O Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), promoveu ontem, dia 31, em Lisboa (Portugal), a entrega simbólica de viagens ao País para os cinco ganhadores da promoção Brasil, eu vou, realizada durante o Rock in Rio Lisboa, que aconteceu nos dias 30 e 31 de maio e 1, 5 e 6 de junho.
Para concorrer, os participantes tinham de tirar fotografias em um dos 12 cenários de destinos turísticos brasileiros no estande da Embratur que ocupou 80m² da Cidade do Rock , publicadas no http://rockinrio.braziltour.com. As cinco pessoas mais votadas (veja nomes abaixo) agora vão conhecer, com direito a um acompanhante cada, os destinos mineiros de Belo Horizonte, Ouro Preto, Mariana e Congonhas. O roteiro de sete dias tem início em 25 de outubro.
Durante todo o festival de rock, promotores uniformizados circularam pela Cidade do Rock distribuindo fitinhas, no estilo da do Senhor do Bonfim, com os dizeres Brasil, eu vou. Todos eram convidados a visitar o estande verde e amarelo e participar da promoção. Mais de nove mil pessoas conferiram de perto a estrutura criada pela Embratur. Foram mais de duas mil fotos tiradas com paisagens brasileiras, contabilizou o diretor de Marketing do Instituto, Walter Vasconcelos.
No espírito eco-friendly, a Embratur ainda distribuiu 20 mil chaveiros Pet Tree – miniatura de árvore, já que o slogan da promoção era: Ganhe uma viagem, plante uma árvore e conheça o Brasil. A ação contou com o apoio da TAP e da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais.
Agradeço a todos que acreditaram e votaram em mim, foram mais de 77 mil votos. Estou transbordando de alegria, só tenho em minha mente a frase: Brasil, cá vou eu, comemora Carla Maria Teixeira, primeira colocada da promoção.
Segundo a executiva do Escritório Brasileiro de Turismo em Portugal, Neila Araújo, a presença do Brasil na 3ª edição do Rock in Rio Lisboa foi uma grande oportunidade de consolidar o trabalho desenvolvido com o público português ao longo do ano e uma ferramenta de apoio aos operadores turísticos, contribuindo para o aumento da comercialização das viagens ao Brasil.
O Rock in Rio Lisboa é um evento que tem ligação com o Brasil e, por isso, representa ótima oportunidade para divulgação dos destinos turísticos brasileiros e para consolidação da Marca Brasil, por sua grandiosidade, visibilidade internacional e capacidade de geração de mídia espontânea.
Para o gerente de Marketing da Embratur, Romualdo Lopes, a ação incentivou o acesso ao Portal Brasileiro de Turismo (www.braziltour.com). Foram mais de 20 mil visitas ao site, cerca de 400 mil votos, com uma permanência média de cinco minutos, em cada acesso, diz.
A mesma promoção ocorreu no Rock in Rio Madri, batizada de Brasil, yo voy.