A categoria de classificados de Carros, Motos e Outros do MercadoLivre.com (http://veiculos.mercadolivre.com.br/) conta hoje com mais de 518.000 visitantes únicos/mês, o que representa 30% do tráfego do site. Sendo que 56% dos 25.700 anúncios são realizados por pessoas físicas e 44% por lojistas/concessionárias de todo o país, e para atrair ainda mais usuários para essa seção, o MercadoLivre.com desenvolveu uma nova identidade visual para os classificados de carros, motos e outros, visando se tornar referência quando o assunto é comprar ou vender um veículo. A mudança se preocupou também com a estética do site e com a associação com a marca MercadoLivre.com.
Junto com a nova identidade visual do site, o MercadoLivre.com lança a campanha “Acelera”. Concebida pela agência WF Propaganda para dois dos principais targets da seção de classificados de veículos do MercadoLivre.com: a pessoa física que quer comprar ou vender o seu carro e os lojistas e concessionários que pretendem gerar mais tráfego qualificado e dar mais liquidez aos seus veículos via internet, a campanha marca a volta do site aos espaços publicitários dos veículos impressos de todo o país. “Depois de oito anos, voltamos a veicular em mídia impressa dedicando nossos esforços nesse tipo de meio para a categoria de classificados de Veículos”, conta Helisson Lemos, Diretor de Marketing do MercadoLivre.com.
A campanha “Acelera” ficará no ar de agosto a novembro em revistas e jornais especializados e de informação geral. “A idéia é atingirmos os nossos dois públicos-alvo nesta categoria: homens e mulheres acima de 25 anos, em todo o Brasil, cujos objetivos sejam tanto a compra como a venda de veículos. Além disso, queremos também atingir os lojistas e concessionárias de carros para que vendam seus carros pelos vários pacotes de anúncios disponíveis naquela que é uma das áreas mais acessadas do MercadoLivre.com”, complementa.
Assim como a marca MercadoLivre.com que já consolidou a sua presença e reconhecimento há cerca de nove anos, o logo da categoria de classificados de veículos apresenta uma variação dessa logomarca, incluindo-se um automóvel, uma vez que o carro é um dos artigos mais publicados e buscados pelos usuários da plataforma.
Além do carro e das cores, a preocupação foi acrescentar a palavra “CLASSIFICADOS”, que descreve o modelo de negócios no site para a compra e venda de veículos. Nas categorias de Classificados do MercadoLivre.com, o vendedor tem a opção de incluir o seu telefone e e-mail (e até site, se tiver) para assim manter o contato direto com os interessados em seus anúncios.
As cores usadas eram foram o azul marinho (cor própria do MercadoLivre.com) e a variação “celeste”, mais clara, como cor secundária, sempre buscando o alinhamento com um público-alvo específico e com um setor particular que é o de usuários que buscam pelos classificados de veículos do MercadoLivre.com.
A mudança na identidade visual do site vai além: a categoria de classificados também ganhou inovações tecnológicas e um banho de usabilidade. Recentemente, a categoria de classificados de automóveis ganhou a inclusão de notícias, vídeos, opiniões e catálogo, pesquisas de preço, guias e fichas técnicas, e ainda espaço para a venda de publicidade, tudo em um único ambiente, proporcionando uma melhor tomada de decisão na hora de comprar um carro.
O logotipo foi criado pela equipe de design da empresa e está no ar desde o mês de junho.
“Um dos principais fatores que foram levados em consideração ao concebermos o logotipo foi o perfil do usuário que acessa a categoria de classificados de veículos, o que demandou uma comunicação e características específicas”, conta Helisson Lemos, diretor de Marketing do MercadoLivre.com. “Todas as inovações, tanto na criação do logo quanto nas mudanças conceituais nesta seção, se preocuparam em tornar os classificados de veículos um local que concentra toda a informação, as ferramentas e as funcionalidades necessárias para a compra e a venda de veículos, agora sustentados por uma forte imagem da categoria”, concluiu o executivo.