CLAUDIO RESTON NO ARTRUA

0

Convidado a participar do ArtRua Rio de Janeiro, Claudio Reston produziu quatro séries de gravuras em serigrafia, alguns desenhos tipográficos e também vai expôr originais de suas famosas “frases desenhadas”, com temas inspirados no cotidiano como “O prazo é apertado e a verba é curta”. Artista tipográfico, designer e sócio-diretor da Visorama Diversões Eletrônicas, ele adotou esse estilo onde letras se encontram de forma randômica, criando um universo de abstração da palavra e redesenhando os conceitos tradicionais da escrita e da tipografia. Tudo é sempre adequado ao ambiente ou situação propostos, o que abre diversas possibilidades de criação, sem perder a estética já reconhecida. 

É dele a exposição “Alfabetos Imaginários Vol.1”, exibida em uma antiga cela de réus do Centro Cultural da Justiça Federal do Rio de Janeiro com frases desenhadas inspiradas no local, como “Visitas íntimas só as quintas”. Ele tem sido convidado a criar painéis fixos em empresas como a agência de publicidade Ogilvy, no Rio de Janeiro, onde desenhou frases de um dos nomes mais criativos do mundo, o fundador da multinacional, David Ogilvy. Também assina parte da decoração e os copos “to go” do House Of Food, em São Paulo, com frases como: “Use, crie, transe. Visite nossa cozinha. Invada. Prove.”

“É um trabalho que tem o design em todo o processo, desde a concepção das frases que precisam se adequar aos espaços e contextos, até os testes de desenho e harmonização das letras e palavras para que, a partir de uma desconstrução, façam ainda mais sentido e facilitem a compreensão”, diz Claudio Reston. Tudo é feito manualmente por ele, que produz moldes e vai testando sua própria arte até a execução final. “São dias e dias dedicados as mesmas frases”, revela.

O trabalho poderá ser visitado de 10 a 13 de setembro em um dos espaços do Art Rua, no Porto Maravilha (Avenida Barão de Tefé, 75, Rio de Janeiro). A entrada é gratuita.

MAIS SOBRE O ARTISTA

Claudio Reston é carioca, tem 41 anos e estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É artista tipográfico, designer e sócio-diretor da Visorama Diversões Eletrônicas, onde dirigiu filmes e campanhas publicitárias para clientes como Coca-Cola, Nike, Rock in Rio (edições Rio, Madrid e Lisboa), TV Globo, Banco do Brasil, Light, Oi, Nickelodeon, MTV, entre outros. Foi responsável pela criação da identidade visual, vinhetas e comerciais do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro de 2007 a 2009.

Tem trabalhos em publicações e exposições internacionais: Brazil + Football + Design – National Football Museum, Manchester – Reino Unido, 2014; Descubra o Cinema Brasileiro – Broadway Cinematheque of MOMA, Pequim, 2011 e Xangai, 2010; Livro Type Spaces – Typography in Three Dimensional Spaces – Singapura, 2014; Livro Drawing for Graphic Design – EUA, 2012; Livro Interior Pop! – Singapura, 2011; Livro Atlas of Graphic Design, Espanha/EU, 2010; Revista Étapes no. 83 e Especial no. 100 – França, 2002 / 2003; e Revista Emigré 54, The Last Wave – EUA, 2000.

Foi premiado quatro vezes na Bienal de Design Gráfico da ADG em 2000 e 2013 e finalista em 2002. Foi vencedor do Grand Prix de mídia digital do Prêmio Colunistas em 2012; Ouro na categoria Ação em Rede Social, com a campanha “Cats Are Funnier” (Ogilvy / Ong Nove Vidas). Ganhou um troféu Leão em Health no maior festival de comunicação do mundo, o Cannes Lions, com “Animais Valiosos” que tem conquistados outros prêmios ao redor do mundo, como cinco estrelas no Ad Stars da Coréia do Sul.

É co-autor do documentário “Oscar Niemeyer – A Luta é Longa”, exibido no Festival Arte Leblon, com estreia internacional em outubro, e está co-dirigindo um documentário sobre o Canecão, com previsão de lançamento para 2016.

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Carlos Franco

Comentários desativados.

000-017   000-080   000-089   000-104   000-105   000-106   070-461   100-101   100-105  , 100-105  , 101   101-400   102-400   1V0-601   1Y0-201   1Z0-051   1Z0-060   1Z0-061   1Z0-144   1z0-434   1Z0-803   1Z0-804   1z0-808   200-101   200-120   200-125  , 200-125  , 200-310   200-355   210-060   210-065   210-260   220-801   220-802   220-901   220-902   2V0-620   2V0-621   2V0-621D   300-070   300-075   300-101   300-115   300-135   3002   300-206   300-208   300-209   300-320   350-001   350-018   350-029   350-030   350-050   350-060   350-080   352-001   400-051   400-101   400-201   500-260   640-692   640-911   640-916   642-732   642-999   700-501   70-177   70-178   70-243   70-246   70-270   70-346   70-347   70-410   70-411   70-412   70-413   70-417   70-461   70-462   70-463   70-480   70-483   70-486   70-487   70-488   70-532   70-533   70-534   70-980   74-678   810-403   9A0-385   9L0-012   9L0-066   ADM-201   AWS-SYSOPS   C_TFIN52_66   c2010-652   c2010-657   CAP   CAS-002   CCA-500   CISM   CISSP   CRISC   EX200   EX300   HP0-S42   ICBB   ICGB   ITILFND   JK0-022   JN0-102   JN0-360   LX0-103   LX0-104   M70-101   MB2-704   MB2-707   MB5-705   MB6-703   N10-006   NS0-157   NSE4   OG0-091   OG0-093   PEGACPBA71V1   PMP   PR000041   SSCP   SY0-401   VCP550   HP0-S42   70-483   101   000-080   1z0-434   CCA-500   CAP   1Z0-804   220-802   70-483   SY0-401   70-980   300-101   c2010-652   ICGB   1Z0-144   101   70-533   000-017   1Z0-060   640-916   9L0-012   MB2-704   9L0-066   2V0-621D   1Z0-144   1Y0-201   74-678   EX200   70-483   700-501   210-260   200-310   100-105  , JK0-022   350-080   300-070   CISSP   810-403   CAS-002   300-206   200-101   OG0-093   000-104   MB6-703   CISSP   1Z0-144   070-461   1Z0-060   SSCP