Censo 2010 entra na mídia com campanha da Y&R

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“Censo 2010. Você responde, o Brasil corresponde”. Este é o mote da campanha publicitária do 12º Censo Demográfico Brasileiro, criada pela agência Young & Rubicam, que venceu a concorrência pública realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Com investimentos de R$ 30 milhões, a iniciativa entrou no ar nesse domingo, 1º de agosto, com anúncios – impressos e na TV – comunicando o início oficial do levantamento e será intensificada a partir do dia 8, com uma nova série de anúncios impressos – jornais e revistas –, merchandising e filmes para TV aberta e fechada, spots de rádio e material de suporte.
 
De acordo com o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, ao longo desta semana e pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km2 do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, “com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos. Seja nos cerca de 58 milhões de domicílios particulares, seja em orfanatos, asilos e outros domicílios coletivos, nenhum brasileiro ficará de fora desta megaoperação, que envolve o trabalho direto de aproximadamente 230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos”.
 
Para conseguir tirar essa fotografia mais nítida possível dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder ao questionário corretamente. Partindo dessa premissa, as primeiras peças da campanha foram ao ar nesse domingo com o objetivo de informar a população sobre o início do Censo, recomendando a todos que recebam bem o recenseador e participem. Os anúncios mostram como o recenseador estará vestido e também o computador de mão que será usado para a coleta de informações. Na tela do aparelhinho, lê-se por que todos devem participar do Censo.
 
“O Censo 2010 mostrará um país mais escolarizado, mais inserido no mundo digital, mais envelhecido, com nível de renda melhor, com padrões mais difundidos de acesso aos produtos de consumo, com novas estruturas familiares e com a crescente presença da mulher no mercado de trabalho e no ensino superior. Esse é o retrato que vamos registrar”, afirma o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, avaliando as transformações pelas quais o Brasil passou na última década.

Na segunda quinzena de agosto, entra no ar uma nova série de anúncios, intitulada “Bem-vindo”, com o objetivo de mostrar que, respondendo corretamente às perguntas, os entrevistados vão ajudar o Brasil a se planejar para os próximos dez anos, definindo políticas públicas em relação aos investimentos em construção de escolas, hospitais e estradas, geração de empregos e fornecimento de energia.

A criação é de Fábio Barbato e Sergio Fonseca, que também assina a direção de criação junto com Marco Versolato.
 

FICHA TÉCNICA
 

TÍTULO: A partir de agosto o Censo vai visitar…
PEÇA: Jornal / Revista
CLIENTE: IBGE
PRODUTO: Censo 2010
DIREÇÃO DE CRIAÇÃO: Marco Versolato e Sergio Fonseca
CRIAÇÃO: Fábio Barbato e Sergio Fonseca
FOTOGRAFIA: Donaire, Paulo Mancini e Image Plus
ART-BUYER:  Monica Beretta e Stephanie Wang
PRODUÇÃO GRÁFICA: Elaine Carvalho e Rodrigo Cassino
FOTOLITO: Ação
ATENDIMENTO: Sylvia Panico, Flavia Fusco e Fernanda Duca
MÍDIA: Gleidys Salvanha e Glaucia Montanha
PLANEJAMENTO: David Laloum e Fernando Diniz
APROVAÇÃO CLIENTE: David Wutai e Danielle Macedo
1ª VEICULAÇÃO: 01/08/2010

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