DOAÇÃO DE SANGUE E GASTRONOMIA

0

São Paulo recebe até o dia 26 de novembro mais uma edição da Donation Week, evento que celebra o Dia do Doador de Sangue (25/11). Durante toda a semana, os tradicionais lanchinhos oferecidos após a doação de sangue em postos da Fundação Pró-Sangue virão com receitas exclusivas assinadas por grandes nomes da gastronomia.

Serão ao todo 3 mil lanches fornecidos voluntariamente pelos chefs William Ribeiro (Bossa), Leo Botto (sócio do grupo Chez e responsável pelo cardápio do Bar de Cima e Bar Secreto); Roberta Julião (Da Feira ao Baile); Danielle Dahoui (Ruella e apresentadora do Hell´s Kitchen), Benny Novak: (Ici Bistrô e Ici Brasserie) e Júlio Raw (Z Deli).

Os postos que receberão um total de 3 mil lanches especiais – os quais serão distribuídos até o término do estoque – são: Clínicas, Osasco, Pedreira, Mandaqui, Dante e Barueri (ver tabela com datas abaixo).

Entre as receitas estão o sanduíche de ragu de pato ao vinho e alecrim com geleia de pimenta da Danielle Dahoui e o de pão de abacate com recheio de creme de ricota, berinjelas e cenouras grelhadas e marinadas com pó de cebolinha e rama da cenoura do Leo Botto. Já William preparou um sanduíche de pão de leite com patê de atum confitado, cebola roxa e maionese de abacate. E Roberta apostou na carne louca (lagarto desfiado) com coalhada seca, tapenade de azeitonas e pesto de hortelã.

Atualmente, são coletadas no Brasil cerca de 3,7 milhões de bolsas/ano, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores de sangue no país. O número ainda é pequeno quando comparado aos padrões dos EUA e da Europa, cujos índices encontram-se na faixa de 5% a 7%. Durante a última Donation Week de 2015, o número de doadores aumentou em mais de 20% em relação a uma semana normal.

A Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sendo responsável pelo abastecimento de mais de 100 instituições de saúde da rede pública da Região Metropolitana de São Paulo. Criada em 1984, atende anualmente mais de 160 mil candidatos. Até hoje já foram coletadas cerca de 5 milhões de bolsas de sangue, que resultaram na distribuição de aproximadamente 12 milhões de hemocomponentes. A Donation Week foi idealizada pela Publicis Brasil, agência-parceira da instituição há 16 anos.

“Donation Week” reúne chefs famosos em sua terceira edição

“Donation Week” reúne chefs famosos em sua terceira edição

“Donation Week” reúne chefs famosos em sua terceira edição

 

Compartilhar.

Sobre o autor

Comentários desativados.