Em um movimento de evolução no mercado brasileiro, a Nextel vai à mídia para lançar sua primeira campanha de marketing em parceria com a Loducca, apresentando um novo conceito de abordagem aos seus públicos. Com a assinatura Bem-vindo ao Clube e o lançamento de um ícone, a operadora se posiciona como uma verdadeira promotora de redes sociais a partir da comunicação ao toque de um botão.
Nesta nova fase, a Nextel interage com seus clientes de uma forma mais ampla. Agora, o homem de negócios é tratado como uma pessoa completa, que vai além do ambiente de trabalho e conecta-se facilmente a outros grupos de interesse por meio dos serviços da operadora.
“Com uma base cada vez maior de clientes, conseguimos reunir os atributos de comunicação ágil e eficiente ao conceito de comunidades que se relacionam em clubes de interesse pessoal”, afirma Mario Carotti, vice-presidente de marketing da Nextel. “É uma quebra de paradigma, que nos aponta o momento certo de posicionar a marca como um bem de prestígio e desejo no mercado brasileiro”, explica o executivo.
A nova estratégia de marketing da Nextel evolui para um modelo de integração da comunicação com os públicos. A partir de agora, todos os pontos de contato da empresa terão a mesma linguagem e identidade visual, de forma a reforçar não somente seus produtos e serviços, mas, principalmente, a solidez e o valor da marca.
Bem-vindo ao Clube
O slogan Bem-Vindo ao Clube foi desenvolvido a partir do conceito de redes sociais, que são ao mesmo tempo interativas e exclusivas. A Nextel passa então a ser o clube de pessoas especiais, que exigem o melhor, e que integra diversos clubes de interesses profissionais e individuais.
Já o ícone da marca, um asterisco, representa a intersecção de todos os clubes que formam uma pessoa. É também o ponto de contato desses clubes em um único: o da Nextel. Para os usuários da Nextel, o asterisco ainda é o símbolo que diferencia o número de seu rádio de um celular comum.
“A Nextel sempre se comunicou com o lado “corporativo” do homem de negócios, lembra Celso Loducca, presidente da Loducca. “Chegou a hora de se comunicar com a pessoa por inteiro, com todos os seus interesses, clubes e afinidades” sejam eles profissionais ou pessoais”, destaca o publicitário.
Clube na Mídia
Com peças em mídia impressa e online, o destaque da campanha fica para os sete filmes dirigidos por Fernando Meirelles, em uma parceria exclusiva com a Loducca e a Nextel para seu breve retorno ao mercado publicitário. A participação de Meirelles
Para Meirelles, estar à frente desse trabalho foi mais do que uma oportunidade de relembrar os tempos que publicidade. “Fiz a campanha principalmente por que achei boa a idéia, nada óbvia, também porque foi o Celso Loducca que me convidou. Gostos destas campanhas que são muito simples, que se apóiam apenas num bom conceito e na simplicidade de realização. Nesta aqui há poucos elementos de produção: um ator num plano seqüência num tom levemente irritado, brincadeiras com a assinatura, com o som. E estou deixando alguns erros de filmagem na montagem meio “sem querer”. É um destes casos onde menos é mais.”, comenta o diretor.
Todas as peças se iniciam pela descrição corporativa de uma pessoa, que se desdobra para seu perfil pessoal. A idéia é mostrar que ninguém é completo sem todas as suas facetas e que a Nextel pode estar presente em todos os momentos.
Alex Atala participa da campanha em mídia impressa e TV. O texto em revista o apresenta como “chef, dono de restaurante, três filhos, punk rocker, pescador, DJ de vez em quando” E termina: “Essa é a minha vida, esse é o meu clube. Nextel. Bem-Vindo ao Clube”
Entre outras personalidades que fazem parte do Clube da Nextel e integram a campanha estão: Camila Morgado, Reinaldo Lourenço, Fernando Meirelles e outros profissionais bem-sucedidos em suas áreas de atuação, nem sempre famosos.
As peças da nova campanha, incluindo o making of dos filmes dirigidos por Fernando Meirelles, podem ser conferidas em www.bemvindoaoclube.com.br