CULTURA BRASILEIRA

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Colorida, plástica e vibrante, a campanha internacional “Recortes Brasileiros”, criada pela AlmapBBDO para as Havaianas, será veiculada nos mais de 60 países onde  a marca está presente, inclusive o Brasil. São 3 anúncios em páginas duplas de onde “saltam” ícones reconhecidos da cultura brasileira, misturados a outras imagens do país não tão famosas, porém interessantes e, entre eles, se destacam as multicoloridas sandálias Havaianas, nos modelos Top e Brasil. Publicadas nas principais revistas de cada país a partir de abril, a campanha espalhará pelo mundo um pot-pourri da cultura brasileira, com suas cores e alegria. “Recortes Brasileiros” só não será veiculada nos Estados Unidos, para onde foi produzida uma campanha especial das Havaianas Slim e outra para a Top.

Um dos objetivos da campanha é reforçar a marca Havaianas nestes países, levando ao público jovem seus valores – simplicidade, alegria e irreverência – e o estilo de vida descontraído e bem-humorado dos brasileiros. “Utilizamos símbolos brasileiros sem recorrer apenas aos estereótipos. Os clichês são verdadeiros, mas nem sempre são autênticos. Por isso, preferimos trabalhar com símbolos realmente autênticos, assim como as Havaianas. Pesquisamos elementos universalmente brasileiros e outros que não são tão conhecidos para criar um mosaico composto pelo óbvio e pelo cult”, explica Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da AlmapBBDO, agência responsável pela comunicação mundial das Havaianas.
 
A campanha é de Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher e Marcos Kotlhar, com títulos de André Kassu. A direção de criação é de Serpa. No Brasil, os anúncios terão títulos diferentes daqueles que serão veiculados nos anúncios exportados e as peças já estarão em revistas mensais e semanais de abril.
 
Os anúncios são como pop-ups que impactam o leitor assim que as páginas são abertas. Neles, o centro das páginas é o ponto de partida para as representações gráficas, dando a impressão de saltarem da revista. A produção da campanha escapou do processo normal e não utilizou computação gráfica.  As imagens foram produzidas, recortadas e montadas manualmente para, ao final, serem fotografadas. O resultado são estes 3 anúncios nos quais um olhar atento encontrará detalhes valiosos da cultura brasileira, alguns deles raros em campanhas impressas.

O primeiro anúncio veiculado nas revistas mensais de abril, no Brasil, homenageia a cantora e atriz luso-brasileira Carmen Miranda, cujo centenário está sendo comemorado em 2009. Nele, a foto de Carmen e várias imagens que têm forte ligação com o Brasil ganham destaque ao lado das Havaianas. São aves, frutas, Cristo Redentor, fogos Caramuru, e uma baiana, alem de várias outras. A homenagem é justa: entre 1930 e 1960, Carmen Miranda fez sucesso no Brasil e nos Estados Unidos, cantando e representando no rádio, no teatro, no cinema e na televisão. Suas roupas coloridas e os enfeitados turbantes com flores, objetos e frutos brasileiros que usava levaram Carmen Miranda a ser considerada, por muitos, uma precursora do Tropicalismo.
 
 
Mas a cultura brasileira é vasta e o futebol é parte fundamental dela. Por isso, o esporte não poderia faltar numa campanha que leva um pouco do Brasil ao mundo. No anúncio que tem esta paixão nacional como tema, as principais cores são as da bandeira nacional. Entre as fotos das sandálias, estão o estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, jogadores, os desenhos dos calçadões das praias cariocas, o Pão de Açúcar, os Arcos da Lapa e a flora do Rio.
 
A literatura popular, o artesanato e a religiosidade brasileiras completam a campanha. Eles estão presentes no anúncio na forma dos “cordéis”, peças de artesanato nordestino e pela fitinha do Senhor do Bonfim. Os cordéis, livretos impressos em papel rústico com ilustrações feitas em xilogravura, geralmente retratam a vida e o folclore do nordeste brasileiro. Misturados às fitinhas do santo mais amado da Bahia, eles compõem um mosaico de cores e energia com as Havaianas. Curiosidade: as fitas do Senhor do Bonfim, que se transformaram em amuletos da sorte, foram criadas em 1809, e chamavam-se “medida do Bonfim”, por ter 47 centímetros de comprimento, tamanho exato do braço direito da imagem de Jesus Cristo Senhor do Bonfim, que ficava no altar-mor da igreja mais famosa da Bahia. Hoje, as fitas estão nos pulsos e tornozelos de brasileiros e estrangeiros em busca da sorte que ela dá.  Assim como as Havaianas estão nos pés de quem exige conforto, liberdade e beleza para os pés, em todo o mundo.
 
O hotsite
www.recortesbrasileiros.com.brcompleta a campanha, com detalhes, curiosidades e imagens da vasta cultura brasileira. Ele estará no ar em maio.
 
 
Ficha Técnica

Anunciante: São Paulo Alpargatas
Título: “Heresia ou não, temos cá para nós que no sétimo dia Ele descansou por aqui.”, “Samba no pé é um dom. Futebol no pé é um dom. Ainda bem que Havaianas você pode comprar.”, “O folclore brasileiro combina com Havaianas. O Curupira usa para trás, a mula-sem-cabeça usa 2 pares e o saci economiza dividindo com o irmão.”, “Happiness is in the small, colorful, fashionable and cool things of life.”, “ ‘The sky is blue!’ said one foot to the other after trying on Havaianas.”, “ Take your feet to Brazil on vacation”
Produto: Havaianas Top Brasil e Top
Diretor de Criação: Marcello Serpa
Diretor de Arte: Marcello Serpa, Marcus Sulzbacher, Marcos Kotlhar
Redator: André Kassu
Fotógrafo: Daishi Pais
Mock up: Marchesin
Produtor Gráfico: José Roberto Bezerra
Atendimento: André Furlanetto, Cristina Chacon, Marina Fernandes, Karine Vilas Boas
Planejamento: Cintia Gonçalves, Sabrina Guzzon, Amanda Thomaz
Mídia: Carla Durighetto, Camila Bertoli, Patrícia Oliveira
Aprovação: Carla Schmitzberger, Rui Porto, Christina Assumpção, Tânia Grimaldi

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