Coca-Cola em campanha monstruosa

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A Coca-Cola lança no Brasil “Fábrica da Felicidade – o Filme”, vídeo de três minutos e meio que inaugura nova etapa da grandiosa e bem-sucedida campanha mundial Viva o Lado Coca-Cola da Vida, inspirando as pessoas a viver a vida com mais otimismo. Além do formato inovador do filme, fora do padrão convencional de 30 segundos utilizado na publicidade em TV, a campanha é integrada também por um diversificado conjunto de ações em internet, mídia externa, mídia indoor, cinema e o lançamento de uma garrafa especial.

 

Desenvolvida com a participação de profissionais de vários países, Viva o Lado Coca-Cola da Vida tem sido determinante para a excelente performance de Coca-Cola no Brasil, com elevados índices de participação de mercado e de identificação dos consumidores com a marca. Em sua primeira fase, lançada em 2006, a campanha contribuiu para que a linha Coca-Cola – composta pelas versões regular, light e zero – superasse, em 2007, a histórica marca de 24 bilhões de copos.

 

A nova etapa da campanha é ainda mais ousada que a anterior, com um arrojado plano de mídia. O lançamento do filme acontece na noite de 3 de março, com breaks em espaços nobres das programações de TVs aberta e fechada: Tela Quente, na Rede Globo, e um break simultâneo em dez canais Globosat: Multishow, GNT, Globonews, Universal, Canal Brasil e Telecines Premium, Action, Pipoca, Cult e Light. Os canais TNT e SporTV 1 e 2 também exibirão o filme na noite de estréia.

 

Produzido pela Wieden + Kennedy/Amsterdam e com participação de mais de 50 especialistas em animação 3D da agência Psyop, “Fábrica da Felicidade – O Filme” transmite a mensagem de otimismo a partir da superação dos personagens mágicos que habitam as vending machines de Coca-Cola para entregar o refrigerante às pessoas. A luz vermelha que se acende, indicando que não há mais Coca-Cola, dá início a uma saga fantástica em busca do refrigerante, em um mundo cheio de desafios e adversidades. Na versão brasileira, o VJ da MTV Cazé Peçanha participa na locução, emprestando sua voz ao Zelador que protagoniza o filme.

 

O enredo de filme de aventura também inspirou a divulgação da campanha, nos moldes dos grandes lançamentos da indústria cinematográfica. Até  3 de março, trailers em versão de 30 segundos alimentam a curiosidade das pessoas, anunciando a estréia do filme para breve. Nas ante-salas da rede de cinema Cinemark – que também exibirá o filme – cartazes anunciam “Fábrica da Felicidade” como uma das atrações prestes a estrear. Uma versão de 45 segundos do filme será exibida durante a fase de sustentação da campanha.

 

“A campanha mostra que a escolha por beber uma Coca-Cola vai além da preferência pelo seu sabor especial e inigualável. Significa também escolher viver o lado positivo da vida, se juntando à marca por concordar com a visão otimista que ela tem do mundo, um dos traços mais fortes de seu DNA. A mensagem de otimismo de Viva o Lado Coca-Cola da Vida é muito poderosa. Por isso nada mais adequado do que apostarmos em uma campanha grandiosa e marcante na história de Coca-Cola”, comenta Ricardo Fort, diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.

 

Internet

 

Além da TV, a campanha terá presença constante em outras mídias. A ênfase em internet é um dos destaques, o que confirma a tendência de maior conectividade da marca com o público por meio de mídias digitais, intensificada com o lançamento de Viva o Lado Coca-Cola da Vida. Antes da estréia do filme, as pessoas poderão assistir no site da marca (www.cocacola.com.br) versões do trailer com locuções diferentes, pré-gravadas. Também foram criados quatro jogos, dentro do conceito “trabalhe na Fábrica da Felicidade e seja o Funcionário do Mês”: as pessoas são convidadas a substituir quatro funcionários da “Fábrica da Felicidade” que saíram de férias. Os jogos contarão pontos para um ranking e o primeiro colocado tem a honra de ser declarado “Funcionário do Mês” e receber um prêmio especial: um cooler cheio de latas de Coca-Cola. Fora do site de Coca-Cola, a campanha terá banners em portais e sites estratégicos e um pacote temático de ícones do filme para o comunicador instantâneo MSN Messenger. Ainda no MSN, os usuários poderão utilizar uma ferramenta que cria um jogo personalizado.

 

 

 

 

 

Tecnologia no cinema

 

O uso de tecnologias interativas é destaque também nas ações de cinema de Viva o Lado Coca-Cola da Vida, por meio de parceria com a empresa portuguesa YDreams, referência em soluções tecnológicas no segmento de entretenimento. Entre elas está um game sensorial instalado nas ante-salas da rede Cinemark Porto Alegre. O mouse é substituído por movimentos no ar, captados por um sensor e reproduzidos em tótens que usam telas de LCD ou plasma. A interatividade de Viva o Lado Coca-Cola da Vida também vai acabar com a monotonia e garantir a diversão de quem aguarda o início do filme já dentro da sala na capital gaúcha: o público poderá interagir com as aventuras do filme em um jogo coletivo, em que os movimentos das mãos das pessoas ajudam a comandar os personagens. Já no Rio e em São Paulo, o público poderá brincar com um tapete interativo que projeta imagens de acordo com os movimentos do jogador. Os espectadores também terão a oportunidade de interagir com a campanha por meio de um copo especial, com holografias em 3D, e que faz parte dos combos de Coca-Cola com pipoca vendidos em toda a rede Cinemark.

 

Na rede Severiano Ribeiro, o público ganhará, em um combo de     Coca-Cola e pipoca, um minicd com o conteúdo da campanha.

 

Mídias externa e indoor

 

As peças de mídia externa exploram todo o potencial iconográfico dos personagens do filme, em formatos diferenciados de outdoors e abrigos de espera em pontos de ônibus. Nas versões para mídia indoor, os personagens surpreendem o público com ativações nos mais inesperados lugares, como cancelas de estacionamento de shoppings e lan houses.

 

Embalagem Especial, frota de caminhões e lojas de conveniência

 

A nova edição de Viva o Lado Coca-Cola da Vida também estará presente em uma das versões da consagrada garrafa contour de Coca-Cola. A embalagem full body sleeve, de 600 ml, terá a identidade visual da campanha. O clima de magia também contagiou a operação de entrega de Coca-Cola no mundo real. Em algumas das principais cidades brasileiras os caminhões de Coca-Cola serão transformados em “fábricas da felicidade”, com adesivagem especial.

 

A magia de “Fábrica da Felicidade” estará presente ainda em lojas de conveniência das redes de combustíveis BR, Shell, Esso e Texaco, com promoções especiais que distribuirão porta-CDs, porta-Mp3 players, estojos e ímãs.

 

“Viva o Lado Coca-Cola da Vida conta com um plano de mídia que cobre os diferentes pontos de contato com o consumidor, de forma adequada e lúdica, nas mais diversificadas ocasiões. Essa capacidade de surpreender para comunicar o otimismo e a magia de Coca-Cola é o que torna a campanha tão relevante para as pessoas“, destaca Fort.

 

Ficha Técnica Fábrica da Felicidade (adaptação Brasil)

 

Título: Fábrica da Felicidade

Produto: Coca-Cola

Cliente: Coca-Cola

Diretor de Criação: Adriana Cury, Luiz Nogueira, Zil Ribas

Redator: Marco Ferreira

Diretor de Arte: Paulo Salgueiro “Popó”

Atendimento: Gabriella Guerra, Tatiana Guigues, João Barbosa

Aprovação pelo cliente: Luciana Feres, Tina Adnet

Planejamento: Kiko Tortorelli, Karina Prati

RTV: Carlos Paz, Ricardo Gaida

Produtora: É Produções Cinematográfica

Direção: Maurício Salles

Pós-produção: Casablanca

Produtora de Som: Mr Vox

 

 

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