU/Recife, empresa gestora do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana no Recife, órgão
vinculado à Secretaria das Cidades. Atualmente, o sistema de transporte público do Recife atende 1,8 milhão de passageiros ao dia, por meio de 2,7 mil ônibus, distribuídos em 356 linhas. São cerca de 25 mil viagens diárias, interligando 14 municípios da Região Metropolitana do Recife.

Mídia digital out-of-home é um meio de comunicação que atinge os
consumidores quando eles estão fora de suas casas. Tem como característica principal a utilização de monitores de alta tecnologia e a transmissão digital de diferentes tipos de conteúdo. A BusTV / Casablanca está inserida justamente nesse mercado, que cresce aceleradamente no Brasil. O impacto da tecnologia provocou mudanças no comportamento dos consumidores, instaurando
uma “nova ordem mundial de mídia”, que começa a assumir contornos mais nítidos e aspectos cada dia mais sólidos no panorama da comunicação mundial. É crescente a preocupação entre anunciantes e profissionais de marketing e comunicação de todo o mundo, ao constatarem que as audiências
vêm se tornando cada dia mais dispersas e que as mensagens vêm sendo recebidas pelos consumidores de forma cada vez mais fragmentada. Nesse contexto é que surge um novo meio de comunicação, a mídia digital out-of-home, que não é uma mídia alternativa. É um meio que ganha cada vez mais espaço no budget de marketing dos anunciantes, já reconhecida como uma
solução para as marcas que querem atingir seus consumidores com taxas mínimas de dispersão.

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