Diariamente, de 50 a 60 pessoas desaparecem no Estado de São Paulo, o que representa de 1,5 mil a 1,8 mil pessoas por mês, segundo estatísticas da Delegacia de Pessoas Desaparecidas, ligada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Para ajudar a reverter esse quadro, o Ministério Público de São Paulo oficializa sua adesão ao Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID) – um cadastro idealizado pelo MP do Rio de Janeiro que deve se tornar um banco de dados nacional em 2014 – e lançou campanha publicitária nesta quarta-feira (6). Veja o vídeo aqui
O Ministério Público do Estado de São Paulo quer reforçar a seriedade com que trata desse tema adotando um programa que possa reunir o maior número possível de notícias de desaparecimentos, de forma a, além de aclarar a realidade dos números, perceber eventuais pontos em comum (como motivos, locais e características das vítimas) e utilizá-los para efetivo combate do problema, nas suas mais variadas áreas de atuação.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade do problema e incentivá-la a se engajar no combate ao desaparecimento de pessoas, a campanha criada pela VML, agência do Grupo Newcomm, promoverá o endereço virtual www.mpsp.mp.br. O MP-SP fará a gestão do site, incluindo a atualização do cadastro no Estado, e ainda será um órgão articulador entre as diversas instituições voltadas ao enfrentamento do problema e a sociedade civil.
A plataforma de comunicação contará com duas fases: numa primeira etapa contemplará um filme para TV (versões de 30” e 60”) e estratégia de ativação em redes sociais. Todas as peças serão veiculadas em emissoras, revistas, jornais e portais que também apoiam a causa. Com direção de cena de Paula Munarski Jobim, da produtora Zeppelin, o filme mostra a angústia de uma mãe que perde a sua filha em um parque de diversões, sob a locução “O que ela está sentindo agora algumas mães sentem pelo resto da vida”. Ao final, o órgão reforça seu compromisso com a população: “Faça valer sua cidadania. Conte com o Ministério Público de São Paulo”.
“Neste primeiro momento de divulgação do PLID, vamos envolver as pessoas na causa. Para isso, buscamos reproduzir no espectador a sensação de aflição e urgência que alguém sente ao perder uma criança e estimulá-lo a acionar o MP-SP quando se deparar com situações suspeitas”, explica Fernando Taralli, presidente da VML.
O esforço publicitário também terá como missão evidenciar o papel do MP na sociedade e esclarecer quais são as suas funções. O MP é uma instituição pública autônoma, a quem a Constituição Federal atribuiu a incumbência de defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis: “É essencial que qualquer pessoa saiba que o Ministério Público defende os interesses da sociedade, não só na conhecida esfera criminal, e está de portas abertas para receber o cidadão, especialmente nos momentos de maior adversidade, como na ausência de um ente querido, para detectar a ocorrência e dialogar com as áreas de atuação pertinentes”, afirma Eliana Vendramini.
“Ademais, queremos aprofundar a nossa comunicação com o público para que as pessoas entendam quais são as frentes em que atuamos e saibam quando recorrer à instituição. Ao informar sobre o papel do MP-SP, conseguimos, com mais eficiência, também alertá-las e acioná-las para que exerçam seu papel na sociedade”, conclui.
A criação é de Alexandre Amaral e Marcel Ares, sob direção de criação de Silmo Bonomi e Vitor Knijnik. A direção de cena é de Paula Munarski Jobim, da produtora Zeppelin. Todos os parceiros e profissionais envolvidos com a produção atuaram em caráter pro bono.
FICHA TÉCNICA
Cliente: Ministério Público de São Paulo
Produto: Institucional
Título: MP-SP Desaparecidos
VP de Criação: Vitor Knijnik
Direção de Criação: Silmo Bonomi
Criação: Alexandre Amaral e Marcel Ares
Atendimento: Fabio Imparato e Juliana Resende
Aprovação Cliente: Alexandre Rocha e Wilson Tafner
Planejamento: Bernardo Kirschner
Mídia: Elenice Galera, Gustavo Furtado, Juliana Orosco e Sara Muller
RTV: Ana Carolina Duarte e Tina Araújo
Produtora Filme: Zeppelin Filmes
Atendimento: Thiago Balma e Tamara Santos
Direção: Paula Munarski Jobim
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Produtor Executivo: Everson Egas Colossi Nunes (Gringo)
Montagem: Rafael Boelter
Pós-produção/Finalização: Zeppelin Filmes
Finalizador: Edmundo Machado e Alexandre Calliari
Produtora de Som: Jukebox
Produtor de Som: Luiz Macedo
Locutor: Marcelo de Souza